Ditados ou provérbios populares são frases passadas de geração em geração, para dar lições sobre a vida. São verdadeiros tesouros da cultura brasileira, que costumam usar metáforas e analogias para passar a mensagem desejada.
Se você é brasileiro raiz, vai adorar relembrar os ditados mais populares, que, com certeza, já falou ou ouviu por aí.
1. Caiu na rede, é peixe
Quer dizer que o que aparecer, está bom, sem necessidade de critério. Costuma ser usado em situações em que as pessoas não têm muitas opções de escolha disponíveis e devem aproveitar aquelas que surgem pela frente.
Exemplo:
Saiu para a festa e deu em cima de todo mundo. Para ele, se cair na rede, é peixe.
2. A pressa é a inimiga da perfeição
Provavelmente, você já ouviu uma pessoa mais velha falar esse famoso ditado. É um conselho para fazer o que for preciso com calma, sem pressa, para que saia bem-feito. Se quiser terminar rápido, é provável que o resultado não seja bom e o trabalho tenha que ser refeito.
3. Quem sai aos seus, não degenera
Esse é um provérbio usado para valorizar a família. Ele indica que aqueles que seguem os exemplos dos pais, não seguirão por um "mau caminho" na vida. Mas também pode ser utilizado, de forma irônica, no sentido oposto, quando alguém tem um comportamento ruim, similar ao de algum parente mais velho.
4. Um dia é da caça, outro do caçador
Esta expressão é utilizada para dizer que todos temos dias bons e ruins. Que se hoje fomos derrotados, amanhã, podemos ganhar.
5. Cão que ladra não morde
É relacionada àquelas pessoas que que sempre ameaçam, mas nunca fazem o que prometem. Também pode ser usado para se referir a alguém que se gaba demais de algo, mas, no fundo, não é nada daquilo que diz.
Exemplo:
A Marta disse que se me vir pela frente, vai arrumar confusão. Mas, você sabe, né? Cão que ladra não morde.
O Mário vive se gabando de que consegue namorar quem ele quiser. Eu só rio, porque cão que ladra não morde.
6. Mentira tem perna curta
Quer dizer que uma mentira nunca dura por muito tempo. Em algum momento, ela acaba sendo descoberta e o mentiroso, desmascarado.
7. Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura
Esse clássico significa que, com muita persistência, é possível alcançar seus objetivos, por mais difíceis que pareçam. Se algo que quer muito não der certo de primeira, continue a se esforçar e não desista, uma hora poderá dar certo.
Exemplo:
Mandei dezenas de currículos e finalmente consegui um emprego! É como dizem: água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
8. Deus ajuda quem cedo madruga
Um ditado que fala sobre determinação e esforço. Nos diz que aqueles que se esforçam, que acordam cedo para trabalhar ou estudar, têm mais chances de conseguirem alcançar os seus objetivos.
9. Diga-me com quem andas e eu te direi quem és
Essa frase é usada como um espécie de alerta para quem pode estar andando com más companhias. É uma forma de sugerir que a pessoa fique atenta com quem anda e compartilha ideias, pois isso pode dizer muito sobre a personalidade delas.
Exemplo:
O senador diz que não é corrupto, mas está num partido cheio de bandidos. É como dizem, diga-me com quem andas e eu te direi quem és.
10. Saco vazio não para em pé
Essa metáfora, muito usado pelas mamães e vovós brasileiras, nos lembra que é importante estarmos sempre alimentados. Caso contrário, é capaz de ficarmos sem forças a ponto de desmaiar.
11. Quando a esmola é demais, o santo desconfia
Quer dizer que quando alguém é muito bom ou elogia de forma excessiva, pode ser que ele tenha segundas intenções. A lição é que devemos sempre ficar atentos quando a oferta é muito boa, pois aquilo pode ter um custo.
12. De grão em grão, a galinha enche o papo
Uma metáfora para falar sobre paciência e quer dizer que, pouco a pouco, é possível alcançar os objetivos. Basta ir com calma e com um passo atrás do outro.
13. O que os olhos não veem, o coração não sente
Esse provérbio sugere que, quando não se sabe de algo ruim, é mais fácil de lidar com aquilo. A frase serve para desde uma traição até não a comer algo fora da validade sem o seu conhecimento.
14. Apressado come cru
Os pais adoram falar aos filhos para ensinar sobre paciência. Quer dizer que quem é muito apressado acaba pegando as coisas ainda não prontas, pela metade. Também serve para dizer que se a pessoa fez algo de qualquer jeito para terminar logo, pode acabar fazendo mal feito.
15. A corda sempre arrebenta do lado mais fraco
Este é um ditado que sobre diferenças de poder. Sugere que, quando algo de ruim acontece, as pessoas com menos condições ou contatos são sempre as primeiras a saírem prejudicadas.
Exemplo:
Eu já sabia que iriam jogar a culpa do erro no estagiário. A corda sempre arrebenta do lado mais fraco mesmo.. Apressado come cru
16. Cada macaco no seu galho
Significa que cada um deve cuidar da sua própria vida, sem se intrometer nas questões alheias.
Exemplo:
Eu vou fazer o meu trabalho e você faz o seu, cada macaco no seu galho.
17. Casa de ferreiro, espeto de pau
Todo mundo conhece uma manicure maravilhosa que nunca consegue um tempinho para fazer as próprias unhas. Ou um ótimo contador na empresa, mas que, em casa, não consegue organizar suas dívidas.
Esse ditado popular se refere a esse tipo de situação. Fala sobre alguém com determinado talento, mas que não o usa para benefício próprio, apenas para os outros.
18. Quem não tem cão, caça com gato
É uma forma de dizer que, quando não temos algo apropriado para uma tarefa, é preciso improvisar. Na internet, surgiu uma teoria de que, originalmente, o ditado era "quem não tem cão, caça como gato", ou seja, precisa caçar de forma sorrateira.
19. Quem ri por último, ri melhor
É um alerta para não se vangloriar ou rir de alguém que está em desvantagem, pois nunca se sabe o que irá acontecer até o fim.
20. Quem tem boca vai a Roma
Significa que quem se comunica é capaz de chegar longe. Basta falar com as pessoas que você vai conseguir as informações necessárias.
21. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando
Em algumas situações, é melhor segurar o que já é garantindo, do que se arriscar por algo incerto. Ou seja, é melhor ter algo do que não ter nada.
22. A cavalo dado não se olha os dentes
É uma forma de repreender uma pessoa mal-agradecida. Significa que, quando ganhamos algo, não devemos reclamar ou recusar, apenas agradecer. Mesmo que não seja algo que seja de seu agrado.
Exemplo:
Queria uma bola de futebol, mas ganhei uma camiseta. Fazer o que, né? A cavalo dado não se olha os dentes.
23. Em terra de cego, quem tem um olho é rei
Esse ditado quer dizer que quando algo é escasso, mesmo quem tem pouco sai em vantagem em relação aos demais. Ou ainda, que, em um mundo de ignorantes, quem é minimamente esperto, se dá bem.
24. À noite, todos os gatos são pardos
Quando algo ou alguém é difícil de se distinguir entre outros, esse ditado pode funcionar bem. A interpretação literal é que, à noite, não conseguimos ver bem as cores, e por isso, não conseguimos enxergar a diferença entre elas, que parecem iguais.
A frase pode ser usada como uma forma de tranquilizar alguém, ao explicar que quando tudo é parecido, não é preciso se preocupar com detalhes.
25. Gato escaldado tem medo de água fria
Significa que uma pessoa que já sofreu na vida fica mais precavida. E, provavelmente, não chegará nem perto daquilo que a fez mal novamente.
Exemplo:
Nem pensar que eu vou passar naquela rua de novo depois de ser assaltado lá. Gato escaldado tem medo de água fria.
26. Mente vazia, oficina do diabo
É um dica para quem tem muito tempo ocioso. Quer dizer que aquele que não ocupa seu tempo com coisas produtivas e proveitosas, tem mais oportunidade para ideias ruins ou negativas.
27. O barato sai caro
Quem nunca achou que estava fazendo um grande negócio pagando algo bem mais barato e se arrependeu ao ver a qualidade do produto ou do serviço. É sobre isso que esse ditado se refere.
Afinal, nesses casos, a pessoa terá que gastar mais dinheiro para consertar ou comprar outro. E, assim, acaba pagando mais do que se tivesse comprado no preço real.
Exemplo:
Tentei consertar a máquina sozinho e acabei estragando tudo. Agora, terei que comprar outra. O barato saiu caro dessa vez.
28. Nem tudo que reluz é ouro
Se deixarmos nos levar apenas pelas aparências, podemos ser enganados. Por isso, em alguns casos, é necessário investigar mais a fundo para confirmarmos o seu devido valor.
29. Não ponha a carroça na frente dos bois
Fala sobre a importância se seguir o curso natural das coisas, sem se precipitar. Afinal, se colocar a carroça na frente dos bois, não conseguirá sair do lugar.
Exemplo:
Você mal a conhece e já a pediu em namoro? Não ponha a carroça na frente dos bois.
30. Onde há fumaça, há fogo
Significa que, quando se suspeita de algo, é possível que alguma coisa esteja acontecendo. Por isso, é importante ficar atento aos sinais e ao que eles podem dizer.
31. O seguro morreu de velho
Quer dizer que os mais precavidos têm mais chances de escaparem de perigos da vida. Ou seja, quem se preocupa com a segurança irá morrer de velhice, porque, provavelmente, não será pego por outros problemas ou imprevistos.
32. Para bom entendedor, meia palavra basta
É usado para expressar que nem sempre é necessário falar muito para se fazer entender. Em alguns casos, em poucas palavras (ou até uma mera expressão facial) podem significar mais do que um grande discurso.
Exemplo:
Eu olhei para ela e já sabia que estava com raiva. Para bom entendedor, meia palavra basta.
33. Pimenta nos olhos dos outros é refresco
É um ditado sobre empatia, uma forma de "alfinetar" aquelas pessoas que menosprezam ou desvalorizam os problemas dos outros. É uma maneira de dizer que é fácil diminuir dificuldades, quando não somos nós que estamos vivenciando aquilo e não sabemos o que estão passando.
34. Quando um burro fala, o outro abaixa a orelha
É uma forma de chamar a atenção, para que as pessoas fiquem quietas e prestem atenção enquanto alguém fala.
35. Quem com ferro fere, com ferro será ferido
O ditado fala sobre a lei do retorno. Ou seja, se fizer algo de ruim para alguém, provavelmente aquilo voltará para quem fez.
Exemplo:
Ele me tratou mal e agora vai ter que aceitar que não falo mais com ele. Quem com ferro fere, com ferro será ferido.
36. Quem anda com os porcos, farelo come
Significa que, ao se misturar com pessoas ruins ou erradas, será confundida com ela. Por mais que não cometa os mesmos erros, será julgado como se os fizesse, devido às más companhias.
37. Deus escreve certo por linhas tortas
Apesar dos percalços e desafios da vida, devemos acreditar que, no fim das contas, tudo dará certo.
38. Não adianta chorar pelo leite derramado
Não adianta se lamentar de que já aconteceu ou que foi feito. Como não tem como mudar o passado, o jeito é seguir em diante.
39. Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão
Significa que se cometer algum ato errado com quem já fez o mesmo, não precisará se sentir tão mal.
Exemplo:
Você não devolveu a caneta da Júlia? Não se preocupa, ela nunca devolve a de ninguém. É como dizem, ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão.
40. Quem canta seus males espanta
Significa que cantar pode ajudar a melhorar um dia ruim ou a enfrentar seus medos.
41. Dai a César o que é de César
Esse ditado é atribuído a uma passagem da Bíblia, quando Jesus Cristo foi questionado se era correto pagar impostos a César. Significa que quando algo é de determinada pessoa, não devemos desejar aquilo.
42. Não julgue um livro pela capa
Significa que não devemos julgar algo ou alguém pela sua aparência. Às vezes, o conteúdo é mais interessante do que imaginamos.
Exemplo:
Maria, não julgue um livro pela capa! Ele pode ser bem legal.
43. Cada um sabe onde lhe aperta o sapato
Significa que cada pessoa sabe onde suas dores e dificuldades as atingem.
44. Não deixe para fazer amanhã o que pode fazer hoje
Este ditado ensina que é melhor não procrastinar para não acumular os afazeres. Outra interpretação é a de que não devemos adiar certas situações indesejadas e o melhor é enfrentá-las logo.
45. O hábito não faz o monge
Uma forma popular de dizer não devemos julgar as pessoas pela aparência. Hábito é como é chamada a roupa usada pelos monges.
46. Há males que vêm para o bem
Significa que mesmo a pessoa passando por maus bocados, aquilo pode servir de lição para que ela cresça. Ou ainda que, somente no futuro, conseguimos compreender por que passamos por situações consideradas ruins e que elas podem ser consideradas positivas no final.
Exemplo:
Há males que vem para o bem. Eu fui demitido, mas não demorou muito e encontrei o emprego dos sonhos.
47. Quem semeia vento, colhe tempestade
Nos diz que há consequências para tudo o que se faz. Quem planta algo ruim, irá colher dos seus frutos.
48. Devagar se vai ao longe
Esse ditado se tornou popular devido a fábula da Tartaruga e a Lebre. A frase explica que, quando fazemos tudo com calma e paciência, dará certo no final.
E veja também:
- Quem pariu Mateus que balance: o que significa o ditado popular tão usado
- Gírias e palavras em português de Portugal curiosas para os brasileiros
- Provérbios chineses cheios de sabedoria para o dia a dia
- Expressões idiomáticas populares em português (e seu uso no dia a dia)
- Gírias atuais mais usadas na internet
- Trocadilhos divertidos e engraçados
- Ditados populares mais engraçados que você já ouviu
- Ditados Populares feitos com emojis
- Gírias Antigas: expressões dos anos 50, 60, 70, 80, 90 e 2000