Os 16 melhores jogos de tabuleiro


Stella Sousa
Stella Sousa
Bacharel em Comunicação Social

Seja numa festa com amigos, numa reunião familiar ou até mesmo sozinho, os jogos de tabuleiro são uma ótima opção para se divertir e até exercitar o pensamento estratégico, tático e criativo.

Por isso, selecionamos uma lista com os 16 melhores jogos de tabuleiro de estratégia, criativos, divertidos, misteriosos e outros! Todas as versões que escolhemos já estão disponíveis no Brasil. Agora é só escolher o seu.

1. Gloomhaven

Gloomhaven é considerado um dos melhores jogos de tabuleiro do mundo, pela BoardGameGeek! É perfeito para quem ama o estilo de jogo RPG ou similares.

Ele simula uma campanha de RPG, com um grupo de pessoas que saem pelo mundo em busca de aventuras e precisam enfrentar obstáculos cabulosos ao longo do caminho. É um jogo tão completo e versátil, que você consegue fazer mais de 90 tipos de partidas diferentes.

Ele tem um estilo medieval e há partes fechadas que você só pode abrir quando a própria partida pedir isso. São inúmeros desafios a enfrentar e o mais legal é que o seu personagem pode evoluir ao longo do caminho.

O grande diferencial do Gloomhaven é ser um Eurogame. Ou seja, é um tipo de jogo que você não depende da sorte, mas sim de uma boa estratégia e tática para se livrar dos seus inimigos e ganhar!

Ele pode ser jogado por 1 a 4 jogadores, maiores de 14 anos, e a média de tempo de cada partida é de 120 minutos.

melhores jogos de tabuleiro

2. Terraforming Mars

Já imaginou ter outro planeta em que os seres humanos possam habitar? Esse é o objetivo do jogo de tabuleiro Terraforming Mars, considerado um dos melhores do mundo pela BoardGameGeek.

Nele, cada jogador é membro de uma corporação que está terraformando Marte, com o objetivo de torná-lo habitável para os humanos.

Estas corporações são patrocinadas pelo chamado “Governo Mundial na Terra” e precisam elaborar projetos que consigam aumentar o nível de oxigênio, a temperatura e outros pontos que tornem Marte habitável.

O objetivo de cada jogador é contribuir ao máximo com a sua corporação, para terraformar Marte, ganhando pontos de vitória ao longo da partida. Quem obtiver o maior número de pontos, ganha o jogo.

Terraforming Mars é um jogo de tabuleiro estratégico, tático e envolve assuntos como ficção científica e meio ambiente. É recomendado para maiores de 12 anos, com 1 a 5 jogadores em cada rodada, que duram em média 120 minutos.

melhores jogos de tabuleiro

3. Pandemic

O Pandemic é um dos jogos de tabuleiro cooperativos mais famosos do mundo! Nele, os jogadores assumem o papel de uma equipe de combate a epidemias e precisarão manter quatro doenças letais sob controle, enquanto acham a cura para elas.

É um jogo para 2 a 4 jogadores, onde cada um assumirá um papel de especialista com diferentes habilidades, como: cientistas, pesquisadores ou especialista em quarentenas, por exemplo.

O maior desafio é conter as doenças que se espalham muito rápido. As partidas são intensas e tudo pode mudar em questão de segundos.

Cada rodada pode durar até 45 minutos, dependendo da equipe que está jogando. Por ser um jogo cooperativo, a comunicação entre a equipe é essencial, já que no final da partida todos os jogadores ganham ou perdem juntos.

melhores jogos de tabuleiro

4. Twilight Imperium (4ª edição)

O Twilight Imperium é jogo de tabuleiro modular, ou seja, o tabuleiro é formado por diversas peças e cada uma delas pode gerar espaço para diferentes estratégias ao longo do jogo.

Este jogo se passa em terras galáticas. Cada jogador tem a sua própria facção e o seu objetivo é conquistar a galáxia através de barganha econômica, política, estratégia e guerra.

O participante que completar os 10 primeiros pontos da vitória senta no trono galáctico e vence a partida!

O interessante de Twilight Imperium é que cada facção direciona o seu jogador para um caminho completamente diferente em cada partida. É um jogo de tabuleiro competitivo e estratégico, recomendado para 3 a 6 jogadores, com mais de 14 anos.

Desde o seu lançamento, é considerado um dos melhores jogos de tabuleiro do mundo e a sua 4ª edição é a mais completa de todas.

melhores jogos de tabuleiro

5. Star Wars Rebelion

É fã de Star Wars? Então vai amar este jogo! O Star Wars Rebelion é um jogo de tabuleiro onde os jogadores assumem os papéis dos personagens do filme “Guerra nas Estrelas”.

É um jogo de 2 a 4 jogadores e o seu objetivo é que os participantes possam competir entre si, para controlar a galáxia. De um lado, um ou dois jogadores representam a Aliança Rebelde e do outro, o Império Galático.

O Star Wars Rebelion é um jogo de tabuleiro estratégico e muito famoso por conseguir reproduzir o universo de Star Wars em uma partida.

melhores jogos de tabuleiro

6. Azul

Azul é um jogo inspirado nas artes dos azulejos portugueses e ganhou como melhor jogo do mundo em 2018. Ele permite uma estratégia muito bem elaborada, mas as regras são simples.

No jogo de tabuleiro Azul, cada jogador é um artesão de azulejo e precisa decorar o palácio imperial de Évora, em Portugal.

No início da rodada, são retirados azulejos aleatórios de um saco, e cada jogador escolherá alguns. É aqui que está uma das principais estratégias do jogo: é preciso pensar muito bem não só nos azulejos que irá escolher, como também nos que deixará para os outros jogadores.

No fim da partida, os participantes ganham pontos pela forma que escolheu organizar os seus azulejos. O vencedor é o jogador com a pontuação mais alta.

Azul comporta de 2 a 4 jogadores, acima dos 14 anos, e as partidas podem durar de 30 a 40 minutos.

melhores jogos de tabuleiro

7. Catan

Catan é considerado um dos principais jogos entre os jogos de tabuleiro modernos! O objetivo do jogo é que você domine uma ilha deserta chamada Catan, e construa suas aldeias, estradas e cidades.

Porém, você não está sozinho, há outras pessoas que querem dominar esta ilha e vão fazer de tudo para usar as melhores estratégias também.

Todo esse processo ao longo do jogo requer tempo, matéria-prima, dominar os locais estratégicos e uma boa capacidade de negociação. É um jogo muito competitivo!

Catan também pode ser ainda mais eletrizante: além dos seus oponentes, existe um grupo de ladrões que pode roubar toda a sua produção quando você menos esperar.

Se você gosta de jogos competitivos, com certeza vai adorar este! É um jogo de tabuleiro para maiores de 10 anos e permite jogar de 3 a 4 jogadores.

melhores jogos de tabuleiro

8. Ticket to Ride

Quer um jogo ideal para jogar em família? Com certeza é o Ticket to Ride. Um dos jogos mais conhecidos entre os jogos de tabuleiros modernos, com mais de 6 milhões de cópias vendidas.

O Ticket to Ride leva os participantes para uma aventura a bordo de um trem. O seu tabuleiro é um grande mapa de alguma determinada região. A versão mais conhecida é a da América do Norte, com o mapa dos Estados Unidos.

O objetivo de cada jogador é construir rotas de trem conforme as informações que retirar no baralho. Quanto mais longa for a rota, mais pontos ela vale.

Uma das partes que deixa o jogo mais interessante é quando os participantes tentam bloquear as rotas um dos outros. Por isso, é um jogo que exige estratégia e talvez um pouco de blefe.

Ticket to Ride é um jogo de tabuleiro para 2 a 5 jogadores, indicado para maiores de 10 anos.

melhores jogos de tabuleiro

9. Detetive (ou Cluedo)

Quer ser o Sherlock Holmes por um dia e investigar crimes enigmáticos? Detetive é o jogo de tabuleiro perfeito para quem gosta de bancar um bom investigador!

Ele conta com mais de 300 tipos de crimes a serem resolvidos. São diversas opções de suspeitos, locais do crime e até objetos que foram utilizados pelo criminoso.

E se você quer jogar Detetive com temas diferentes, pode aproveitar as inúmeras versões, como: Harry Potter, Os Simpsons e até Star Wars.

melhores jogos de tabuleiro

10. Mysterium

Se você gosta de jogos com temas mais misteriosos, vai adorar Mysterium! O jogo conta a história de um assassinato que aconteceu numa mansão, mas nunca foi desvendado. Muitos anos se passaram, mas a alma do homem que foi morto naquele dia, continua vagando pela casa.

E é aqui que começa o mistério. Sem conseguir falar, o fantasma tentará se comunicar através de visões com as outras pessoas que estão na casa, e dar pistas do que realmente aconteceu naquela noite.

No jogo, um participante fará o papel do fantasma e os outros tentarão desvendar o crime. Por meio de cartas, o fantasma tentará revelar: quem foi o criminoso, onde aconteceu e qual foi a arma do crime.

Mysterium é um jogo cooperativo, por isso o objetivo é que todos os jogadores tentem desvendar as mensagens do fantasma e revelar o crime.

É um jogo de tabuleiro perfeito para grandes grupos, porque podem jogar até 7 pessoas, maiores de 10 anos, em partidas que duram em torno de 45 minutos. Mysterium é um jogo que exige criatividade, trabalho em equipe e uma boa comunicação.

melhores jogos de tabuleiro

11. Zombicide

Esse é um jogo que conta a história de humanos tentando sobreviver a um mundo invadido por zumbis! É uma experiência tão imersiva, que se tornou um dos maiores jogos de tabuleiro do mundo.

No Zombicide, cada participante pode escolher o personagem que quer ser no jogo. Cada personagem tem a sua história e uma habilidade especial.

É um jogo cooperativo, por isso todos os participantes têm o mesmo objetivo em comum: vencer os zumbis. E Zombicide pode ser ainda mais interessante: por ser um jogo de tabuleiro modular, em cada missão monta-se uma nova peça do tabuleiro.

É um jogo para 1 a 6 jogadores e as partidas têm vários níveis de dificuldade. Cada rodada pode durar de 40 minutos até 3 horas.

melhores jogos de tabuleiro

12. 7 Wonders

Quer jogar um dos jogos mais premiados do mundo? Apresentamos o 7 Wonders, um dos melhores jogos de tabuleiro estratégicos!

Neste jogo, cada participante tem em mãos uma das 7 Maravilhas do Mundo antigo, como as pirâmides e os jardins suspensos da babilônia. O objetivo de cada jogador é evoluir a sua Maravilha e a cidade ao redor dela.

Neste processo, os participantes precisarão construir elementos importantes em uma cidade, como uma muralha, um templo, uma escola, entre outras. Cada uma dessas construções vale um número diferente de pontos, que serão contabilizados no fim da partida.

É um jogo que comporta de 2 a 7 jogadores, com um tempo médio de 45 minutos por partida. É indicado para maiores de 10 anos e é perfeito para jogar com a família ou amigos!

melhores jogos de tabuleiro

13. Dixit

Quer um jogo que desperte a sua criatividade e imaginação? Dixit com certeza será uma das suas melhores opções. Além de ser um dos jogos mais vendidos no mundo, é simples e dinâmico!

Cada jogador pegará 6 cartas. O primeiro jogador escolherá secretamente uma carta para representar da maneira que preferir aos outros jogadores, seja um gesto, uma música, uma palavra ou qualquer coisa que venha a sua mente.

Depois, este jogador colocará a carta escolhida na mesa (virada para baixo) e os outros jogadores colocarão na mesa uma de suas cartas que tem a ver com a dica que foi dada.

Todas as cartas são embaralhadas e, ao virá-las, todos tentam adivinhar qual foi a carta que a primeira pessoa colocou na mesa, exceto o primeiro jogador.

Os jogadores que acertarem ganham pontos e até bônus. No final, ganha o jogador que fizer mais acertos na partida.

Dixit pode ser jogado por grupos de 3 a 6 pessoas e recomendado para maiores de 10 anos.

melhores jogos de tabuleiro

14. A Guerra dos Tronos (Game of Thrones)

É fã de Game Of Thrones? Então você vai amar viver a história de Guerra dos Tronos num jogo de tabuleiro incrível!

A Guerra dos Tronos - The Board Game, é um jogo que necessita de uma boa estratégia e muita negociação. É muito imersivo e coloca de 3 a 6 jogadores numa batalha eletrizante.

No jogo, o rei morreu, e a agora as casas de Westeros vão disputar o domínio da terra entre si. Cada jogador representa uma das grandes famílias de Westeros, e começam o jogo comandando um pedaço da terra e alguns recursos. O jogo termina quando alguém consegue conquistar 7 castelos!

melhores jogos de tabuleiro

15. King of Tokyo

Este é um dos jogos de tabuleiro de party games mais famosos. É ideal para jogar com amigos durante uma festa divertida!

Em King Of Tokyo, os participantes ficam no meio de uma batalha entre robôs mutantes e monstros gigantes, para determinar quem se tornará o rei de Tóquio.

Logo no início da partida, os jogadores escolhem qual personagem querem ser e começam a disputar domínio sob a cidade de Tóquio.

É um jogo competitivo, com regras simples e muito divertido! Ganha quem conseguir 20 pontos de vitória primeiro ou quem for o último a ficar de pé.

King of Tokyo é para 2 a 6 jogadores e cada partida dura em média 30 minutos. Vale a pena se divertir com este jogo!

melhores jogos de tabuleiro

16. Monopoly

Monopoly é um dos jogos de tabuleiro antigos do mundo! Todo o jogo envolve o poder econômico. Nele, os jogadores podem conquistar propriedades e se tornarem ricos ou irem à falência. É um jogo estratégico, que pode ser jogado por 2 a 8 jogadores.

Um participante deve ser escolhido para representar o Banco. Ele será dono do dinheiro e das propriedades que pertencem à instituição, fazendo negociações e transações bancárias com os jogadores ao longo da partida.

Cada jogador recebe uma mesma quantia em dinheiro no início do jogo. O objetivo é se tornar rico através da compra, aluguel e venda de propriedades.

Monopoly é um jogo que exige atenção e estratégia. Em cada passo, o jogador pode ganhar ou perder dinheiro e mudar o seu rumo no jogo. Não é à-toa que é um dos jogos mais conhecidos do mundo.

Atualmente, há várias versões diferentes do jogo para você escolher a que preferir e se divertir!

melhores jogos de tabuleiro

Veja também:

Atualizado em
Stella Sousa
Stella Sousa
Formada em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e produtora de conteúdo digital desde 2014.