Gírias Paulistas


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Quando pensamos em paulistas logo lembramos de “meu” ou “mano”, não é mesmo? Mas no dia-a-dia dos paulistas existem diversas outras gírias super conhecidas.

Veja então nossa lista com 45 das expressões mais usadas em São Paulo e como usá-las.

1. Bagunçado

Falar que alguém está “bagunçado” é o mesmo que dizer que ele está bêbado.

Ih, aquele seu amigo ali ta bagunçado já.

2. Balada

Balada pode ser usado para falar de qualquer tipo de festa, ou mesmo para qualquer lugar. Até ir para a casa de amigos pode ser considerado balada.

Partiu balada lá na pracinha hoje.

3. Bang

Essa palavra pode ser usada para descrever praticamente qualquer situação. Funciona do mesmo jeito que "coisa".

Vamo comer um bang?

Vou comprar um bang ali na rua.

Que bang é esse na sua cara?

4. Bater uma xêpa

Significa o mesmo que comer.

Já to indo, só vou bater uma xêpa ali rapidinho.

5. Bater uma laras

Também significa comer alguma coisa. Também pode ser dito “bater uma larica”.

To louco pra bater uma laras.

6. BO

Significa o mesmo que “problema”. A expressão vem da sigla policial para Boletim de Ocorrência.

Ih, deu mó BO lá em casa hoje.

7. Bugado

Diz que alguém está bugado quando ela está perdido, não entendeu nada, está viajando.

Marcos ta todo bugado hoje, não entende nada do que eu falo.

8. Camelar

É o mesmo que andar a pé.

Vou camelando pro trabalho hoje.

9. Cerva, gelada, breja

Essas três gírias são usadas para falar de cerveja.

Bora tomar uma breja hoje?

10. Colar

Significa o mesmo que ir em determinado lugar.

Vai colar lá na festa do Pedro amanhã?

11. Cota

Cota é o mesmo que tempo.

Você demorou mó cota pra chegar ein?

12. Dar o corre

Significa o mesmo que resolver algo. Também pode se dizer “fazer o corre”.

Vou dar um corre lá no banco hoje.

13. De lei

“De lei” é usado para falar de algo que sempre é feito em determinado lugar ou situação.

Cervejinha sexta a noite é de lei.

14. Desenrolar uma fita

Também significa o mesmo que resolver alguma coisa.

Preciso ir na casa da minha mãe desenrolar uma fita hoje.

15. Dois palitos

Significa algo rápido, que vai ser resolvido rapidamente.

Relaxa que eu faço aquele trabalho lá em dois palitos.

16. Embaçado

Dizer que uma situação ou lugar está “embaçada” é o mesmo que falar que ela é perigosa, difícil.

Aquela rua é meio embaçada, melhor não passar ali.

17. Faz uma cara

É o mesmo que dizer que “faz muito tempo”. Paulistas também podem dizer “faz uma cota”, “faz miliano” ou “miliduque”.

Faz uma cara que não te vejo.

18. Fechou

É o mesmo que dizer "combinado".

- Bora sair hoje a noite?

- Fechou.

19. Foi mal

“Foi mal” é o que os paulistas dizem quando querem pedir desculpas por algo.

Foi mal por não ter aparecido ontem.

20. Goma

É o mesmo que casa, que lar.

Cola lá na minha goma mais tarde.

21. Mano do céu

É o modo paulista de falar “meu Deus do céu”.

Mano do céu, não acredito no que eu vi.

22. Mano

Mano é um modo de chamar alguém. Seria o mesmo que “cara” ou “brother”, e pode ser usado para falar tanto com homens quanto mulheres.

Como você ta, mano?

23. Meter o louco

É o mesmo que beber demais, ficar doido.

To querendo meter o louco hoje

24. Miado

Diz que um lugar está miado quando está desanimado, com pouca gente. Também pode se dizer que determinado evento ou lugar vai miar.

Aquele show de ontem foi super miado.

25. Migué

É o mesmo que mentira, conversa mole.

Nem vem com migué pra cima de mim que eu sei o que você fez.

26. Moiô

Dizer que algo moiô é o mesmo que falar que algo deu errado.

Moiô aquela saída de amanhã, vou ter que estudar.

27. Moscando

Falar que alguém está “moscando” é o mesmo que dizer que ele está por fora, vacilando.

Se ficar moscando assim vai acabar perdendo dinheiro.

28. Na faixa

Na faixa é o mesmo que de graça, 0800.

A festa de amanhã é na faixa.

29. Padoca

Padoca significa o mesmo que padaria.

Vou passar na padoca, quer alguma coisa?

30. Parça

É o mesmo que amigo, parceiro.

E ai meu parça, como você tá?

31. Partiu

Partiu é usado quando você vai fazer alguma coisa. Significa o mesmo que dizer “vamos lá” ou “combinado”.

- Partiu viajar esse final de semana?

- Partiu!

32. Passar batido

É o mesmo que passar despercebido, ou se livrar de alguma situação.

Passei batido lá em casa hoje, nem falei com ninguém.

33. Pisante

Para paulistas, pisante é o mesmo que sapato.

Ta de pisante novo, é?

34. Pistola

Estar pistola significa ficar nervoso com algo ou alguém.

To pistola com meu namorado.

35. Dar PT

Essa é uma sigla para Perda Total. É usado para quando alguém bebe tanto que passa mal, não lembra das coisas.

Viu que a Mariana deu PT ontem?

36. Quebrada

Quebrada é o mesmo que lugar, bairro.

Tu pode colar ali na minha quebrada mais tarde?

37. Queijão

Queijão é o modo como os paulistas chamam aqueles caras que só vão pra festa atrás de mulher.

Sério que você ta afim dele? O cara é mó queijão.

38. Role

Role é mesmo mesmo que festa, que sair. Mas a gíria também pode ser usada para falar de alguma situação que dê muito trabalho, que é complicada.

Detalhe que os paulistas falam “rolê”, e não “rolé”.

Bora dar um role hoje a tarde?

Mó role aquela sua relação com a menina ein?

39. Rolezinho

Rolezinho é uma saída mais de leve, tipo juntar com os amigos para ir comer, ou passear no shopping.

Vai ter rolezinho no shopping esse fim de semana.

40. Ta me tirando?

É o mesmo que dizer “tá de sacanagem?”. Quando você não gosta do comportamento de alguém e vai tirar satisfação.

Vai falar assim comigo é? Ta me tirando?

41. Tá osso

Dizer que algo está osso é o mesmo que falar que está difícil.

Aquela prova de ontem tava osso.

42. Ter moral

Ter moral é o mesmo que dizer que tem coragem.

Tem moral de chegar naquelas minas comigo?

43. Tio

A gíria “tio” é usada para chamar uma pessoa, do mesmo jeito que “mano” ou “brother”.

E aí tio, vai trabalhar hoje?

44. Trombar

Trombar é o mesmo que encontrar com alguém.

Trombei com o Carlos ontem na rua, ele tá muito diferente.

45. Dar um pião

Significa o mesmo que dar uma volta, que sair pra dar um role.

Vamo dar um pião amanhã?

Veja também:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).