O que são Otakus e quais as gírias usadas por eles


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Otaku (オタク) é uma expressão japonesa utilizada no ocidente para se referir aos fãs de animes e mangás (os desenhos animados e quadrinhos típicos do Japão), ou de cultura pop japonesa em geral.

Enquanto isso, no Japão, o termo serve para designar pessoas que são fãs extremistas de qualquer assunto, como jogos, esportes, programas de tv, entre outros.

No Japão, a imagem do Otaku é atrelada a ideia de indivíduos que se isolam socialmente, dedicando seu tempo apenas para seu hobby, sem sair de suas casas. Por isso, muitas vezes "Otaku" é visto como um termo pejorativo no Japão.

A origem do termo “Otaku”

Otaku

A palavra Otaku era usada no Japão como um tratamento formal para se referir à sua casa, lar, ou até mesmo família. O termo vem da palavra “taku”, que significa “casa”, em japonês.

Porém, com o tempo, essa palavra começou a ser usada para se referir às pessoas que passam muito tempo dentro de casa, jogando, assistindo animes ou conectado à Internet, se isolando da sociedade.

A chegada ao ocidente e ressignificação do termo

O termo “Otaku” chegou ao ocidente por meio do filme "Otaku no Video”, lançado pelo Studio Gainax em 1991.

O filme mostrava cenas de anime, e relatava a vida de pessoas fanáticas por essas animações, fazendo com que inicialmente o termo também fosse visto de forma pejorativa no ocidente. Porém, com a popularização mundial do anime e da cultura pop japonesa, o termo acabou mudando seu significado.

Atualmente, a maioria dos países do ocidente associam o termo Otaku especificamente aos fãs de anime e mangá, mas não de uma forma negativa.

Otaku e Otome

No ocidente, o termo “Otome” passou a ser utilizado para se referir ao feminino de Otaku, ou seja, às meninas fãs de anime e mangás japoneses. Porém, a palavra “Otome” também possui um significado muito diferente no Japão, sendo traduzida como “senhorita” ou “donzela”.

Apesar do uso ocidental do termo “otome”, Otaku é uma palavra unissex, podendo ser usada para ambos os gêneros.

Encontros de Otakus

Cosplayers
Cosplayers em Evento de Anime

Em todo o mundo, ocorrem eventos de anime que reúnem fãs de animes, mangás, gamers e outros assuntos relacionados à cultura pop japonesa. Esses eventos costumam ter campeonatos de videogames, apresentações com fantasias de personagens (cosplay), atividades, jogos e atrações como dubladores e bandas, que geralmente cantam músicas de anime.

Além disso, os eventos costumam contém vários estandes e lojas com produtos ligados à esse mundo, como action figures (bonequinhos de personagens), acessórios, roupas e mangás.

Gírias usadas por Otakus

Como os Otakus vivem imersos na cultura pop japonesa, eles possuem muitas gírias e expressões próprias, tiradas de animes, mangás e games. Veja então algumas das gírias mais usadas pelos Otakus, em ordem alfabética.

Anime

Anime é um termo japonês para "animação" ou "desenho animado". Porém, entre os Otakus, somente é considerado "anime" as animações produzidas no Japão. 

Baka

Significa o mesmo que estúpido, idiota, tolo. Esta palavra aparece frequentemente em diálogos de anime, e é muito usada pelos Otakus.

Cosplay

Cosplay Naruto
Cosplay do personagem Naruto Uzumaki

É a prática de se vestir como personagens de anime e mangás. Existem diversos concursos de melhores cosplayers, que envolvem tanto os trajes e maquiagem, como apresentações.

Fanfic

Fanfic ou fanfiction são ficções criada por fãs, que utilizam personagens de animes já existente para criar sua própria história baseada nele. 

Leia mais sobre Fanfic.

Hentai

Hentai é um gênero de anime e mangá que envolve imagens sexuais explícitas.

Kawaii

Expressão japonesa que significa "fofa" ou "adorável". A palavra denota traços muito além da aparência, como vulnerabilidade e inocência.

Mangaka

Termo japonês para autores de mangá.

Oneesan

Termo japonês para irmã mais velha.

Oniisan

Termo japonês para irmão. 

OTP (One True Pairing)

OTP é a sigla de One True Pairing ("um par verdadeiro", em português), expressão usada para se referir a combinação única de dois personagens em uma história, formando um casal perfeito do ponto de vista do fã.

Leia mais sobre OTP.

Senpai

Senpai é um modo de tratamento honorífico japonês, usado para expressar que determinada pessoa tem mais experiência do que outra, agindo como um mentor, professor, mestre, etc. É uma palavra que conota grande respeito e admiração.

Veja mais sobre Senpai e Houhai.

Shippar

Shippar é uma gíria usada para representar a torcida de um fã pela união de dois personagens.

Leia mais sobre Shippar

Shojo ou Shoujo

Uma categoria de anime e mangá que tem como alvo meninas jovens. Caracterizado por um estilo romântico e emotivo, com tramas que se concentram em relacionamentos e seu conflitos.

Shonen ou Shounen

Uma categoria de mangá e anime que tem como alvo meninos e homens jovens. Costuma contém muita ação.

Waifu

Waifu é um termo usado entre os fãs de anime e mangá japonês, que significa esposa.

Esse termo vem de uma adaptação japonesa da palavra “wife” (esposa em inglês), e é usado pelos fãs para se referir à uma personagem que ele goste muito. 

Leia mais sobre Waifu e Husbando.

YAOI

Histórias que envolvem relacionamentos românticos entre homens.

Yuri

Gênero de anime e mangá que retrata relacionamentos românticos entre duas personagens femininas.

Veja também:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).