Quem pariu Mateus que balance: qual a forma correta do ditado?


Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Mestre em Comunicação, Arte e Cultura

"Quem pariu Mateus que balance" ou "Quem pariu mantém e balance"? Ou talvez "Quem pariu Mateus que embale"? Esta popular expressão já ganhou diferentes versões no decorrer dos anos. Mas afinal, qual é a certa? (E há uma certa?)

Há quem diga que a versão correta é "Quem pariu mantém e balance", e que a frase teria passado por mudanças conforme o ditado foi se espalhando. Para outros, contudo, a frase não é o ditado original, uma vez que traz erros gramaticais (mesmo considerando a oralidade de um ditado popular). As possíveis formas corretas seriam "Quem pariu mantém e balança" ou "Quem pariu mantenha e balance".

Outros acreditam que a versão mais comum é a correta: Quem pariu Mateus que balance. Aqui, defende-se que a origem da expressão é uma crítica à decisão de Jesus de escolher Mateus como seu cobrador de impostos entre os apóstolos. Já a "Quem pariu Mateus que embale" seria apenas uma variação.

A verdade é que é difícil saber qual é a original ou mesmo afirmar que existe uma certa ou errada. Além disso, todas podem ser usadas com os mesmos dois contextos e significados.

O primeiro significado aposta no lado mais literal do ditado, ou seja, quem deve cuidar dos filhos são os pais, que escolheram ter as crianças. Algo como "pega, que o filho é teu".

Exemplos

A Ana já veio pedir para eu ficar novamente com a filha dela por uma noite. Eu já fiquei várias vezes para ajudar, mas já está demais... quem pariu Mateus que balance.

A escola pode até ajudar, mas quem tem que educar os filhos são os pais. Quem pariu mantém e balance!

Aquela mãe até tem uma boa rede de apoio, mas é muito trabalho ter um filho, né? Porque no final é "quem pariu Mateus que embale". Mesmo com toda a ajuda, é ela que fica com o trabalho maior.

O segundo significado que as diferentes versões do ditado podem ter é o de responsabilizar alguém por uma obrigação, tarefa ou por um erro e suas consequências. Algo no sentido de "você criou o problema, resolva você".

Exemplos

Marcos, foi você que deixou a tarefa para a última hora. Agora se vira aí para fazer tudo. Quem pariu Mateus que balance.

Como assim dividir o custo da multa? Eu estava no carro, mas foi você que decidiu passar o sinal vermelho. Quem pariu Mateus que o embale.

Você sabe que eu sempre tento te ajudar. Mas você precisa aprender a lidar com as consequências do seus erros sozinho. Quem pariu Mateus que balance.

CONFIRA TAMBÉM:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e é mestre em Comunicação, Arte e Cultura pela Universidade do Minho (Portugal). Tem grande interesse pelas diferentes culturas e expressões que marcam a variedade linguística do Brasil. Da época da Internet discada ao crescimento do fantástico mundo do TikTok, adora acompanhar e escrever sobre as constantes mudanças deste universo virtual.