Hashtags mais usadas no Instagram


Mariana Lapeloso
Revisão por Mariana Lapeloso • Caçadora de memes
Escrito por Adriano Padilha

Usar hashtags (#) é um dos modos mais fáceis de organizar e atrair mais curtidas para as suas fotos e mostrá-las para mais pessoas no Instagram. Fizemos uma lista com as hashtags mais populares e usadas no Instagram (clique nas hashtags abaixo para saber o significado de cada uma):

#love

É considerada a hashtag mais popular no Instagram, com mais de 1,9 bilhões de utilizações! Por ter uma grande visibilidade, essa tag costuma ser usada para promover determinada publicação. Porém, por norma, marca aquela foto ou vídeo que remete ao sentimento amoroso, seja por uma pessoa, animal, lugar, objeto, etc.

#Instagood

Com mais de 1,7 milhões de utilizações no Instagram, o #instagood é a segunda hashtag mais usada pelos usuários na hora de "etiquetar" as fotos/vídeos que desejam popularizar na rede social. O #instagood costuma ser usado para mostrar fotos que o usuário considera bonitas ou atraentes (como lugares, comidas ou selfies), e que têm orgulho de terem feito.

#tbt ou #ThrowbackThursday

Com 14,2 milhões de publicações, essa hashtag é usada toda quinta-feira, dia em que o usuário publica fotos antigas e que representam momentos importantes. Podem ser selfies feitas há meses ou anos (mas que nunca foram publicadas antes), fotos das últimas férias, etc.

#fashion

A tag tem mais de 861 milhões de publicações. Ela costuma ser usada em fotos onde o foco é o estilo de vestir de alguém, para evidenciar a roupa ou transmitir alguma informação sobre o mundo da moda, por exemplo.

#photooftheday

Originalmente, foi criada pelo perfil @PhotooftheDay como parte de um concurso em que seria eleita a melhor fotografia que tivesse marcada com essa hashtag. Com 840 milhões de publicações, a tag passou a ser usada como sinônimo de "melhor imagem publicada no dia" pelo usuário.

#beautiful

Esta hashtag é usada para indicar que o Instagrammer acha a foto ou o seu conteúdo algo bonito. É uma forma de elogiar alguma postagem que se destaque no feed com sua beleza. Sua popularidade se deu as mais de 689 milhões de publicações feitas.

#likeforlike

Com 337 milhões de postagens na hashtag, ela é utilizada por usuários que desejam atrair seguidores ou mais likes para suas publicações de modo "desesperado". Por norma, as pessoas que usam essas hashtags se propõem a curtir a foto de outras pessoas para que elas façam o mesmo.

#followme

Outra hashtag usada para atrair seguidores, que conta com 15,2 milhões de publicações. Normalmente, os usuários que procuram por essa hashtag estão em busca de aumentar rapidamente o número de followers que seu perfil tem.

#instamood

Mood significa "humor" em inglês. Assim, essa hashtag costuma ser usada para destacar o humor ou temperamento que a publicação transmite. Mais de 245 milhões de publicações tomam conta desta tag sensacional.

#diy

O diy é a abreviação de "Do it yourself", em tradução: "Faça você mesmo". Essa hashtag costuma aparecer quando o objetivo do usuário é mostrar que determinada coisa que aparece no vídeo ou foto foi feita por ele. Ela ficou bastante popular no Instagram e já atingiu mais de 59 milhões de publicações.

#nofilter

Com 275 milhões de publicações, ela é usada para indicar que não existe qualquer tipo de tratamento de imagem na fotografia publicada. O Instagram disponibiliza de vários filtros para alterar o aspecto da fotografia, mas quando o usuário usa o #nofilter (sem filtro) significa que não utilizou o recurso.

#dogsofinstagram

Se todo mundo ganhou um espacinho no Instagram e em outras redes sociais, os cachorros também ganharam sua própria hashtag. Essa, em especial, é dedicada aos bichinhos de quatro patas, que posam e têm suas fotos compartilhadas no Instagram. A tag fez tanto sucesso que já existe mais de 209 milhões de publicações.

#amor

Com mais de 124 milhões de publicações no Instagram, a tag é uma das mais usadas para expressar as formas de amor. Ela acabou se tornando uma grande aliada dos fanáticos por hashtags e virou uma queridinha popular nas redes sociais.

#feliz

O pessoal gostou bastante de mostrar a felicidade no Instagram e escolheu a palavra para complementar a lista de tags. Apesar de ser uma palavra em português, ela ganhou bastante adeptos na rede e está entre as hashtags mais populares com cerca de 40,4 milhões de postagens.

#smile

Essa hashtag é bastante utilizada em fotos quando há pessoas sorrindo e conta com 377 milhões de postagens no Instagram. Ela representa a espontaneidade nas fotos, já que o significado de smile em inglês é sorrir.

#selfie

Essa hashtag é usada para classificar as fotos que são selfies, ou seja, fotografias feitas da pessoa por ela própria. Neste caso vale você usar seu próprio braço como apoio, o pau de selfie ou sair na foto com um amigo seu que tire foto da galera toda reunida. Com 432 milhões de publicações, ela está na lista de uma das mais populares.

#friends

Uma hashtag dedicada para os amigos, essa aqui é para quem adora compartilhar os melhores momentos com as amizades nas redes sociais. Por conta da celebração à amizade, a hashtag se tornou bastante popular no Instagram, com mais de 406 milhões de postagens.

#style

Se você é uma pessoal completamente estilosa ou quer mostrar seu estilo único para o mundo, essa hashtag é para você. Style significa 'estilo' e é utilizada por todos que gostam de apreciar estilos variados ou um padrão de moda que se encaixe na tag, com mais de 499 milhões de publicações referente a moda e estilo.

#fun

Com 399 milhões de postagens, a única coisa que a tag quer é que você... Divirta-se! É o que significa a tag, já que fun em inglês é diversão. Essa hashtag é voltada para mostrar alguma coisa divertida, como uma viagem ou uma brincadeira feita com os amigos. Pode até ser uma foto sozinha, mas que entre no espírito da diversão e capture essa essência.

Como usar hashtags?

No Instagram, uma hashtag é criada quando a palavra é diretamente escrita após o sinal de "jogo da velha" ou cerquilha (#).

Exemplo: #amor ou #natureza

As hashtags servem como etiquetas para classificar uma publicação ou um story, ajudando outros usuários a encontrarem o conteúdo que desejam ver. Por isso, não são todas as palavras do texto que devem se transformar em hashtag.

ERRADO: #eu #amo #viajar
CERTO: Eu amo viajar. #viagem #ferias

Vale lembrar: para que as fotos marcadas com as hashtags possam ser visualizadas por outros usuários, o perfil precisa está público, ou seja, com o conteúdo aberto para acesso de qualquer pessoa.

Veja também:

Mariana Lapeloso
Revisão por Mariana Lapeloso
Estudante de jornalismo e caçadora de memes nas horas vagas.