Fanfic / Fanfiction


Fanfic ou fanfiction são ficções criada por fãs, que utilizam uma história ou personagens de um determinado trabalho já existente para criar sua própria história baseada nele. A história original pode ser um romance, série, filme, ou mesmo uma relação entre famosos.

Essas histórias criadas pelos fãs podem estar relacionadas tanto ao universo ficcional original de seu personagem (frequentemente referido como "cânon") quanto existir fora dele. Além disso, existem diversos subgêneros, que são classificados a partir de qual sentido o fã dá para sua história.

Fanfic

Essas histórias raramente são autorizadas pelo criador ou editor da obra original, porém é muito popular em comunidades específicas na Internet, que possuem termos e siglas próprias.

Principais termos no universo de fanfics

Cânon

O cânon é o material original no qual a história se baseia. Porém, algumas pessoas têm ideias diferentes sobre o que é "cânon".

Por exemplo, muitos fãs de Harry Potter apenas consideram os livros publicados como cânon, enquanto outros fãs incluem informações extras que a J.K. Rowling forneceu sobre o mundo mágico em seu site Pottermore e no Twitter.

Fanon

Estas são as informações que os fãs criam para complementar seus cânons. Às vezes, um detalhe é amplamente distribuído e acaba se tornando uma referência entre os fãs.

Um dos propósitos habituais do fanon é preencher as contradições percebidas ou as lacunas no cânon, respondendo perguntas que o material de origem não abordou.

Universo Alternativo

Universo Alternativo (AU, na sigla em inglês), refere-se a uma história que se passa em um universo diferente do cânon. Esse universo pode diferir de três modos:

  • AR (realidade alternativa): neste tipo de fanfic, apesar do mundo ser o mesmo, alguns dos fatos básicos são diferentes, por exemplo, como se em Harry Potter, o Harry nunca tivesse ido para Hogwarts.
  • AT (linha do tempo alternativa): se refere à fanfictions que ocorrem em outra época que não seja da história original, ou então quando a própria linha do tempo é alterada.
  • AH (todo humano): é usado para fanfics onde os personagens não humanos na história original são descritos como humanos. Por exemplo, se os animais em Nárnia fossem todos humanos.

Uma história também pode ser denominada AU quando o autor faz grandes mudanças no enredo ou na premissa canônica, como matar um personagem principal, mudar os motivos ou alianças dos personagens ou anular eventos importantes. Algumas histórias populares de Harry Potter ignoram a morte de Dumbledore ou do Sirius Black.

Fandom

Nas comunidades de fanfiction, fandom refere-se ao grupo de pessoas que gostam de determinada história, personagem ou jogo e interagem ativamente entre eles. São os grupos de fãs de determinada coisa.

Shipping/Shippar

Shippar

Talvez a atividade mais popular entre os fandoms, “shippar significa torcer para que dois personagens (ou pessoas da vida real) fiquem juntas.

Os casais que são “shippados” geralmente são chamados por um nome específico, que une o nome dos dois. Por exemplo, o fandom dos cantores Justin Bieber e Selena Gomez chama esse shipping de “Jelena”, já dos personagens Naruto e Sakura são chamados de "Narusaku".

Mary Sue

Mary Sue é um termo usado em fanfics para descrever um personagem original que muitas vezes é idealizado demais, e que por isso não tem falhas. Nas personagens femininas, geralmente a “Mary Sue” é a mulher perfeita. Quando usado no masculino, o personagem é chamado de Gary Stu ou Marty Stu, e costuma ser extraordinariamente poderoso.

RPF

Uma abreviação de "fanfiction de pessoa real". Descreve trabalhos semelhantes à fanfiction, mas que são escritos sobre pessoas reais, geralmente celebridades, em vez de personagens fictícios.

TW

Uma abreviação de "aviso de gatilho". Os avisos de gatilho servem para avisar as pessoas que o conteúdo de determinada fanfic pode ser prejudicial ou "desencadeadora" para aqueles que lidaram com situações como abuso.

Os avisos de gatilho geralmente são inseridos quando o assunto de um trabalho lida com assuntos como abuso de drogas, doença mental, abuso sexual ou violência extrema.

Gêneros e subgêneros de fanfics

Além da lista regular de gêneros, como drama ou ação, existem alguns gêneros que estão intimamente associados com as fanfics. 

Subgêneros baseados no relacionamento com o cânon

Crossover

Crossover Guerra Infinita

No crossover, os personagens de uma história se misturam com outra. Pode acontecer com um personagem existindo ou sendo transportado para um outro mundo que já existe, ou personagens de diferentes histórias interagindo.

Embora o gênero crossover seja extremamente popular entre os escritores de fanfics, às vezes os próprios trabalhos originais realizam isso, como em “Os vingadores - Guerra Infinita”, que uniu diversos personagens do universo Marvel em um único filme.

Dark

"Dark" são as fanfics que introduzem elementos como morte, violência, estupro, traição ou perda, na história original. Esse tipo de fanfic pode se basear em problemas emocionais que os personagens já têm, ou tornar os personagens principais malignos ou mais agressivos.

Movieverse

"Movieverse" se refere às adaptações cinematográficas de livros, jogos, etc. O termo é usado tanto para comparação entre diferentes versões do cânon, mostrando como um filme e um livro da mesma saga diferem, ou para marcar histórias que são baseadas exclusivamente na adaptação cinematográfica.

Virtual Season / Virtual Series

O Virtual Season, ou Virtual Series, são criações solo ou colaborativas de roteiros para a temporada inteira de uma série. Pode ser uma criação original, ou baseada em uma série que foi cancelada ou que já terminou.

Subgêneros baseados no relacionamento dos personagens

Ship

Como já citado, o ship significa um par romântico de um fandom em particular. Uma fanfic pode apresentar um ou mais “ships”.

Lemon and lime

Lemon” apresenta histórias de sexo explícito. O nome deriva de um anime pornográfico chamado Cream Lemon. Já o termo “lime” se refere a uma história que tem temas sexuais, mas não é necessariamente explícita.

Slash e Het

O slash é um subgênero de fanfic romântica que lida exclusivamente com relacionamentos homossexuais, especialmente entre homens. Relacionamentos lésbicos são frequentemente referidos como "femslash" ou "femmeslash.

Fãs de mangás ou animes tendem a usar os termos japoneses para esses subgêneros, referindo-se aos pares homossexuais masculinos como yaoi ou shōnen-ai e pares de lésbicas como yuri ou shōjo-ai.

Já o "het" é um subgênero que classifica um romance ou uma história sexual explícita que tem como foco principal um relacionamento heterossexual.

Outros subgêneros

Crackfic

O crackfic é identificado por sua premissa absurda, surpreendente ou ridícula, e por isso foi batizado com o nome da droga, sugerindo que só pode ser produto de uma mente perturbada. Geralmente são histórias de humor.

Uma variedade de crackfic é o wingfic, que foca nas implicações de um personagem ganhar asas.

Angst

Um gênero que indica temas angustiantes e deprimentes, com personagens que sofrem emocionalmente de alguma forma. Término de relacionamentos, morte de personagens e mágoas são temas abordados nesse gênero de fanfic.

Deathfic

Uma história em que um personagem, geralmente um dos principais, morre. Eles também ocasionalmente lidam com coisas como funerais, personagens se recuperando da morte de pessoas que amam ou em personagens cometendo suicídio.

Fluff / WAFF

Um gênero em que a história tem um clima leve, alegre e pacífico, destinado a fazer com que o autor e os leitores se sintam melhor.

Songfic

Songfic é um gênero de fanfiction que apresenta uma obra ficcional baseada na letra de alguma música.

Como muitas letras estão sob copyright, a relação desse tipo de fanfic e a violação de direitos autorais é um assunto ainda em debate. Alguns sites de fanfics até mesmo proíbem os autores de postarem, caso a música esteja fora do domínio público.

Squick

Dentro do contexto das fanfics, “squick” geralmente denota uma história que lida de alguma forma com temas tabus, geralmente sexuais, como incesto, pedofilia, agressão de menores de idade, abuso infantil e fetiches. Também podem ter temas não-sexuais, como o uso de drogas, assassinatos ou transtornos mentais.

Essas histórias podem retratar o tema em uma forma negativa ou positiva. Quando a representação é negativa, a fanfic geralmente cai sob a categoria de darkfic.

Sites brasileiros de fanfics 

Entre os maiores sites de fanfic do Brasil estão os Fanfic ObsessionSpirit Fanfics e Nyah!, que contém histórias sobre personagens de filmes, artistas, cantores, desenhos e animes. 

Questão legal e direitos autorais

Como as fanfics usam personagens ou universos ficcionais já existentes, há muito debate sobre a questão dos direitos autorais.

Com exceção das obras que estejam em domínio público, os autores originais têm o direito de proibir o uso de suas histórias em fanfics, caso elas estejam sob copyright.

Porém, como existem muitos sites destinado a isso na Internet, com uma grande produção de fanfics, os proprietários dos direitos autorais não costumam responder com ações legais. Além disso, as fanfics também podem ser vistas como uma forma de aumentar a popularidade das histórias originais.