Tênis rosa ou verde


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

“Tênis rosa ou verde” se refere a um viral que discute qual a verdadeira cor de um tênis, que para uns aparece rosa e branco, enquanto outros enxergam verde e cinza.

A brincadeira viralizou em 2017, porém acabou retornando às redes sociais em maio de 2019, se espalhando pelo Instagram, Twitter, Facebook e em correntes no WhatsApp.

Parte das pessoas vê o tênis rosa, com o cadarço e acabamento branco, já outras pessoas veem o tênis cinza com acabamentos verde-água.

Tênis rosa ou verde
Você enxerga esse tênis rosa e branco ou cinza e verde?

Uma enquete realizada no BuzzFeed pediu a opinião dos seus usuários, e das mais de 450 mil pessoas, 87% disseram que enxergavam o tênis cinza e verde.

Mas qual a verdadeira cor do tênis?

De acordo com a marca criadora do tênis, a versão correta é rosa e branco. Porém, um filtro azulado utilizado em cima da fotografia causa essa impressão de que o tênis seja cinza.

Usando um aplicativo para corrigir o tom de branco da fotografia, é possível confirmar que o verdadeiro tom é o rosa.

THE REAL SHOE IS PINK & WHITE OKAY⁉️The second pic was with flash & darkened, so it looks teal & gray. (depends on what lighting ur in) pic.twitter.com/FlbO3OEEuC

— alisha 🙊 (@zjmah) 11 de outubro de 2017

E qual é a explicação dessa diferença da visão das pessoas?

Uma imagem compartilhada junto com a foto do tênis trazia uma "explicação" para esse fenômeno, dizendo que as pessoas viam cores diferentes de acordo com o lado predominante do cérebro de cada um, sendo que quem tem dominância do lado esquerdo do cérebro enxergaria o tênis cinza e verde, e as pessoas com dominância do lado direito enxergariam rosa e branco.

Porém, de acordo com o neurologista Rafael Monteiro, essa informação compartilhada na corrente é baseada em uma teoria que não tem qualquer comprovação científica.

Lado esquerdo e lado direito

Na verdade, essa diferença ocorre por uma característica do nosso sistema de percepção de cores, que tenta fazer com que as cores pareçam consistentes sob variados tipos de iluminação.

Seu cérebro assume automaticamente as cores que você está vendo, assim como a iluminação do local. Se ele interpreta que a imagem usa uma luz natural, você vai ver a imagem de uma cor, mas se ele interpreta que foi usada iluminação artificial, ele vai ver de outra cor.

Conheça também outras ilusões de ótica que bombaram na internet!

Atualizado em
Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).