Otaku (オタク) é uma expressão japonesa utilizada no ocidente para se referir aos fãs de animes e mangás (os desenhos animados e quadrinhos típicos do Japão), ou de cultura pop japonesa em geral.
Enquanto isso, no Japão, o termo serve para designar pessoas que são fãs extremistas de qualquer assunto, como jogos, esportes, programas de tv, entre outros.
No Japão, a imagem do Otaku é atrelada a ideia de indivíduos que se isolam socialmente, dedicando seu tempo apenas para seu hobby, sem sair de suas casas. Por isso, muitas vezes "Otaku" é visto como um termo pejorativo no Japão.
Gírias usadas por Otakus
Como os Otakus vivem imersos na cultura pop japonesa, eles possuem muitas gírias e expressões próprias, tiradas de animes, mangás e games. Veja então algumas das gírias mais usadas pelos Otakus, em ordem alfabética.
Anime
Anime é um termo japonês para "animação" ou "desenho animado". Porém, entre os Otakus, somente é considerado "anime" as animações produzidas no Japão.
Baka
Significa o mesmo que estúpido, idiota, tolo. Esta palavra aparece frequentemente em diálogos de anime, e é muito usada pelos Otakus.
Cosplay

É a prática de se vestir como personagens de anime e mangás. Existem diversos concursos de melhores cosplayers, que envolvem tanto os trajes e maquiagem, como apresentações.
Fanfic
Fanfic ou fanfiction são ficções criada por fãs, que utilizam personagens de animes já existente para criar sua própria história baseada nele.
Hentai
Hentai é um gênero de anime e mangá que envolve imagens sexuais explícitas.
Kawaii
Expressão japonesa que significa "fofa" ou "adorável". A palavra denota traços muito além da aparência, como vulnerabilidade e inocência.
Mangaká
Termo japonês para autores de mangá.
Oneesan
Termo japonês para irmã mais velha.
Oniisan
Termo japonês para irmão.
OTP (One True Pairing)
OTP é a sigla de One True Pairing ("um par verdadeiro", em português), expressão usada para se referir a combinação única de dois personagens em uma história, formando um casal perfeito do ponto de vista do fã.
Senpai
Senpai é um modo de tratamento honorífico japonês, usado para expressar que determinada pessoa tem mais experiência do que outra, agindo como um mentor, professor, mestre, etc. É uma palavra que conota grande respeito e admiração.
Veja mais sobre Senpai e Houhai.
Shippar
Shippar é uma gíria usada para representar a torcida de um fã pela união de dois personagens.
Shojo ou Shoujo
Uma categoria de anime e mangá que tem como alvo meninas jovens. Caracterizado por um estilo romântico e emotivo, com tramas que se concentram em relacionamentos e seu conflitos.
Shonen ou Shounen
Uma categoria de mangá e anime que tem como alvo meninos e homens jovens. Costuma contém muita ação.
Waifu
Waifu é um termo usado entre os fãs de anime e mangá japonês, que significa esposa.
Esse termo vem de uma adaptação japonesa da palavra “wife” (esposa em inglês), e é usado pelos fãs para se referir à uma personagem que ele goste muito.
Leia mais sobre Waifu e Husbando.
YAOI
Histórias que envolvem relacionamentos românticos entre homens.
Yuri
Gênero de anime e mangá que retrata relacionamentos românticos entre duas personagens femininas.
A origem do termo “Otaku”
A palavra Otaku era usada no Japão como um tratamento formal para se referir à sua casa, lar, ou até mesmo família. O termo vem da palavra “taku”, que significa “casa”, em japonês.
Porém, com o tempo, essa palavra começou a ser usada para se referir às pessoas que passam muito tempo dentro de casa, jogando, assistindo animes ou conectado à Internet, se isolando da sociedade.
A chegada ao ocidente e ressignificação do termo
O termo “Otaku” chegou ao ocidente por meio do filme "Otaku no Video”, lançado pelo Studio Gainax em 1991.
O filme mostrava cenas de anime, e relatava a vida de pessoas fanáticas por essas animações, fazendo com que inicialmente o termo também fosse visto de forma pejorativa no ocidente. Porém, com a popularização mundial do anime e da cultura pop japonesa, o termo acabou mudando seu significado.
Atualmente, a maioria dos países do ocidente associam o termo Otaku especificamente aos fãs de anime e mangá, mas não de uma forma negativa.
Otaku e Otome
No ocidente, o termo “Otome” passou a ser utilizado para se referir ao feminino de Otaku, ou seja, às meninas fãs de anime e mangás japoneses. Porém, a palavra “Otome” também possui um significado muito diferente no Japão, sendo traduzida como “senhorita” ou “donzela”.
Apesar do uso ocidental do termo “otome”, Otaku é uma palavra unissex, podendo ser usada para ambos os gêneros.
Encontros de Otakus

Em todo o mundo, ocorrem eventos de anime que reúnem fãs de animes, mangás, gamers e outros assuntos relacionados à cultura pop japonesa. Esses eventos costumam ter campeonatos de videogames, apresentações com fantasias de personagens (cosplay), atividades, jogos e atrações como dubladores e bandas, que geralmente cantam músicas de anime.
Além disso, os eventos costumam contém vários estandes e lojas com produtos ligados à esse mundo, como action figures (bonequinhos de personagens), acessórios, roupas e mangás.
Veja também: