Crush


Crush é uma gíria usada para se referir a alguém por quem somos apaixonados ou sentimos algum tipo de atração. Esta é uma palavra da língua inglesa e sua tradução literal pode ser "esmagar" ou "colidir". Assim, o crush representaria a força "esmagadora" do sentimento que temos por determinada pessoa.

No Brasil, a gíria crush já ultrapassou as redes sociais e é usada como parte do vocabulário comum, principalmente como sinônimo de "paixonite" ou "quedinha" por alguém que estamos apaixonados.

É bastante comum usar a expressão "meu crush" como o mesmo que "meu amor". Uma pessoa pode ter vários crushes diferentes. Um crush ainda pode ser interpretado como um "amor platônico", quando uma pessoa tem uma paixão não recíproca por alguém.

Exemplos:

Hoje vou ter um encontro com meu crush.

Ontem vi o seu crush na rua. Ele estava muito bonito.

Descobri que ela tem um crush por você.

Comecei as aulas no curso de desenho e eu estou com um leve crush no meu colega de turma...

Acho que eu estou crushada naquela garota da festa de ontem. Ela é muito linda!

Você é meu crush e ninguém muda isso. Te amo!

Ainda existem alguns desdobramentos em relação ao crush, como o "crush de amizade", quando você sente um grande afeto por certa pessoa, desejando muito ser amigo(a) dela.

Veja também os melhores memes para mandar para o seu crush.

Poxa, crush

poxa crush

Um meme que viralizou nas redes sociais a partir de um vídeo da youtuber Nicks Vieira. No vídeo a jovem canta um rap sentimental sobre um crush que não dava importância para ela.

A ideia do vídeo foi dada por uma das seguidoras da Nicks, que pediu para que a youtuber fizesse uma música sobre a "sofrência" de ter um crush que não corresponde ao mesmo sentimento.

Confira o vídeo que deu origem ao meme:

Outros significados

A palavra por vir do inglês conta com diversos significados. Dependendo do contexto em que ela estiver inserida, ela pode significar literalmente "esmagar", "arrasar", "chocar", além do significado que já conhecemos acima.

Esmagar

O termo pode ser utilizado quando queremos dizer que algo foi esmagado ou amassado por alguma coisa.

His car had crushed by a rock. / O carro dele foi amassado por uma pedra.

Arrasar

A palavra também é bastante utilizada para falar sobre quando algo está sendo completamente arrasador, incrível, maravilhoso.

You're crushing tonight in this party, Melissa! / Você está arrasando esta noite nesta festa, Melissa!

Chocar

Outra forma de usar a palavra 'crush' é para se referir quando você está chocado com algo, de forma positiva ou negativa.

Lisa was very crushed when Stephen broken with her... / Lisa ficou muito triste quando Stephen terminou com ela...

Veja também: