Ranço


Ranço é uma gíria usada para descrever o sentimento de repúdio, raiva ou desprezo que uma pessoa pode desenvolver por algo ou alguém.

Quando alguém diz que "pegou ranço" significa que está entediada ou cansada de alguma situação, coisa ou de uma pessoa em específico. A gíria pode ser interpretada como sinônimo de repulsa ou mesmo nojo.

Exemplo:

Eu gostava dele, mas depois da festa de ontem peguei um ranço enorme!

ranço

Origem da gíria

Na língua portuguesa a palavra ranço é usada para descrever o aspecto, gosto e cheiro desagradável que uma comida gordurosa ganha quando entra em contato com o ar.

Exemplo:

Comi aquela carne e fiquei com um gosto de ranço na boca. 

Tendo como base essa mesma acepção, ranço se transformou na gíria usada como um sinônimo de algo ou alguém que é desagradável.

Ranço nos memes

A gíria já é usada no Brasil há muito, principalmente em algumas regiões do país. O termo ranço passou a ser utilizado em conjunto com imagens, gifs e vídeos e, rapidamente, se transformou em um meme bastante popular na internet brasileira.

Normalmente, esses memes são criados usando expressões faciais de pessoas que aparentam estar entediadas, com os olhos revirados, indicando que estão irritadas com alguma coisa.

ranço meme

ranço meme

ranço meem

ranço

ranço meme

Agora que você já sabe o significado de ranço, está preparado(a) para identificar os seus! 🙄