Gírias atuais mais usadas na internet


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista
Atualizado em

Não há dúvidas que a internet é o atual berço dos memes e gírias que estão na boca da galera. E a cada dia fica mais difícil acompanhar as novidades, que se multiplicam na rede a uma velocidade incrível.

Para te ajudar a atualizar o "dicionário" e ficar por dentro das novas expressões que rolam por aí. Confira a nossa lista com as 61 gírias mais usadas no mundo online (e fora dele também).

1. Ranço

Ranço

Ranço é uma gíria usada para descrever o sentimento de desprezo ou raiva que uma pessoa pode desenvolver por algo ou alguém.

Quando alguém diz que "pegou ranço" significa que está entediada ou cansada de alguma situação, coisa ou de alguém. E que tudo que ela fizer irá te irritar.

Saiba mais sobre Ranço.

2. Biscoiteiro/Dar biscoito

biscoiteiro

Biscoiteiro ou biscoiteira é aquela pessoa que faz de tudo para chamar a atenção na internet, postando fotos ou textões só para receber elogios.

Outro termo relacionado é “dar biscoito”, que significa elogiar alguém. Porém, essa expressão é utilizada em forma de deboche, para responder quem está fazendo algo claramente na intenção de receber elogios.

Leia mais sobre Biscoteiro.

3. 10/10

10/10 é uma gíria usada para dizer que uma pessoa é muito bonita, principalmente garotas. Essa gíria é usada principalmente entre os gamers, e os números querem dizer que a pessoa é nota 10 de 10, ou seja, ela tem a maior nota possível.

Por outro lado, para dizer que uma pessoa não é tão bonita assim, você pode dizer que ela é 1/10, ou 3/10.

Por exemplo:

Nossa, aquela sua amiga é 10/10.

Saiba mais sobre o significado da gíria 10/10.

4. Tá na Disney

Dizer que alguém “tá na Disney” é o mesmo que falar que ele está no mundo da lua, viajando, ou que está sendo enganado.

O Luís tá na Disney achando que vou namorar com ele.

5. LOL

LOL é uma sigla para a expressão em inglês Laughing Out Loud que, em livre tradução, significa "rindo alto". É uma forma prática de dizer que está morrendo de rir de uma situação.

- Soube que eu caí de bumbum no chão na rua?

- LOL!

Dependendo do contexto, LoL também pode se referir ao jogo de estratégia online League of Legends.

6. Maria Mucilon

Forma de chamar mulheres que gostam de rapazes ou meninas mais novos. É o que, antigamente, era conhecido como “papa-anjo”.

Mucilon é o nome de uma marca de cereal infantil. A gíria exagera e dá a entender que as pessoas pelas quais uma Maria Mucilon se interessa são tão novas que ainda comem o alimento.

Gente, quantos anos tinha o menino que a Bia ficou ontem? Muito Maria Mucilon!

7. Partiu!

partiu sexta-feira

Essa gíria é usada como sinônimo de "vamos lá" para transmitir a ideia de animação sobre algo que deve ser feito imediatamente.

Exemplo:

- João, vamos jogar bola?
- Partiu!

A gíria também costuma aparecer nas redes sociais, principalmente, como forma de hashtag. Costuma estar acompanhada do nome do lugar para onde a pessoa deseja ir ou vai.

8. Deus me livre, mas quem me dera

É utilizado quando se deseja algo errado ou que não deveria.

- Maria, soube que o seu ex terminou o namoro. Será que você voltam?

- Deus me livre, mas quem me dera!

Uma variação do Deus me livre usada nessa frase é o “deus me free”, que substitui o “livre” pela sua tradução em inglês “free”.

9. Stalkear

stalker

Stalkear é uma gíria usada para dizer que você está "espionando" ou "perseguindo" as atividades de uma pessoa nas redes sociais. Ou seja, que vigia tudo que alguém faz na internet, como olhar todas as fotos no Instagram ou checar as curtidas.

O termo vem da palavra em inglês stalker, que significa perseguidor, alguém que acompanha a rotina de outra pessoa de forma obsessiva.

10. Deu ruim/Dar ruim

Usada quando alguma coisa sai do planejado, ou seja, que deu errado ou não funcionou.

Exemplo:

Deu ruim! A festa foi cancelada.

Fui na entrevista, mas deu ruim. A vaga já havia sido preenchida.

11. Crush

poxa crush

O crush nada mais é do que uma pessoa que desperta atração em outra, um tipo de "paixão platônica". Essa é uma gíria muito popular não apenas na internet, mas também na "vida real", principalmente no Brasil.

Apesar de ser mais comum seu usopara se referir a interesses românticos, também existe o chamado "crush de amizade". Nesse caso, não há atração física ou amorosa, mas o desejo de se tornar amigo da pessoa.

Saiba mais sobre Crush.

12. MDS

mds

MDS é a abreviação de "Meu Deus".Pode ser usada para expressar alegria, surpresa, espanto, reprovação ou desejo. MDS seria a versão em português equivalente ao OMG, sigla para Oh my God, que significa "Oh, Meu Deus", em inglês.

Por exemplo:

MDS, o que está acontecendo com aquela pessoa?

13. Auge

"O auge" é uma expressão que vem sendo muito usada no Twitter e pode ser vista de duas formas. Primeiro, como deboche, para falar de algum fracasso ou zoar a atitude de alguém.

Por exemplo, se alguém posta algum argumento errado e sem embasamento, é possível usar a gíria para falar que aquilo seria "o auge” do ridículo da pessoa. Porém,também pode ser usado de forma positiva. Por exemplo: "Você está linda hoje hein? O auge".

14. Basculho

A palavra se popularizou na internet durante o BBB21. Em uma discussão com a funkeira Pocah, o economista Gil do Vigor soltou a frase:

Eu não vim do lixo para perder para basculho.

Mesmo no meio de um momento acalorado, a moça parou para perguntar: “O que é basculho?”. Foi o suficiente para a gíria dominar as redes sociais e se tornar um dos termos mais buscados da internet.

Apesar de desconhecido pela participante carioca, a gíria é bastante popular em algumas regiões do nordeste brasileiro. Significa algo como resto, sobra, algo que se vai jogar fora.

15. Dar PT

dar pt

Dar PT é o mesmo que "dar perda total". A gíria usada quando alguém bebe muito até passar mal ou ficar inconsciente de suas ações.

Exemplo:

João bebeu tanto que deu PT no ônibus.

16. Shippar

Shippar

Uma das gírias mais usadas em toda a internet, shippar é o mesmo que desejar a união de duas ou mais pessoas.

Originalmente, o termo era utilizado principalmente para torcer por casais entre personagens de séries, filmes, animes ou desenhos animados. Mas a gíria caiu no gosto da galera e passou a ser usada para possíveis casais da vida real.

Exemplo:

Eu shippo a Maria e o João.

Rodrigo e Mateus, Roteus. Esse é o meu ship preferido.

Eu passei meses shippando vocês dois. Fico feliz que estejam juntos!

17. E choca zero pessoas

Essa expressão é usada para falar que alguma situação já era esperada, que era óbvia, e por isso não chocou nem impressionou ninguém. Geralmente é usada no final de frases, ou como um comentário.

Carla se atrasou de novo, e chocou um total de zero pessoas.

18. Fingir demência

Expressão é usada quando se ignora algo e depois age como se nada tivesse acontecido ou então finge que não era contigo.

Fiquei três dias sem responder, depois fingi demência e falei com ele de novo como se nada tivesse acontecido.

19. Trollar

É o mesmo que enganar, zoar ou tirar sarro de alguém. A gíria se originou a partir da palavra troll, termo usado na internet para representar o usuário que gosta de enganar os demais, principalmente com o propósito de humilhar.

Quando se diz que alguém foi trollado, significa que a pessoa caiu em uma trollagem, ou seja, em uma "pegadinha" ou armação feita pelo troll.

20. Mec

Mec é uma gíria carioca que significa "ficar tranquilo", suave.

Fica mec aí que vai dar tudo certo.

21. Gado d+/Gado demais

Gado d+ uma expressão utilizada para definir os homens que malham apenas para conseguir conquistar mulheres. Depois, seu uso foi ampliado para falar pessoas sem personalidade própria que, assim a maioria dos bois, apenas seguem o grupo.

Por exemplo:

Nossa, João é Gado D+, só ta indo pra academia pra se exibir depois.

Não acredito que o Paulo compartilhou essa fake news. Gado demais, MDS!

22. Fada sensata

Fada sensata é uma gíria usada para elogiar uma pessoa que demonstra ter conhecimento sobre determinado assunto. Começou sendo usada principalmente pelo público LGBTQIA+ para falar de divas pop ou outras celebridades que tinham opiniões construtivas ou inteligentes.

23. Miga

É o mesmo que "amiga". No entanto, o miga é usado quase como um sinônimo de best friend (melhor amiga). Também pode ser utilizado entre homens (migo). Há algumas variantes que também viraram moda, como "migs" e "migles".

24. Poser

poser poser

Gíria usada para se referir a alguém que gosta de se exibir ou que finge ser alguém que de fato não é para chamar atenção ou ter a aprovação de algumas pessoas.

25. Flopar

Significa falhar, fracassar ou não ter sucesso. Dizer que algo "flopou" é o mesmo que falar que não deu certo ou não ocorreu com o esperado.

Exemplo:

- Lara, você vai na festa mais tarde?

- Nem vou, acho que vai flopar.

O Pokemon GO! foi um flop, né?

Meu vídeo no YouTube flopou, quase ninguém assistiu.

26. Destruidora

destruidora

"A senhora é destruidora mesmo, hein".

Esta é uma gíria muito usada na comunidade LGBTQIA+, e tem o significado de "arrasar" e "lacrar". Em resumo, mostra que a pessoa é poderosa e está totalmente no comando de uma situação.

27. Fail

Essa é bem conhecida. Assim como a tradução do inglês para o português sugere, fail é o mesmo que "fracassar". É usada para mostrar que alguma coisa correu mal.

Exemplo:

A prova de hoje foi um fail total na sala.

O encontro foi um grande fail.

28. Hype

Forma de indicar que determinado assunto que está sendo bastante comentado, chamando a atenção de todos ou que alo está na moda.

Exemplo:

Delineado gatinho é o hype do momento.

La Casa de Papel estava muito hypada em 2017.

29. Mitou

Mitar significa que fazer algo de sensacional, transformando-se em um mito.

Exemplo:

Você mitou com a resposta que deu para o professor hoje na aula.

30. Sapão

Um homem é muito bonito, que atrai muita atenção por sua beleza física. Essa é outra gíria comum na comunidade LBGTQIA+, inspirada nos clássicos contos de fadas, onde os sapos são na realidade príncipes encantados.

Exemplo:

Nossa, amiga! Que sapão que é o seu irmão!

31. Divar

divando

Essa gíria já se transformou em um verdadeiro verbo no Brasil. Divar é o mesmo que agir como uma diva, ou seja, de modo maravilhoso, poderoso, estonteante, etc.

Quando alguém diz que divou significa que agiu de modo espetacular, como uma verdadeira estrela. Também pode significar que estava linda e chamando muita atenção por sua beleza. Nesse sentido, a gíria funciona como um bom elogio.

Exemplo:

A sua irmã divou toda na festa de ontem.

No entanto, divar também pode ter uma conotação negativa, quando alguém está agindo com superioridade em comparação aos demais. Ou seja, quando alguém se comporta sem humildade.

32. Chavoso

Se refere a um estilo de se vestir muito popular nas periferias brasileiras. Em geral, os moleques chavosos usam óculos espelhados, meias na altura da canela, cordões chamativos, sobrancelha estilizada e aparelho nos dentes.

O termo tem origem na expressão "chave de cadeia". Aquele que se veste e se porta como um "chavoso" quer ser visto como alguém propenso a arrumar confusão e chamar a atenção dos policiais.

Mas a gíria também pode ser usada para dizer que alguém está bem vestido, usando só roupas de marca.

Esse seu estilo está chavoso demais!

33. Seu lindo/Sua linda

Serve para enfatizar a importância de algo, seja um evento, data especial ou objeto, por exemplo. Também pode ser usado de forma carinhosa para agradecer ou elogiar uma pessoa.

Exemplo:

Carnaval, seu lindo. Chegue logo que quero lhe usar!

Luíza, sua linda! Obrigada pelo bolo.

34. Jantar/Jantou

É uma forma de dizer que a pessoa arrasou em seus argumentos em uma discussão, que verdades foram ditas e muitos concordam com aquilo.

Exemplo:

Meu Deus! Você jantou aquela menina na hora do debate.

Gente, o Carlos jantou mais cedo hoje. Que comentário foi aquele?

35. Old

Old significa antigo ou velho, em inglês. Mas redes sociais brasileiras ganhou um novo sentido e passou a ser usada para afirmar sobre algo que já se sabe.

- Menina, você viu aquele bafafá todo?
- Old que sim. Acompanho faz tempo.

36. Ela faz o destino dela

meme ela faz o destino dela

A expressão retirada de um trecho de uma música da cantora Preta Gil significa independência, algo que só a pessoa pode fazer. Normalmente, a palavra destino é substituída por outra, que faça sentido para o que a pessoa quer dizer.

Exemplo:

Ela faz as lições dela.

Ela faz as unhas dela.

37. Gaitei

Usada para demonstrar que achou muita graça de determinada situação. Pode substituir outras gírias, como "risos" ou "berro".

Exemplo:

- Mano, olha essa essa piada!
- Gaitei! Muito engraçada HAHAHAHAHA

38. Gatilho

É usado para se referir a algo que possa desencadear desconforto ou sensação ruim. Muitas vezes, por remeter a alguma situação vivida pela pessoa.

Exemplo:

Não posso ver essas reportagens sobre assalto, me dão gatilho.

Nossa, ver essa foto me deu um gatilho...

39. Perdi/Perdi foi tudo

Essa gíria é bastante comum nas redes sociais para dizer que você está rindo muito de algo engraçado. O perdi foi tudo remete aos desafios de tente não rir, quando a pessoa não se aguenta e cai na gargalhada.

Exemplo:

O Maurício me contando do tombo do João, perdi foi tudo! Fiquei uns cinco minutos rindo.

40. Cancelar/Cancelado

Cancelar alguém significa promover um boicote à pessoa em questão. É bastante utilizado para se referir as celebridades atualmente, principalmente quando elas fazem ou dizem algo que não é muito legal.

Exemplos:

Menina, você viu que tão cancelando a Nicki Minaj?

- Eu não ouço mais nenhuma música do Nego do Borel.
- Ainda bem, por mim ele já estava cancelado há tempos.

41. Faria/Fariam

Essa gíria é um pouco mais recente e pode gerar estranhamento, mas o significado dela é a mesma coisa que "ficaria" ou "pegaria" tal pessoa.

Exemplo:

Como o Nick Jonas está gato, hein? Faria com certeza!

42. Militante/Militou

A gíria é usada para denominar uma pessoa que está defendendo algo, como por exemplo, as minorias. Se ela aponta ou se impõe contra algo, as pessoas dizem que ela militou.

Quando as pessoas duvidam da militância de alguém, elas costumam dizer que ela é militante de telão, porque quer apenas se aparecer e ganhar curtidas.

Exemplo:

Menina, você viu que a Mariazinha militou toda no Facebook?

- Militou toda hoje na aula hein?
- Claro, alguém precisava colocar aquela militante de telão no lugar dela.

43. Nojo

gírias internet

No caso da gíria, nojo é usado quando a pessoa está se achando por algo.

Exemplo:

Eu vou viajar para a Rússia. Estou um nojo!

44. Boomer

Boomer é uma gíria utilizada para confrontar a geração mais velha. Boomer deriva da expressão Baby Boomer, que são todos os nascidos no período pós-guerra, entre 1946 e 1964.

Exemplo:

- Na minha época era feio fazer tatuagem.
- Ok, boomer, hoje em dia ninguém liga.

45. Cringe

A gíria não tem uma tradução literal, por isso na internet ela é usada para destacar situações tão embaraçosas que se torna constrangedor de presenciar. Pode ser utilizada para substituir o termo vergonha alheia.

Exemplos:

- E aquele vídeo viral que a gente viu no Twitter?
- Menina, que coisa mais cringe. Nem me lembra disso!

Gente essa história é muito cringe. Vamos mudar de assunto por favor... Foi o auge da vergonha alheia.

46. Fanficou

A gíria vem de fanfic, que são histórias criadas por fãs baseadas no universo de livros, filmes e séries já existentes. Por isso, a expressão fanficou é utilizada quando alguém acha que uma história contada ou um comentário feito não é verdadeiro.

Exemplo:

- O João pediu para ficar comigo e depois fomos ao shopping.
- Fanficou toda, né? Você acha que eu acredito?

47. Yag

Uma forma de se dizer "gay" na internet, escrito de trás para frente.

Exemplo:

Ah, aquela yag é maravilhosa né?

48. Hitou/Hitar

Hitou ou hitar é uma forma de dizer que algo ou alguém fez sucesso.

Exemplos:

A Clarinha hitou no Facebook com aquelas dicas de moda!

Olha como esse meme hitou depois do pessoal comentar nas redes sociais.

49. Comeback

Comeback significa retorno, a volta de algo. Essa gíria é bem comum no mundo do k-pop, mas se tornou muito popular nas redes sociais.

Exemplo:

E esse comeback das Pussycat Dolls? Meu pai, aclamado demais!

50. Aclamação/Aclamado

Quando algo é aclamado na internet, significa que ele é ovacionado, idolatrado.

Exemplo:

Ariana Grande, ícone aclamado nessa música com a Lady Gaga!

51. Exposed

É usada para falar de uma situação em que algo ou alguém foi exposto na internet. Normalmente, devido a vazamentos de conteúdos indesejados pela pessoa.

Exemplos:

E aquele exposed que rolou no Twitter, você viu?

Eu conheço o garoto que foi vítima do exposed nas redes...

52. Mico

Essa gíria não é nova, mas ainda é muito usada quando alguém comete uma gafe ou passa vergonha.

Exemplos:

- Mas isso é o que eu acho e ela tá certa.
- O mico amada!

Gente, eu caí na frente da escola. Que mico!

53. Vtzeiro

Essa gíria se popularizou durante a exibição do BBB20 para falar dos participantes que forçavam situações para ter mais destaque no programa. Nas redes sociais, se refere a uma pessoa que quer se aparecer de qualquer forma para ganhar seguidores e curtidas.

Exemplo:

Gente do céu, essa garota é muito vtzeira e vocês dão palco para ela ainda.

54. Ícone

Chamar alguém de “ícone” é mesmo que dizer que a pessoa é maravilhosa, uma diva. Uma expressão também muito usada é a “ícone sem defeitos”.

Por exemplo:

Beyoncé, ícone sem defeitos, nunca critiquei.

55. Hoje meu pai

Essa expressão tem sido muito popular no Twitter, e seria o mesmo que dizer “é hoje!” ou “hoje vai”. É usada quando alguém está esperançoso sobre alguma coisa, ou animado.

Versões em inglês dessa frase também são usadas, como “today my father” ou “hoy mi padre”.

56. Lacrar/Lacração

Lacrar significa também "mandar bem" ou "arrasar" em algo. É bastante popular, principalmente, entre a comunidade LGBTQIA+, como um elogio para alguém que foi bem-sucedido em alguma coisa.

Exemplo:

Você lacrou no texto daquele cara desmerecendo a faculdade!

Vamos lacrar na pista hoje!

57. Tankar

Significa conseguir aguentar certa situação ou se controlar por bastante tempo. É bastante conhecida no universo gamer e acabou chegando às redes sociais.

Exemplo:

Sabe onde tem um banheiro? To tankando aqui.

Não tanko esses caras insistentes.

Tankei nessa partida, hein? Apanhei muito, mas ganhamos!

58. Mandraka/Mandrake

Casal com estilo Mandrake
Reproduçao/ YouTube

É a forma como é chamado uma mulher ou homem cheio de estilo na periferia. Normalmente, usam roupas de marca, tênis de mola, óculos espelhados, cordões, piercings e tatuagens. Outra característica marcante é a sobrancelha estilizada com navalha.

59. B.O.

B.O é a sigla para boletim de ocorrência, mas acabou virando uma gíria bastante usada quando acontece algum problema ou confusão.

Exemplo:

Aquele ali não é o namorado da Cláudia com outra? Ih, vai dar B.O.

- Disseram que a festa ontem acabou cedo, né?
- Ih, menina, deu o maior B.O. lá…

Estou avisando, não me chame para resolver B.O. de ninguém.

60. A cara nem treme

Meme com a gíria A cara nem treme

Sabe aquela pessoa cara de pau que conta uma mentira sem pestanejar? É para ela que serve essa gíria. A expressão também pode ser utilizada para se referir a alguém que fez algo errado e não demonstra qualquer arrependimento ou dor na consciência.

Exemplos:

- A Paula repetiu de ano? Mas ela disse que tinha gabaritado a prova!

- Aquela ali? A cara nem treme.

61. Dar migué

A gíria “dar migué" é sinônimo de inventar uma desculpa esfarrapada ou contar uma mentira para enrolar alguém.

Exemplo:

Não sei por que combinei de sair com aquele cara. Acho que vou dar um migué e dizer que estou doente.

- O Enzo já pagou aquela grana que estava te devendo?

- Nada. Deu um migué e disse que vai me pagar no mês que vem.

Confira também:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.