Fanfic: os gêneros e subgêneros das fanfictions


Taysa Coelho
Revisão por Taysa Coelho
Jornalista

Fanfic (ou fanfiction) são histórias criadas por fãs baseadas na trama ou personagens de um trabalho já existentes. O conteúdo que serve de inspiração pode ser um livro, série, filme ou mesmo uma relação entre famosos.

As criações podem estar relacionadas tanto ao universo ficcional original de seu personagem quanto existir fora dele. Além da lista regular de gêneros, como drama ou ação, existem alguns gêneros que estão intimamente associados às fanfics. Há diversos subgêneros, que são classificados a partir de qual sentido o fã dá para sua história.

Subgêneros baseados no cânon

O cânon é o material original no qual a história se baseia. Porém, algumas pessoas têm ideias diferentes sobre o que é "cânon".

Por exemplo, muitos fãs de Harry Potter apenas consideram os livros publicados como cânon, enquanto outros fãs incluem informações extras que a autora, J.K. Rowling, forneceu sobre o mundo mágico em seu site Pottermore e no Twitter.

Crossover

No crossover, os personagens de uma história se misturam com os de outra. Pode acontecer com uma figura sendo transportada para outro mundo que já existe ou personagens de diferentes universos interagindo.

Embora o gênero seja extremamente popular entre os escritores de fanfics, às vezes, os próprios trabalhos originais fazem isso, como no filme “Os Vingadores: Guerra Infinita”, que uniu diversos personagens do universo Marvel em um único filme.

Dark

São as fanfics que introduzem elementos mais violentos e sombrios à história original. Pode se basear em problemas emocionais que os personagens já têm ou torná-los malignos ou mais agressivos.

Movieverse

Se refere às adaptações cinematográficas de livros, jogos, etc. O termo pode ser usado para comparação entre diferentes versões do cânon, mostrando como um filme e um livro da mesma saga diferem. Ou para marcar histórias que são baseadas exclusivamente na adaptação cinematográfica.

Virtual Season/Virtual Series

São criações solo ou colaborativas de roteiros para a temporada inteira de uma série. Pode ser uma criação original ou baseada em uma série que foi cancelada ou que já terminou.

Subgêneros baseados em relacionamentos

Ship significa um par romântico de um fandom em particular. Uma fanfic pode apresentar um ou mais “ships”.

Lemon and lime

Lemon se refere a histórias de relações explícitas. O nome deriva de um anime chamado Cream Lemon. Já o termo Lime se trata de relações não necessariamente explícitas.

Slash e Het

O Slash é um subgênero de fanfic romântica que lida exclusivamente com relacionamentos homossexuais, especialmente entre homens. Relacionamentos lésbicos são frequentemente referidos como "femslash" ou "femmeslash.

Fãs de mangás ou animes tendem a usar os termos japoneses para esses subgêneros, referindo-se aos pares homossexuais masculinos como yaoi ou shōnen-ai e pares de lésbicas como yuri ou shōjo-ai.

Já o "het" é um subgênero que classifica um romance que tem como foco principal um relacionamento heterossexual.

Outros subgêneros

Crackfic

O crackfic é identificado por sua premissa absurda, surpreendente ou ridícula. Geralmente são histórias de humor.

Uma variedade de crackfic é o wingfic, que foca nas implicações de um personagem ganhar asas.

Angst

Um gênero que indica temas angustiantes e deprimentes, com personagens que sofrem emocionalmente de alguma forma. Término de relacionamentos, perdas e mágoas são temas comumente abordados.

Deathfic

Uma história em que um personagem morre. Também lidam ocasionalmente com situações fúnebres, como funerais e luta para se recuperar da perda de pessoas que amam.

Fluff/WAFF

História de clima leve, alegre e pacífico, destinado a fazer com que o autor e os leitores se sintam bem.

Songfic

Apresenta uma obra ficcional baseada na letra de alguma música. Como muitas letras estão sob copyright, a relação desse tipo de fanfic e a violação de direitos autorais é um assunto ainda em debate. Alguns sites proíbem os autores de postarem, caso a música esteja fora do domínio público.

Veja também:

Taysa Coelho
Revisão por Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ com especialização em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. No tempo livre, gosta de descobrir memes, ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca, atualmente vive em Portugal, país que adotou.