Gírias Otaku e palavras em japonês para fãs da cultura pop japonesa


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Otaku (オタク) é uma expressão japonesa utilizada no Ocidente para se referir aos fãs de animes e mangás (os desenhos animados e quadrinhos típicos do Japão), ou de cultura pop japonesa em geral. Imersos neste universo, os otakus possuem muitas gírias e expressões próprias, tiradas de animes, mangás e games. E você confere agora as principais gírias e expressões otakus, além de outras palavras em japonês de uso muito comum neste contexto.

Anime

Anime é um termo japonês para "animação" ou "desenho animado". Porém, entre os Otakus, somente é considerado "anime" as animações produzidas no Japão. É uma forma de diferenciar a produção de animações do país de séries ou filmes animados de outros países.

Arigatou

Palavra em japonês que pode ser traduzida para obrigado/obrigada.

Baka

Significa o mesmo que estúpido, idiota, tolo. Esta palavra aparece frequentemente em diálogos de anime, e é muito usada pelos Otakus.

Chan

Esta palavra é um dos honoríficos usados no Japão, sufixos falados após o nome da pessoa com quem você está falando e que podem indicar a relação que você tem com essa pessoa. Neste caso, "Chan" pode ser colocado após o nome de alguém por quem a pessoa que fala tem bastante carinho.

Cosplay

Cosplay Naruto
Cosplay do personagem Naruto Uzumaki

É a prática de se vestir como personagens de animes e mangás. Existem grandes eventos de cultura pop japonesa que contam com concursos de melhores cosplayers, que envolvem tanto os trajes e maquiagem, como apresentações.

Daijoubu

Esta expressão pode ser usada no mesmo sentido de "tudo bem", para informar que tudo está em segurança e bem. Pode ser utilizada também em situações em que se quer negar educadamente algo que lhe foi oferecido, como se dissesse "não, obrigado, estou bem".

Dattebayo

A expressão ganhou grande popularidade desde que foi dita repetidas vezes por Naruto Uzamaki, no anime Naruto. A verdade, contudo, é que ela não tem um significado próprio. Trata-se apenas uma marca do personagem, algo que ele gosta de dizer.

Doujinshi

Doujinshi é uma espécie de mangá curto feito por fãs. Geralmente são comercializados em eventos de animes e mangás. Há ainda uma categoria de doujinshi sem uma história, apenas pequenas compilações de arte, neste caso, publicadas por artistas famosos. Embora não seja muito conhecido no ocidente, é uma forma de publicação muito importante na cultura de anime.

Fanfic

Fanfic ou fanfiction são histórias de ficção criada por fãs, que utilizam personagens de animes já existentes para criar sua própria história baseada nele.

Ganbatte

Expressão usada para incentivar um amigo. Pode ser interpretada como "acredito em você", "você consegue".

Gomenasai

Expressão usada para pedir desculpas ou licença.

Hentai

Hentai é um gênero de anime e mangá que envolve imagens sexuais explícitas.

Kawaii

Expressão japonesa que significa "fofa" ou "adorável". A palavra denota traços muito além da aparência, como vulnerabilidade e inocência.

Kouhai

Um honorífico usado para falar com pessoas em "posições inferiores" ou iniciantes. Comumente visto em conversas com calouro, novatos em um trabalho ou estudantes mais novos. Similar ao que conhecemos como "júnior".

Kun

Este honorífico é usado por pessoas em cargos ou posições superiores que falam com outras em posições consideradas inferiores, mas ainda em uma relação de respeito. Exemplo: um professor falando com um aluno. Como os demais honoríficos, o sufixo vem após o nome da pessoa com quem se fala.

Mangaká

Termo japonês para autores e desenhistas de mangá.

Moe

Esta palavra se refere ao sentimento bom que um personagem de anime causa no otaku, a fofura que provoca ao vê-lo, o carinho e a vontade de proteger esse personagem.

Nani

Pode ser traduzido como a pergunta "O que?". Assim como em outros idiomas, pode ser usado como pergunta, dúvida, ou para demonstrar grande espanto.

Oneesan

Termo japonês para irmã mais velha.

Onegaishimasu

Em tradução livre, a expressões quer dizer "por favor".

Oniisan

Termo japonês para irmão.

Otakus

No Ocidente, o termo "otaku" teve seu significado "amenizado", referindo-se apenas a pessoas que são fãs da produçã cultural pop japonesa. No Japão, contudo, o termo serve para designar pessoas que são fãs extremistas de qualquer assunto, como jogos, esportes, programas de tv, entre outros.

Por indicar um exagero de forma negativa, o tempo muitas vezes é visto como pejorativo no Japão. Isso porque lá a imagem do Otaku é atrelada a ideia de indivíduos que se isolam socialmente, dedicando seu tempo apenas para seu hobby, sem sair de suas casas.

OTP (One True Pairing)

OTP é a sigla de One True Pairing ("um par verdadeiro", em português), expressão usada para se referir à combinação única de dois personagens em uma história, formando um casal perfeito do ponto de vista do fã.

Raw

A expressão em inglês pode ser traduzida como "cru", algo original sem modificações. No mundo de fãs de animes é usada para se referir às produções que ainda não possuem legendas ou traduções, sejam animes ou mangás.

Sama

Honorífico usado para falar respeitosamente com clientes ou convidados. Nos animes, é comum vermos seu uso também para divindades.

San

Um honorífico que representa uma relação de grande respeito. Indica que a pessoa que fala respeita aquele com quem está falando, como uma pessoa mais nova falando com uma mais velha. Como os demais honoríficos, o sufixo vem após o nome da pessoa.

Seichi Junrei

Essa expressão é como são designadas as famosas peregrinações de animes, ou seja, viagens que fãs de animes fazem para conhecer na vida real locais que foram representados nos animes.

Senpai

Um honorífico de respeito, é usado para falar com alguém que desempenha a mesma função que você, mas é mais velho, como um estudante veterano ou alguém em posição superior no trabalho. Similar ao que conhecemos como "sênior". É uma palavra que conota grande respeito e admiração.

Sensei

Este honorífico também é grande indicativo de respeito, mas se aplica apenas à relação estudante-aluno. É a forma respeitosa de um estudante se referir a seu mestre ou instrutor.

Shippar

Shippar é uma gíria usada para representar a torcida de um fã pela união de dois personagens. Vem da palavra em inglês "relationship", que significa "relacionamento".

SAIBA MAIS
Leia mais sobre Shippar

Shojo ou Shoujo

Uma categoria de anime e mangá que tem como alvo meninas jovens. Caracterizado por um estilo romântico e emotivo, com tramas que se concentram em relacionamentos e seu conflitos.

Shonen ou Shounen

Uma categoria de mangá e anime que tem como alvo meninos e homens jovens. Costuma contém muita ação.

Sugoi

Expressão usada para dizer que algo é incrível.

Waifu

Waifu é um termo usado entre os fãs de anime e mangá japonês, que significa "esposa". Esse termo vem de uma adaptação japonesa da palavra “wife” ("esposa" em inglês), e é usado pelos fãs para se referir à uma personagem que ele goste muito.

SAIBA MAIS
Leia mais sobre Waifu e Husbando.

Weeb

Esta gíria se popularizou no universo de fãs de animes, mas possui uma conotação negativa. Geralmente é usada para zombar de pessoas que estão sendo esnobes ao achar que sabem tudo sobre o Japão, a cultura japonesa e o mundo de animes, quando na verdade não sabem. Não é uma expressão educada, é considerada ofensiva.

YAOI

Histórias (mangás ou animes) que envolvem relacionamentos românticos entre homens.

Yamete kudasai

"Yamete kudasai" ou "yamero" são a forma imperativa da palavra Yameru, que significa "parar" ou "desistir". Logo, "Yamete kudasai" é um pedido ou uma ordem para que alguém pare ou desista de fazer algo.

Yuri

Gênero de anime e mangá que retrata relacionamentos românticos entre duas personagens femininas.

A origem do termo “Otaku”

Otaku

A palavra Otaku era usada no Japão como um tratamento formal para se referir à sua casa, lar, ou até mesmo família. O termo vem da palavra “taku”, que significa “casa”, em japonês.

Porém, com o tempo, essa palavra começou a ser usada para se referir às pessoas que passam muito tempo dentro de casa, jogando, assistindo animes ou conectado à Internet, se isolando da sociedade.

A chegada ao ocidente e ressignificação do termo

O termo “Otaku” chegou ao ocidente por meio do filme "Otaku no Video”, lançado pelo Studio Gainax em 1991.

O filme mostrava cenas de anime, e relatava a vida de pessoas fanáticas por essas animações, fazendo com que inicialmente o termo também fosse visto de forma pejorativa no ocidente. Porém, com a popularização mundial do anime e da cultura pop japonesa, o termo acabou mudando seu significado.

Atualmente, a maioria dos países do ocidente associam o termo Otaku especificamente aos fãs de anime e mangá, mas não de uma forma negativa.

Otaku e Otome

No ocidente, o termo “Otome” passou a ser utilizado para se referir ao feminino de Otaku, ou seja, às meninas fãs de anime e mangás japoneses. Porém, a palavra “Otome” também possui um significado muito diferente no Japão, sendo traduzida como “senhorita” ou “donzela”.

Apesar do uso ocidental do termo “otome”, Otaku é uma palavra unissex, podendo ser usada para ambos os gêneros.

Encontros de Otakus

Cosplayers
Cosplayers em Evento de Anime

Em todo o mundo, ocorrem eventos de anime que reúnem fãs de animes, mangás, gamers e outros assuntos relacionados à cultura pop japonesa. Esses eventos costumam ter campeonatos de videogames, apresentações com fantasias de personagens (cosplay), atividades, jogos e atrações como dubladores e bandas, que geralmente cantam músicas de anime.

Além disso, os eventos costumam contém vários estandes e lojas com produtos ligados à esse mundo, como action figures (bonequinhos de personagens), acessórios, roupas e mangás.

VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM!

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).