Gírias e abreviações mais usadas do WhatsApp


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

As gírias e abreviações de palavras são muito comuns nas conversas no WhatsApp, ajudando os usuários se expressarem melhor ou mais rápido. Mas, algumas delas, podem causar certa confusão, seja pela complexidade da sigla ou por serem em outros idiomas.

Para você não se perder nos bate-papos, montamos uma lista com as gírias e abreviações mais usadas no WhatsApp!

BPN: Sigla de "Boa pra nóis" ou "Bom pra nóis". Por exemplo: "Hoje o dia foi bpn."

BTF: Abreviação da expressão "boto fé". É usada para concordar com algo que foi dito anteriormente ou para demonstrar a confiança em algo ou alguém. Por exemplo:
"- Acho que o Valter vai chegar na Lu hoje.
- Po, BTF! "

CTT: Significa "contato". Por exemplo: "Salva o meu ctt aí no seu celular, po!"

DMR: Abreviação para a gíria “demorou”. É um modo de confirmar algo. Por exemplo:
"-Vou passar na sua casa hoje.
- DMR".

FDS: abreviação para "final de semana" ou "fim de semana".

FLW: Abreviação da palavra "falou". É usada para afirmar algo ou para se despedir. Por exemplo:
"- A festa vai ser às 19h, ok?
- Flw, eu te encontro lá".

MDM: Abreviação de "melhor do mundo".

MDS: Sigla para "Meu Deus". Normalmente, usada para indicar espanto. Por exemplo: "MDS, é hoje a final do campeonato?".

MVD: Essa gíria pode ter dois significados: "malvado" ou "minha vida".

MV: Outra variação de "minha vida".

PDC: Abreviação para “pode crer”. Pode ser usado para confirmar que entendeu ou concorda com algo que foi dito. Por exemplo: "Pdc, acho que você está certo".

PDP: Significa “pode pá". Serve para confirmar ou concordar com algo. Por exemplo:
"- É aí, vai na festa hoje?
- Pdp."

PLMD ou PLMDS: Abreviação de "pelo amor de Deus".

PLMNS: Abreviação para “pelo menos”. Por exemplo: "A festa foi cara, mas plmns estava muito boa".

PLV: Significa "palavra", no sentido de “te dou a minha palavra”. É uma forma de dizer que a pessoa pode confiar no que diz. Por exemplo: "PLV, cara, a Maria terminou com o Leandro ontem".

PPRT: Abreviação para “papo reto”. Usada para dizer que vai falar a verdade, sem enrolação. Por exemplo: "Vou mandar um pprt pro Elias".

PSE: Sigla para "pois é". Serve para concordar com algo que foi dito. Por exemplo:
"- Começaram as liquidações de inverno.
- PSE, eu vi".

PSR: Sigla para poser, que é como são chamadas as pessoas que fingem ser o que não são. Por exemplo: "Viu a roupa de roqueiro do Luís? É muito psr mesmo!".

RD: Significa “rodado” ou “rodada”. Usada para falar de alguém que já ficou com muitas pessoas. Outro termo usado para isso é o “erridê”, escrevendo do jeito como a sigla é falada. Por exemplo: "Ah, não sei se quero ficar com o João, ele é muito RD".

RS: Significa risos. Pode ser usada para indicar uma risada normal, mas geralmente é usado no fim de frases para indicar ironia. Por exemplo: "Tudo bem, eu nem queria ir lá mesmo, rs".

SFD: Significa “safado” ou “safada”.

SLA: Abreviação de "sei lá". Por exemplo:
"- Vamos correr amanhã?
- SLA, estou com preguiça".

SLK ou SLC: Abreviação para “sê é loko”, uma adaptação de “você é louco”. Usado para expressar espanto ou surpresa. Por exemplo: "Slk de ir naquele lugar hoje!".

SMDD: Significa “sem maldade”. Usada quando você quer ser muito sincero com alguém, mesmo que não seja uma coisa boa de se falar. Por exemplo: "Você é bonita, mas, smdd, acho que essa roupa não ficou legal".

SQN: Significa “só que não”. Serve para ironizar, negando algo que você acabou de dizer. Por exemplo: "Nossa, o João entende muito de política, sqn".

SV: Abreviação para "suave".

TLG: Sigla de “tá ligado?”. Utilizada para confirma se entenderam o que foi dito ou se sabe sobre algo. Por exemplo: "Não vai ter aula hoje, tlg?".

TMJ ou TJ: Abreviação de “tamo junto”. Usado para mostrar apoio a alguém. Por exemplo: "É isso aí, irmão, tmj".

TQR: Significa “tem que respeitar”. Por exemplo: "A Maria mal entrou e já subiu de cargo na empresa, tqr".

VDB: Sigla para “vai dar bom”. Usada para dizer que vai dar tudo certo. Por exemplo: "Estou confiante na prova de hoje, vdb".

Abreviações e gírias em inglês

IKR: Sigla de I know, right?. A tradução literal é "Eu sei, certo?", mas é usada quando se quer dizer algo como "Eu sei, né?". Por exemplo:
"- Eu odeio acordar cedo.
- IKR?".

LOL: Sigla de Laughing Out Loud, que significa "rindo alto". Também pode significar Lots Of Laugh, ou seja, "muitas risadas". É usada para demonstrar que achou algo muito engraçado. Por exemplo: "Não acredito que você caiu daquele jeito, lol".

MB: Sigla de My bad, que, em inglês, significa algo como "foi mal".

NSFW: Sigla para a frase Not safe for work, ou seja, "não é seguro no trabalho". Serve para indicar que será enviado ou compartilhado algum conteúdo impróprio ou adulto.

OMG: Sigla de Oh my God, que significa "Oh meu Deus". Serve para expressar espanto ou surpresa. Por exemplo: "Omg, você viu o que aconteceu com a Joana?".

PDSM: Significa Public Display of Sexual Malfunction, ou seja, essa sigla é usada para dizer que a pessoa ficou excitada em público. Por exemplo: "Cara, tive uma pdsm na rua hoje, que vergonha!".

PLS: Abreviação de Please, que significa "Por favor".

TKS: Abreviação de Thanks, que significa "Obrigado(a)".

Up: significa "em cima", em inglês. O termo é usado em fóruns e conversas na internet para "subir" uma discussão, para que volte a ter destaque e seja vista por mais usuários.

WTF: Sigla para What the F*ck, que seria o nosso equivalente para "que m3rd@ é essa?". É usada para mostrar espanto ou indignação. Por exemplo: "Você viu o que aquele menino está falando? Wtf?".

Outras siglas e abreviações usadas na Internet

BFF: Sigla para Best Friends Forever, que, em inglês, quer dizer "melhores amigos(as) para sempre".

DIY: Significa Do it yourself, que, em inglês, significa "faça você mesmo". É muito usada em tutoriais na Internet.

F4F: Significa follow for follow que, em português, significa algo como "me segue que eu te sigo". É uma proposta para conseguir mais seguidores nas redes sociais.

FB: Abreviação de Facebook.

IG: Abreviação de Instagram.

MP: Sigla para "Mensagem Privada".

PVT ou PVD: Siglas para Private ou "Privado". Usado para indicar que você irá mandar uma mensagem privada para a pessoa.

RT: Abreviação de “Retweet”. O termo surgiu na rede social Twitter para indicar que um conteúdo está sendo repostado, ou seja, que foi criado por um usuário e outra pessoa decidiu publicar também, dando os devidos créditos.

S2: A letra S e o número 2, quando usados juntos nessa ordem, formam algo que se assemelha a um coração. Por isso, são usados para demonstrar amor, afeto ou carinho por algo ou alguém.

SDV: Sigla de "sigo de volta". É muito popular no Instagram e costuma ser usada para conseguir mais seguidores na rede social.

SZ: é um coração estilizado. Mais usado para indicar o amor entre amigos.

TBT: É uma das hashtags mais usadas no Instagram. TBT é uma sigla de throwback thursday que, em inglês, significa algo como"quinta-feira do regresso". Costuma ser usada às quintas para relembrar momentos importantes ou de que tem saudades.

TT: Abreviação de Twitter.

Wpp: Abreviação para WhatsApp.

As abreviações simples e seus significados

Para aqueles que estão começando a se aventurar agora nas conversas online, selecionamos as abreviações mais comuns da rede.

agr: agora

amg: amigo

Bb: bebê

bbc ou bbk: babaca

Bjs: beijos

Blz: beleza

cvs: conversa

dlç: delicia

glr: galera

mlk: moleque

msm: mesmo

Ngm: ninguém

obg: obrigado

Sdds: saudades

smp: sempre

td: tudo

tdb: tudo bem?

tds: todos ou todas

vdd: verdade

Veja também:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.