Waifu


Waifu é um termo usado entre os fãs de anime e mangá japonês, que significa esposa.

Esse termo vem de uma adaptação japonesa da palavra “wife” (esposa em inglês), e é usado pelos fãs para se referir à uma personagem que ele goste muito. Em alguns casos, a pessoa chega a ter atração física por ela, e gostaria de se casar caso fosse real.

De onde veio esse termo?

O termo Waifu é utilizado de forma coloquial por homens asiáticos, para se referir às suas esposas.

Porém, o termo ganhou popularidade no mundo Otaku em 2002, a partir de uma cena do anime Azumanga Daioh. Nela, um professor pervertido deixa cair de seu bolso a foto de uma mulher, que as alunas descobrem ser sua esposa.

Veja a cena e o diálogo a seguir:

  • Takino Tomo: O que é isso? Uma foto de mulher?
  • Kasuga Ayumu: Ela é linda.
  • Takino Tomo: Quem é ela?
  • Sr. Kimura: Mai waifu (Minha esposa).
  • Todos: Impossível!

Husbando e Bossu

Husbando segue a mesma lógica de Waifu, sendo uma maneira adaptada de se falar “husband”, que significa "marido" em inglês. Outra expressão usada é Mai Bossu, que vem do termo “my boss”, ou seja, "meu chefe".

Esse tipo de adaptação asiática das palavras em inglês é chamado de Engrish.

Os termos Waifu e Husbando eram usados originalmente quando a pessoa tinha uma obsessão por personagens de anime ou mangá. Porém, atualmente o termo passou para o ocidente, sendo usado também para se referir à atores ou cantores, e em alguns casos pode ser visto como um sinônimo de “crush”.

Dakimakura: o travesseiro que virou waifu

Waifu também é o nome que algumas pessoas usam para se referir à um tipo de travesseiro usados por otakus, que levam a estampa de suas personagens favoritas, ou seja, suas “waifus”.

dakimakura
Homem saltando de paraquedas com sua "waifu"

Esses travesseiros se chamam “dakimakura”, e em algumas vezes chegam a ter o tamanho de uma pessoa real. Alguns otakus mais extremos chegam a levar suas “waifus” para restaurantes ou outros lugares públicos.

Veja também o significado de Senpai e Kouhai