Crush


Crush é uma gíria usada para se referir a alguém por quem somos apaixonados ou sentimos algum tipo de atração. Esta é uma palavra da língua inglesa e pode ser literalmente traduzida como "esmagar" ou "colidir". Assim, o crush representaria a força "esmagadora" do sentimento que temos por determinada pessoa.

crush

No Brasil, a gíria crush é muito usada nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, etc), principalmente como sinônimo de "paixonite" ou "quedinha" por alguém. Ou seja, alguém por quem estamos apaixonados, por exemplo.

É comum usar a expressão "meu crush" como o mesmo que "minha paixão" ou "meu amor". Uma pessoa pode ter vários crushes diferentes. Um crush ainda pode ser interpretado como um "amor platônico", quando uma pessoa tem uma paixão não recíproca por alguém.

Exemplos:

Hoje vou ter um encontro com meu crush.

Ontem vi o seu crush na rua. Ele estava muito bonito. 

Descobri que ela tem um crush por você.

Ainda existem alguns desdobramentos em relação ao crush, como o "crush de amizade", quando você sente um grande afeto por certa pessoa, desejando muito ser amigo(a) dela. 

Poxa, crush

poxa crush

Um meme que viralizou nas redes sociais a partir de um vídeo da youtuber Nicks Vieira. No vídeo a jovem canta um rap sentimental sobre um crush que não dava importância para ela.

A ideia do vídeo foi dada por uma das seguidoras da Nicks, que pediu para que a youtuber fizesse uma música sobre a "sofrência" de ter um crush que não corresponde ao mesmo sentimento.

A partir de então foram criados vários memes diferentes com a expressão "poxa crush, porque não me nota", uma referência direta a letra do rap feito por Nicks.

poxa crush

poxa crush

poxa crush

Confira o vídeo que deu origem ao meme: