Ser muita areia para o caminhão


Muita areia para o caminhão é uma expressão popular usada em situações onde a pessoa não estaria preparada para conquistar ou obter determinada coisa.

Esta frase costuma ser comum em ocasiões que envolvem relacionamentos amorosos, representando a opinião de alguém sobre a incompatibilidade que o casal apresenta. 

Exemplo:

Melhor nem tentar. Ela é muita areia para o seu caminhão!

Em resumo, quando se diz que alguém é "muita areia para o seu caminhão" ou "muita areia para o seu caminhãozinho" significa que a pessoa não tem capacidades ou características atrativas para conquistar a outra.

Esta expressão popular faz referência a incapacidade que um caminhão pequeno teria em transportar grandes quantidades de terra. Somente um grande veículo poderia aguentar uma carga de tal magnitude.

Da mesma forma, teoricamente, a expressão diz que a pessoa que se deseja conquistar é "superior" ao conquistador. Ou seja, este último não teria chances de atrair a atenção ou interesse da primeira.

Exemplos:

Você é muita areia pro caminhão dele, e como ele não consegue dar conta prefere fugir...

Como já o velho ditado: ela é muita areia pro caminhão dele!

Mesmo sendo comum o uso no contexto de "conquista amorosa", a expressão "muita areia para seu / meu caminhão" também pode ser aplicada em outras situações.

Exemplo:

Recebi uma proposta para liderar o grupo de pesquisa, mas recusei. Cheguei a conclusão de que seria muita areia para o meu caminhão. 

Veja também: Não é para seu bico.