Melhores memes brasileiros de todos os tempos


Thaís Stein
Thaís Stein

Alguns memes brasileiros marcaram toda uma geração! 

Eles podem surgir de qualquer lugar, seja de um programa de televisão, entrevistas, ou mesmo vídeos que deram errado e foram divulgados na internet. 

E como os brasileiros são uma máquina de fazer memes, fica até difícil escolher apenas 10 para colocar em uma lista. Mas esses daqui sem dúvida merecem um lugar especial na nossa história dos memes.

1. Sanduíche-iche (2005)

Esse meme surgiu quando a nutricionista Ruth Lemos deu uma entrevista para um programa da Rede Globo. Durante a matéria, Ruth se embaralhou com as palavras e acabou gaguejando tanto que às vezes mal dava pra entender o que ela falava.

Acontece que Ruth Lemos não era gaga. A confusão toda foi por causa do seu ponto eletrônico, que estava com delay e acabou confundido Ruth, fazendo com que ela repetisse os finais das palavras.

O vídeo do “sanduíche-iche” teve mais de 500 mil visualizações no Youtube, e Ruth aproveitou sua fama repentina para tentar se eleger como deputada estadual em Pernambuco.

2. Jeremias muito louco (2006)

Jeremias é sem dúvida um dos primeiros ícones entre os memes brasileiros.

Seu meme começou quando ele foi levado bêbado para uma delegacia, e ele parecia muito nervoso. Algumas das frases faladas por ele ficaram muito famosas na época, como o “se eu pudesse eu matava mil” e “foi o cão que butô pra nóis bebê”. Ele chegou a ter até um funk em sua homenagem.

Mas toda essa valentia de Jeremias não durava muito, e durante o vídeo mesmo ele ficava procurando pela sua mãe para lhe ajudar.

Jeremias também parece não ter aprendido, pois apareceu bêbado mais algumas vezes na mídia. O que importa é que contando todos os vídeos, "Jeremias muito louco" chegou a ter mais de 10 milhões de visualizações no Youtube!

3. Choque na Festa da Uva (2006)

Uma matéria de 1996 sobre a Festa da Uva de Caxias do Sul (RS) acabou virando um dos maiores memes nacionais.

O jornalista Lasier Martins, do canal RBS TV, estava indo analisar umas uvas, quando de repente ele solta um grito “aai aai” e cai duro no chão.

Logo em seguida, pessoas começam a gritar e a imagem é cortada para a âncora do jornal, que primeiro parece meio assustada, mas logo em seguida anuncia a entrada de uma matéria de esportes, como se nada tivesse acontecido.

Lasier tinha tomado um choque com a vitrine de uvas, que estava eletrificada, e acabou se ferindo. Mas as pessoas não perdoaram, e seu grito icônico e a reação da jornalista fizeram com que esse virasse um grande meme no Brasil.

Apesar do ocorrido ter acontecido em 1996, ele caiu nas graças da internet apenas em 2006, quando o vídeo foi publicado no Youtube. 

4. André Marques DJ (2010)

André Marques ficou conhecido no Brasil pelo personagem Mocotó, em Malhação. Mas foi como DJ que ele se consolidou como meme por aqui.

O meme do André Marques mostra o ator e apresentador tocando em uma festa, porém tanto as suas expressões faciais, o modo como ele colocava o fone de ouvido, o cigarrinho, os quilinhos a mais, e até mesmo o público fizeram com que o vídeo se tornasse um grande meme.

Logo quando o vídeo viralizou, muitas pessoas criaram paródias, e o André Marques DJ virou até tema de fantasia de carnaval.

5. Pedrão pão de batata (2011)

O meme do Pedrão pão de batata surgiu quando uma jornalista foi fazer uma entrevista sobre hábitos alimentares de estudantes em uma universidade.

Um dos entrevistados foi Pedro, e lhe fizeram perguntas sobre o que ele costumava comer, e se achava aquilo saudável.

Acontece que no meio da sua resposta, Pedro dá uma travada e sua pronúncia sai um tanto estranha. Isso, junto com a sinceridade e inocência de Pedrão, fizeram com que ele se tornasse um grande meme brasileiro.

E dica! Nesse meme, quanto mais você assistir, mais engraçado fica.

6. Serjão berranteiro (2012)

Serjão berranteiro viralizou na internet depois de uma entrevista para o canal TV Goiânia, onde ele mesmo se intitulava “matador de onça”.

Durante a entrevista, Serjão contou sobre sua coragem ao encarar o felino. Alguns momentos marcantes, como o grito que ele solta para imitar a onça, ou quando ele toca seu berrante, ficaram gravados na memória dos brasileiros.

E esse é Serjão Berranteiro, que "com fé no pai eterno aqui está, firme e forte para seu berrante tocar". :D

7. Rei do camarote (2013)

O meme do Rei do Camarote surgiu de uma matéria produzida pela VEJA São Paulo, que mostrava os hábitos de paulistanos que costumavam gastar muito em camarotes de casas noturnas.

Um dos entrevistados foi o empresário Alexander Augusto de Almeida, que afirmava gastar até 50 mil reais em uma única noite.

Durante a matéria, ele ensinou quais seriam os “10 mandamentos do rei do camarote”. Algumas dessas regras seriam: usar sempre roupas de grife, ter um carrão e ir para a balada com seguranças!

O vídeo com os “mandamentos do rei do camarote” alcançou cerca de 4 milhões de visualizações em menos de uma semana. Mas o que Alexander não sabia é que toda a sua ostentação iria virar meme na internet.

Frases como “agregar valor”, “eu já transei com mulher na balada” e “champagne é status” acabaram viralizando nas redes sociais.

8. Quero café (2013)

Esse senhorzinho ficou conhecido pela sua indignação. Durante uma entrevista sobre o tempo de espera em um hospital, um senhor invadiu a frente das câmeras para exclamar um pedido bem inusitado: QUERO CAFÉEEE!

Meio sem entender a própria explosão, ele faz mais algumas reclamações, sem conseguir encerrar a ideia direito. Por fim, ele pede desculpas e se retira.

Apesar da sua aparição muito rápida pela televisão, o velhinho estressado se consagrou na internet com meme, e seu grito "quero café" foi repetido muitas vezes pelos amantes da bebida.

9. Pelézinho, o gênio da matemática (2014)

Neste meme, um menino chamado Lucas aparece respondendo perguntas de matemática que alguém está lhe fazendo.

A maioria das contas são bem simples como "quanto é 2 + 1" ou "quanto é 10 + 3". Acontece que Lucas, também conhecido pelo apelido de Pelpezinho, erra quase todas as respostas, enquanto a outra pessoa fica afirmando que ele acertou, dizendo um "acertô miseravi".

O vídeo com os erros do menino acabou viralizando, e ele se tornou conhecido como o "gênio da matemática".

10. Bambam bodybuilder (2016)

Quem se lembra do Bambam surtando na academia junto com seu treinador? Apesar desse ser um meme mais recente, já conseguiu se consagrar como um dos melhores memes brasileiros de todos os tempos. 

Em 2016, o ex-bbb resolveu mostrar que estava em uma nova fase da sua vida: de fisiculturista. 

Em um dos vídeos postados, a “energia” de Bambam e do seu treinador chegou a assustar muitas pessoas. Durante o treino, ele grita, rasga a blusa, exibe os músculos, e urra o seu famoso BIIIRRLL.

11. Bônus: Inês Brasil

Por último, mas não menos importante nós temos ela: a rainha Inês Brasil!

Inês viralizou com seu vídeo de inscrição para o BBB 2015. Apesar de não ter conseguido entrar na casa, o vídeo foi tão icônico que acabou ficando conhecido em toda a internet.

Nele, Inês rebola, pula, se joga no chão, além de pedir ajuda a Deus e às criancinhas para entrar no programa.

O vídeo acabou ganhando vários remixes e versões, como o Scream & Shout Graças a Deus, uma paródia da música Scream & Shout de Will.i.am e Britney Spears.

Além disso, suas frases e poses acabaram virando meme e dominando as redes sociais. E até hoje ela mantém seu reinado, chegando a aparecer em um comercial da Netflix, e sendo usada em figurinhas e stickers de aplicativos de conversa, como Whatsapp e Telegram. 

Agora que você conheceu esses memes clássicos da internet brasileira, veja também os melhores memes de 2019!

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).