Timeline


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Timeline é um termo em inglês que significa “linha do tempo”. O termo é usado para definir uma forma gráfica de se apresentar uma sequência de eventos em ordem cronológica e linear.

Timelines são usadas para descrever os fatos de acordo com que eles ocorreram, podendo ser utilizadas em apresentações e em matérias jornalísticas. Mas atualmente, o maior uso do termo é devido às redes sociais, que aderiram ao formato “timeline” para exibir o conteúdo compartilhado por seus usuários.

Timeline nas redes sociais

Na Internet, o termo passou a ser muito usado por causa das redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.

É chamado de timeline o modelo utilizado por redes sociais, para apresentar as postagens feitas por seus usuários. Esse nome é usado porque o conteúdo aparece no perfil da pessoa por ordem cronológica, com as mais recentes aparecendo primeiro.

Nas redes sociais, a timeline aparece quando clicamos no nosso perfil, ou no perfil de outros usuários. Nela, irão aparecer as publicações, fotos ou vídeos que a pessoa postou, de acordo com a ordem cronológica.

Meme: passando pela sua timeline

Passando pela sua timeline é uma expressão usada na legenda de postagens em redes sociais, como Instagram ou Facebook, para dar destaque ao conteúdo compartilhado, geralmente fofo ou engraçado.

meu gato fazendo yoga na janela passando pela sua timeline pic.twitter.com/nhISDTJGp6

— le freakshow (@aronzes) 12 de abril de 2019

A expressão brinca com a ideia de que a imagem que ela postou está passando agora pela sua timeline. Porém, nesse meme há um uso equivocado do termo timeline, pois a postagem da pessoa iria aparecer no feed de notícias dos outros.

Exemplo de uso do meme:

Eu curtindo uma praia bem no meio da sua semana passando pela sua timeline.

Apenas um casal de lhamas passando agora pela sua timeline.

Timeline vs Feed de Notícias

Muitas pessoas acabam confundindo o termo timeline com o feed de notícias, ou newsfeed.

O feed de notícias é o que aparece na nossa página inicial, quando abrimos um aplicativo ou site da rede social. Ou seja, é onde aparecem as publicações feitas pelos nossos amigos ou perfis que seguimos. O feed de notícias e atualizado constantemente, mudando o conteúdo que estamos vendo.

Anteriormente, o conteúdo desse feed também era cronológico, mostrando as postagens feitas mais recentemente na rede social. Porém, atualmente diversos sites, como Instagram e Facebook, mudaram seu algoritmo e agora mostram as postagens de acordo com prioridades e conteúdos que ele considera relevante para você, não se prendendo ao horário.

Veja também:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).