Tênis rosa ou verde


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

“Tênis rosa ou verde” se refere a um viral que discute qual a verdadeira cor de um tênis, que para uns aparece rosa e branco, enquanto outros enxergam verde e cinza.

A brincadeira viralizou em 2017, porém acabou retornando às redes sociais em maio de 2019, se espalhando pelo Instagram, Twitter, Facebook e em correntes no WhatsApp.

Parte das pessoas vê o tênis rosa, com o cadarço e acabamento branco, já outras pessoas veem o tênis cinza com acabamentos verde-água.

Tênis rosa ou verde
Você enxerga esse tênis rosa e branco ou cinza e verde?

Uma enquete realizada no BuzzFeed pediu a opinião dos seus usuários, e das mais de 450 mil pessoas, 87% disseram que enxergavam o tênis cinza e verde.

Mas qual a verdadeira cor do tênis?

De acordo com a marca criadora do tênis, a versão correta é rosa e branco. Porém, um filtro azulado utilizado em cima da fotografia causa essa impressão de que o tênis seja cinza.

Usando um aplicativo para corrigir o tom de branco da fotografia, é possível confirmar que o verdadeiro tom é o rosa.

THE REAL SHOE IS PINK & WHITE OKAY⁉️The second pic was with flash & darkened, so it looks teal & gray. (depends on what lighting ur in) pic.twitter.com/FlbO3OEEuC

— alisha 🙊 (@zjmah) 11 de outubro de 2017

E qual é a explicação dessa diferença da visão das pessoas?

Uma imagem compartilhada junto com a foto do tênis trazia uma "explicação" para esse fenômeno, dizendo que as pessoas viam cores diferentes de acordo com o lado predominante do cérebro de cada um, sendo que quem tem dominância do lado esquerdo do cérebro enxergaria o tênis cinza e verde, e as pessoas com dominância do lado direito enxergariam rosa e branco.

Porém, de acordo com o neurologista Rafael Monteiro, essa informação compartilhada na corrente é baseada em uma teoria que não tem qualquer comprovação científica.

Lado esquerdo e lado direito

Na verdade, essa diferença ocorre por uma característica do nosso sistema de percepção de cores, que tenta fazer com que as cores pareçam consistentes sob variados tipos de iluminação.

Seu cérebro assume automaticamente as cores que está vendo, assim como a maneira que a imagem foi iluminada. Se ele interpreta que a imagem usa uma luz natural, você vai ver a imagem de uma cor, mas se ele interpreta que foi usada iluminação artificial, mais azulada, ele vai ver de outra cor.

Outros virais e ilusões de ótica

Blusa azul e branca

Azul e branca ou bege e branco? Aliás, essa camisa dividiu muito mais opiniões, já que tem gente que também a enxerga verde e dourada, azul e preto ou preto e marrom.

Os questionamentos sobre a cor dessa blusa começaram em 2016, por causa de um post no Tumblr.

As pessoas viam tantas combinações de cores diferentes que chegaram a criar uma pesquisa do BuzzFeed. O resultado foi que 71% dos entrevistados a enxergam azul e branco, 10% disseram preto e marrom, 8% viram verde e dourado e 5% verde e marrom. Os outros 6% ficaram tão confusos que nem quiseram opinar.

Vestido azul e preto ou branco e dourado?

vestido azul e dourado

Esse vestido foi o primeiro a dividir a opinião da rede por causa de sua cor, chegando a ficar mundialmente conhecido como #TheDress (o vestido).

A foto do vestido foi vista a primeira vez em uma postagem no Tumblr em 2015, que pedia que os usuários identificassem qual a cor do vestido: preto e azul ou branco e dourado.

No dia 26 de fevereiro, o BuzzFeed postou uma enquete pedindo aos leitores que identificassem a cor do vestido. Dentro de 10 horas a pesquisa recebeu quase 2 milhões de votos, com 72% selecionando branco e dourado, enquanto 28% falaram azul e preto.

Logo depois, o BuzzFeed publicou um segundo post revelando que na verdade o vestido era azul e preto, após encontrar o modelo para comprar em uma loja.

Foto vestido loja

O sapato (#theshoe)

Em julho de 2015, o usuário do Twitter publicou uma fotografia de um sapato feminino ao lado de dois vidros de esmalte em diferentes tons de violeta, perguntando “qual cor combina melhor com o sapato?”.

No mesmo dia, os usuários do Twitter começaram a debater qual cor de esmalte combinava, utilizando a hashtag #TheShoe (osapato). Algumas pessoas ficavam confusas sobre qual esmalte pareceria mais, enquanto outras nem mesmo conseguiam ver a diferença entre as duas cores.

De acordo com o site Inside Science, as pessoas que não conseguem ver dois vidros de cores diferentes não possuem a visão de cores periféricas, e por isso não distinguem entre as duas sombras. No mesmo artigo, eles mostraram uma análise dos valores RGB na imagem, determinando que o tom do sapato estava ligeiramente mais próximo do esmalte da direita.

cores esmalte

O que achou dessas ilusões? Você vê as mesmas cores que a maioria ou diferente?

Veja também:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).