Hashtags mais usadas no Instagram


Usar hashtags (#) é um dos modos mais fáceis de organizar e atrair mais curtidas para as suas fotos ou seguidores para o seu perfil no Instagram.

Teoricamente, qualquer palavra pode se transformar em hashtag (bastante pôr o sinal # antes dela). No entanto, existem algumas que se tornaram tão populares que são obrigatórias caso queira que sua publicação tenha maior visibilidade na rede social. Confira algumas das mais conhecidas e usadas:

#love

É considerada a hashtag mais popular no Instagram, com mais de 1,3 bilhões de utilizações! Por ter uma grande visibilidade, essa tag costuma ser usada para promover determinada publicação. Porém, por norma, marca aquela foto ou vídeo que remete ao sentimento amoroso, seja por uma pessoa, animal, lugar, objeto, etc.

Love hashtag

#fashion

Outra hashtag bastante popular (com mais de 360 milhões de utilizações no último ano). Costuma ser usada em fotos onde o foco é o estilo de vestir de alguém, para evidenciar a roupa ou transmitir alguma informação sobre o mundo da moda, por exemplo.

Fashion Hashtag

#instagood

Com mais de 778 milhões de utilizações no Instagram, o #instagood é outra hashtag eleita pelos usuários na hora de "etiquetar" as fotos/vídeos que desejam popularizar na rede social.

O #instagood costuma ser usado para mostrar fotos que o usuário considera bonitas ou atraentes (como lugares, comidas ou selfies), e que têm orgulho de terem feito. 

Existem outras hashtags semelhantes a esta e com grande popularidade de uso, como:

#instadaily

Usado para indicar que aquele usuário atualiza o seu perfil com novas publicações diariamente. 

#instalike

Pode ser interpretado como um chamariz para likes, convidando as pessoas a "trocar likes" com os perfis que também utilizam essa hashtag.

instagood

#selfie

Essa hashtag é usada para classificar as fotos que são selfies, ou seja, fotografias feitas da pessoa por ela própria. 

Pelo fato de ser muito comum a prática das selfies, essa hashtag se tornou uma das mais populares no Instagram e também é usada para atrair a atenção de outros usuários (seja em busca de likes ou seguidores).

A partir desta hashtag foram criadas outras variações que também são populares na rede social e, normalmente, usadas de acordo com uma situação específica. Alguns exemplos:

  • #instaselfie
  • #selfcam
  • #selfieofday (para indicar que aquela selfie foi eleita a "selfie do dia" pelo usuário)
  • #selfination

Selfie Hashtag

Saiba mais sobre as Selfies.

#tbt ou #ThrowbackThursday

Por regra, essa hashtag é usada toda quinta-feira, dia em que o usuário publica fotos antigas e que representam momentos importantes. Podem ser selfies feitas há meses ou anos (mas que nunca foram publicadas antes), fotos das últimas férias, etc. 

A partir do #tbt surgiu o #fbf (#FlashbackFriday), uma hashtag que tem o mesmo propósito do #ThrowbackThursday (Quinta-feira do Regresso, em português), mas para ser usada às sexta-feiras (quando a pessoa esquece de publicar o seu #tbt na quinta-feira, por exemplo).

Leia mais sobre #TBT.

tbt hashtag

#instafood

Hashtag usada em fotos de comida, principalmente aquelas que são visualmente atrativas ou apetitosas.

Instafood Exemplo

#photooftheday

Esta é outra hashtag muito usada no Instagram. Originalmente, foi criada pelo perfil @PhotooftheDay como parte de um concurso em que seria eleita a melhor fotografia que tivesse marcada com essa hashtag.

O sucesso do #photooftheday foi tão grande na rede social, que hoje em dia passou a ser usada como sinônimo de "melhor imagem publicada no dia" pelo usuário.

Photooftheday hashtag

#picoftheday

Assim como a #photooftheday, esta hashtag também é popular para promover uma fotografia que o usuário deseja destacar entre as demais que publicou.

#likeforlike ou #l4l

São hashtags usadas por usuários que desejam atrair seguidores ou mais likes para suas publicações de modo "desesperado". Por norma, as pessoas que usam essas hashtags se propõem a curtir a fato de alguém em troca de também ter a sua foto curtida.

likeforlike hashtag

#followme

Assim como a anterior, esta é uma hashtag usada por pessoas que desejam atrair mais seguidores para si.

Normalmente, os usuários que procuram por essa hashtag estão em busca de aumentar rapidamente o número de followers (seguidores) que seu perfil têm. 

#regram

Essa hashtag é usada para indicar que o conteúdo da publicação foi "repostada" de outro perfil. É ideal para mostrar que a pessoa não foi a autora daquela fotografia ou vídeo, por exemplo, mas trata-se apenas de uma reprodução.

O #regram deve ser acompanhado do perfil original em que aquele conteúdo foi originalmente encontrado.

Exemplo:

#regram @dicionariopopular

Regram hashtag

#repost

Diferente do #regram, o #repost serve para mostrar que a publicação é uma republicação de um conteúdo anteriormente publicado pelo usuário. No entanto, na maioria dos casos, também pode ser usada com o mesmo sentido da hashtag #regram.

#instamood

Mood significa "humor" em inglês. Assim, essa hashtag costuma ser usada para destacar o humor ou temperamento que a publicação transmite. 

Por exemplo, uma fotografia que fala sobre tranquilidade e relaxamento, pode ter a hashtag #instamood. 

instamood

#diy

É a abreviação de Do It Yourself (DIY), que pode ser traduzido como "Faça Você Mesmo". Essa hashtag costuma aparecer quando o objetivo do usuário é mostrar que determinada coisa que aparece no vídeo ou foto foi feita por ele. 

Por exemplo, quando alguém publica a foto de algum objeto feito artesanalmente, pode usar o #diy.

diy hashtag

#igers

É a abreviação de Instagrammers, termo usado para se referir às pessoas que adoram o Instagram e usam constantemente a rede social. Esta passou a ser uma hashtag muito popular e, assim como outras, uma boa fonte de captar seguidores.

Igers hashtag

#nofilter

Usada para indicar que não existe qualquer tipo de tratamento de imagem na fotografia publicada. O Instagram disponibiliza de vários filtros para alterar o aspecto da fotografia / vídeo, mas quando o usuário usa o #nofilter (sem filtro) significa que dispensou esses recursos. 

no filter hashtag

#bestoftheday

Essa hashtag é usada para categorizar as melhores fotografias / vídeos que foram publicadas pelo usuário naquele dia.

#latergram

Hashtag usada para indicar que a fotografia / vídeo publicado não foi feito naquele dia. Costuma ser uma alternativa aos tradicionais #tbt e #fbf.

#justnow

Ao contrário do #tbt ou do #latergram, o #justnow é usado para mostrar que aquela fotografia ou vídeo foi registrado pouco antes da publicação. É uma hashtag interessante para quem deseja saber o que as pessoas estão fazendo naquele exato momento.

#yolo

É a sigla de You Only Live Once ("Você Só Vive uma Vez", em português). Essa hashtag é indicada para classificar as publicações que transmitem esse "mantra", como viagens inesquecíveis, experiências únicas, etc.

Yolo hashtag

#ootd

É a abreviação de Outfit of the Day (Roupa do Dia, na tradução para o português). Assim como #fashion, essa hashtag é usada quando o destaque da publicação tem a ver com o look da pessoa. 

É popular no Instagram publicações em que os usuários fazem selfies das roupas que vão usar durante o dia. Assim, para todos que forem interessados em moda, foi criada essa hashtag.

ootd hahstag

Descubra também quais são as Gírias atuais mais usadas na Internet!

Como usar hashtags?

hashtag

No Instagram, uma hashtag é criada quando a palavra é diretamente escrita após o sinal de "jogo da velha" ou cerquilha (#).

Exemplo: #amor ou #natureza

As hashtags servem como etiquetas para classificar uma publicação ou um story, ajudando outros usuários a encontrarem o conteúdo que desejam ver. Por isso, não são todas as palavras do texto que devem se transformar em hashtag. 

ERRADO: #eu #amo #viajar
CERTO: Eu amo viajar. #viagem #ferias

É aconselhável que as hashtags sejam usadas de acordo com o tipo de conteúdo da publicação. No entanto, devido a popularidade de algumas hashtags (como #love ou #instagood, por exemplo), essas tags podem ser usadas com o único propósito de atrair a atenção de outros usuários.

Vale lembrar: para que as fotos marcadas com as hashtags possam ser visualizadas por outros usuários, o perfil precisa está público, ou seja, com o conteúdo aberto para acesso de qualquer pessoa.

Usar hashtags ajuda a conseguir mais seguidores no Instagram

Usar hashtags para classificar uma publicação feita no Instagram consiste em uma das ferramentas de marketing mais fortes da rede social. Desta forma, as probabilidade de conseguir novos seguidores ou curtidas na publicação são maiores. 

As hashtags atuam como uma espécie de filtro, ajudando os usuários a encontrarem os conteúdos que são de seus interesses. 

Também é preciso garantir que a hashtag está escrita corretamente, caso contrário a publicação não ficará indexada na categoria correta. Caso isso aconteça, o post poderá não atingir o público-alvo pretendido, por exemplo.