Corno


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Corno é como é chamada uma pessoa traída por seu parceiro ou parceira, seja em um namoro ou casamento. Popularmente, se diz que alguém traído ganha um par de chifres. Esses apêndices que alguns animais têm na cabeça que também recebem o nome de cornos.

É provável que o termo seja usado para se referir à infidelidade há milhares de anos. Estudos etimológicos identificaram que no Século II o adivinho profissional grego Artemidoro de Éfeso usou o termo kérata poiein. A tradução da expressão seria algo como “fazer corno a, enganar um marido".

Outros termos usados são chifrudo ou cornudo.

De onde vem o termo Corno?

Touro marrom olhando para a câmera em uma estrada

Há diversas especulações sobra a associação do par de chifres a uma pessoa traída, mas nenhuma é comprovada. Uma delas diz que o termo corno pode ter sido originado da observação do comportamento sexual das vacas, que não se atêm a um único macho.

Outra teoria sugere que, na Europa Medieval, o homem traído deveria recuperar sua honra matando a esposa e o amante. Caso não conseguisse, seria humilhado usando um capacete com chifres de touro.

Dor-de-corno

Dor-de-corno é uma expressão usada, principalmente em tom satírico, quando alguém descobre a traição e quer curar sua dor. Pode ser se embebedando, ouvindo músicas tristes ou mesmo se vingando.

Há muitos humoristas, como o cearense Falcão, que fazem piadas sobre como cada um encara essa situação, criando tipos de corno. São elas:

  • Corno manso: sabe que é corno, mas não quer arrumar confusão, então não faz nada.
  • Corno enrustido: até sabe que é corno, mas não assume.
  • Corno raivoso: quer brigar ou se vingar quando descobre que é corno.
  • Corno assumido: sabe que é corno e até fica contando para os outros.
  • Corno desinformado: todo mundo sabe, menos ele.

Memes de corno

corno meme

Meme corno é sempre o último a saber com Runhinho

Meme tem um corno me olhando

Meme Nazaré corna

Meme expectativa e realidade apõs descobrir que é corno

Transporte público terá acessibilidade especial para cornos em 2019 pic.twitter.com/nu7PqHyZoD

— Jornal Metrópole (@cnt_pr) 10 de novembro de 2018

Veja também:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.