Shippar


Shippar é uma gíria usada para representar a torcida de um fã pela união de dois personagens ou pessoas. O ato de shippar é o mesmo que manifestar o seu desejo por ver esses respectivos indivíduos em um relacionamento amoroso.

O shipper é a pessoa que faz o ship (forma o casal), ou seja, que torce e admira determinados relacionamentos, principalmente entre personagens fictícios de séries, livros, filmes, mangás, etc.

No Brasil, essa gíria funciona como um verbo entre os shippers (pessoas que praticam o ato de shippar). Assim, é comum o uso de expressões como: "eu shippo esse casal" ou "qual casal tu shippas?"

Como shippar nomes?

Normalmente, para shippar um casal basta mesclar partes do nome de cada personagem, criando, assim, um novo. 

Por exemplo, Reylo é o nome dado ao ship entre as personagens Kylo Ren e Rey, ambos da franquia Star Wars.

O nome dado ao ship é de escolha do fã, sendo que podem existem diversos nomes diferentes para representar um mesmo casal.

Exemplos: 

Claire Temple + Luke Cage = Claire Cage, Luke Temple, Cample ou Claike. 

Justin Bieber + Selena Gomez = Jelena ou Juslena.

Jon Snow + Daenerys = Jonerys, Daejon ou Snownerys.

Sasuke Uchiha + Sakura Haruno = Sasusaku.

Origem do shippar

shippar

A gíria se originou a partir da palavra inglesa relationship, que significa literalmente "relacionamento" em português.

O uso do neologismo, no entanto, surgiu entre os consumidores de fanfics, que são histórias alternativas e não-oficiais criadas pelos fãs e baseadas em obras populares de outros autores. 

Quando desejavam expressar a vontade de ver dois personagens específicos juntos na trama original, os fãs criavam universos com versões alternativas da história (fandoms) com os seus ships (casais) preferidos.

No Brasil, o ato de shippar começou a se popularizar a partir de 2012, quando podemos notar um crescimento na buscar por este termo nos motores de busca.

Tipos e classificações de ships

OTP

Esta é a sigla de "One True Pairing" ("Um Par Verdadeiro", em português), gíria usada pra representar o ship favorito de uma pessoa em meio a vários que esta possivelmente possa ter.

Marshall e Lily
Marshall Erick e Lily Aldrin (How I Met Your Mother) é um ótimo exemplo de OTP para muita gente!

Saiba mais sobre OTP (One True Pairing).

Canon Ship

Esse tipo de ship se refere aos casais que apresentam real potencial para ficarem juntos na história original, ou que de fato ficam juntos. 

Harry Potter e Gina
Harry Potter e Gina Weasley (Harry Potter) é um poderoso Canon Ship.

Cult Ship ou Fannon

São os chamados "casais inconvencionais", ou seja, aqueles que não aparentam ter qualquer tipo de sinal que possa indicar um romance entre os personagens na história original.

Harry e Draco
Draco Malfoy e Harry Potter (Harry Potter) é um bom exemplo de Fannon. Afinal de contas, NUNCA os dois se apaixonariam na história original, certo?

Ghost Ship

São ships feitos entre personagens que já morreram na história original. Não precisam estar os dois personagens mortos para que seja um ghost ship, basta um para receber essa classificação.

Daryl e Beth (The Walking Dead).
Daryl e Beth (The Walking Dead). Mesmo após a morte da jovem, muitos fãs ainda shippam os dois!

Slash e Femslash

São os ships entre casais homossexuais, sendo o Slash para ships entre dois homens, e Femslash entre duas mulheres.

Kurt Hummel e Blaine (Glee).
Kurt Hummel e Blaine (Glee)

Crackship

São ships totalmente improváveis de acontecer na história original, principalmente pelo fato de envolver personagens de duas histórias ou franquias diferentes.

Exemplo: Ron Weasley (Harry Potter) e Frodo Baggins (Senhor dos Anéis) | Clark Kent (Super-Homem) e Goku (Dragon Ball).

Friendshipper

Por norma, os ships representam uniões amorosas entre os personagens. Para se referir ao desejo de ver a construção de um relacionamento de amizade entre eles, este é chamado de friendshipp. A pessoa que faz ships de amizade entre os personagens é conhecido por friendshipper.

Naruto e Sasuke (Naruto e Naruto Shippuden).
Naruto e Sasuke (Naruto e Naruto Shippuden).