Waifu é um termo usado entre os fãs de anime e mangá japonês, que significa esposa.
Esse termo vem de uma adaptação japonesa da palavra “wife” (esposa em inglês), e é usado pelos fãs para se referir à uma personagem que ele goste muito. Em alguns casos, a pessoa chega a ter atração física por ela, e gostaria de se casar caso fosse real.
De onde veio esse termo?
O termo Waifu é utilizado de forma coloquial por homens asiáticos, para se referir às suas esposas.
Porém, o termo ganhou popularidade no mundo Otaku em 2002, a partir de uma cena do anime Azumanga Daioh. Nela, um professor pervertido deixa cair de seu bolso a foto de uma mulher, que as alunas descobrem ser sua esposa.
Veja a cena e o diálogo a seguir:
- Takino Tomo: O que é isso? Uma foto de mulher?
- Kasuga Ayumu: Ela é linda.
- Takino Tomo: Quem é ela?
- Sr. Kimura: Mai waifu (Minha esposa).
- Todos: Impossível!
Husbando e Bossu
Husbando segue a mesma lógica de Waifu, sendo uma maneira adaptada de se falar “husband”, que significa "marido" em inglês. Outra expressão usada é Mai Bossu, que vem do termo “my boss”, ou seja, "meu chefe".
Esse tipo de adaptação asiática das palavras em inglês é chamado de Engrish.
Os termos Waifu e Husbando eram usados originalmente quando a pessoa tinha uma obsessão por personagens de anime ou mangá. Porém, atualmente o termo passou para o ocidente, sendo usado também para se referir à atores ou cantores, e em alguns casos pode ser visto como um sinônimo de “crush”.
Dakimakura: o travesseiro que virou waifu
Waifu também é o nome que algumas pessoas usam para se referir à um tipo de travesseiro usados por otakus, que levam a estampa de suas personagens favoritas, ou seja, suas “waifus”.

Esses travesseiros se chamam “dakimakura”, e em algumas vezes chegam a ter o tamanho de uma pessoa real. Alguns otakus mais extremos chegam a levar suas “waifus” para restaurantes ou outros lugares públicos.
Veja também: