8 jogos de baralho mais divertidos: aprenda como jogar


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Saber como jogar jogos de baralho é fundamental para se divertir com os amigos em viagens, para as festas de família ou simplesmente passar o tempo. Enquanto alguns exigem um pouco de estratégia e raciocínio lógico, outros depende basicamente de sorte e agilidade.

Para ajudá-lo a se tornar o rei ou rainha da mesa, ensinamos a como jogar os 8 jogos de cartas mais divertidos e populares. Confira!

1. Buraco (Biriba, Canastra)

  • De 2 a 6 jogadores;
  • Pode ser jogado individualmente ou em dupla;
  • Baralho tradicional;
  • 2 baralhos por partida.

O objetivo do Buraco é fazer o maior número de pontos ao montar sequências numéricas de cartas do mesmo naipe. Dependendo da quantidade de jogadores, é possível jogar individualmente ou em duplas.

Como jogar

O jogo começa com cada jogador recebendo 11 cartas, uma a uma, no sentindo horário. Além disso, duas pilhas de 11 cartas devem ser posicionadas sobre a mesa com a face para baixo (aumente para 3 montes, no caso de 6 jogadores).

Essas pilhas são chamadas de morto e podem ser compradas quando acabarem as cartas das mãos de um dos jogadores. O que sobrar será o monte, que deverá ser deixado no centro da mesa, com a face virada para baixo.

Sequências

Sequência de cartas do naipe de espadas, que vai do às ao 6

Para ser considerada um jogo, a sequência precisa ter, pelo menos, 3 cartas do mesmo naipe. Se tiver um em mãos, pode baixá-lo na mesa para que seu parceiro veja (caso esteja jogando em duplas) e ajude a completar a sequência para formar uma canastra.

Sete ou mais cartas do mesmo naipe em sequência é chamada de canastra.

A carta 2, de qualquer naipe, poder ser utilizada como curinga para substituir qualquer outra. Já o Ás (A) pode ser incluído antes do 2 ou depois do Rei (K). Se der a sorte de pegar os dois Ases do mesmo naipe, pode ainda adicioná-los no início e ao final, formando a chamada canastra de Ás a Ás ou canastra real.

Comprar cartas

Para conseguir formar os jogos, os participantes devem comprar cartas no monte no centro da mesa e descartar uma no lixo, com face para cima. Na versão conhecida como Buraco fechado, o lixo não fica visível.

Se quiser, o jogador pode comprar todas as cartas do lixo em vez de uma do monte. Nesse caso, deve retirar todos os descartes que estão sobre a mesa e, independente da quantidade de cartas que adquirir, só irá jogar uma fora.

Morto

Os montes de 11 cartas separados no momento da distribuição do baralho são chamados de morto. Quando um jogador fica sem cartas na mão, recebe um morto. Cada dupla tem direito a apenas um morto, assim como cada jogador, no caso do jogo individual.

Bater

O jogo acaba quando uma das duplas ou um jogador “bate”, ou seja, quando já não tem cartas em mãos e já pegou o “morto” uma vez.

É feita, então, a contagem das canastras para ver quem foi o jogador que obteve mais pontos. Lembrando que para ser considerada uma canastra, é preciso ter, ao menos 7 cartas na sequência.

  • Canastra suja (com cartas curingas): 100 pontos;
  • Canastra limpa (sem cartas curingas): 200 pontos;
  • Meia Canastra Real ou Canastra de 500 (de Ás ao Rei ou 2 a Às, sem curinga): 500 pontos;
  • Canastra Real (de Ás a Ás sem curinga): 1000 pontos.

Observação: se numa canastra suja, a carta 2 for do mesmo naipe do resto da sequência, ela pode se tornar uma canastra limpa.

Os jogadores também devem contabilizar as cartas dos demais jogos sobre a mesa. Além disso, o time ou pessoa que tiver batido, leva 100 pontos.

  • Batida: 100 pontos;
  • 2 usado como curinga: 10 pontos cada;
  • Do 8 ao K: 10 pontos cada;
  • Do 3 ao 7: 5 pontos cada;
  • Ás: 15 pontos cada.

Por fim, devem ser descontados os valores das cartas que sobraram nas mãos da dupla ou jogador que não bateu. Quem não tiver utilizado o morto, deverá sofrer uma penalização de 100 pontos.

2. Pife (Pif-Paf)

  • 2 a 8 jogadores, individualmente;
  • Baralho tradicional;
  • 2 baralhos por partida.

O Pife é um jogo de baralho individual em que o objetivo é fazer três trincas ou três sequências primeiro. Pode ser que o conheça por outros nomes, como Pif-Paf ou Pontinho.

Como jogar

Cada jogador recebe nove 9 cartas, distribuídas de 3 em 3, no sentido anti-horário. As cartas curingas (Joker) não são utilizadas na partida. As que sobrarem devem ser mantidas, com a face para baixo, no centro da mesa, formando o maço ou monte.

Trincas e sequências

Exemplo de sequência de espadas para o jogo de Pife
Exemplo de sequência no Pife

O objetivo do Pife é que o jogador faça três trincas e/ou três sequências. As trincas são formadas ser três cartas do mesmo valor e naipes diferentes. Já as sequências são compostas por três cartas seguidas do mesmo naipe. O Ás pode ser posicionado após o Rei ou antes do 2.

Para formar o trio de trincas ou sequências, o jogador deverá comprar uma carta por rodada no monte e descartar outra no lixo. As cartas do lixo devem ser mantidas com a face para cima. Se quiser, o jogador pode comprar a carta descartada pelo participante que o antecede em vez de pegar uma do monte.

Bater

No Pife, quem bate as cartas é o participante que conseguir montar as 3 trincas ou 3 sequências primeiro, ficando com as mãos livres.

Atenção: se estiver prestes a bater, o jogador pode pegar o descarte de qualquer outro jogador e não apenas daquele que o antecede.

3. Poker

  • De 2 a 8 pessoas;
  • Baralho tradicional + fichas para apostas.

Há vários tipos de jogos de Poker e cada um tem suas próprias regras. Uma das versões mais famosas é a Texas Hold’em, em que o jogador deve terminar com a melhor mão de 5 cartas na rodada final.

Como jogar o Poker Texas Hold'em

A partida de Poker é composta de 4 rodadas. Entre as ações possíveis estão apostar, pagar o valor mínimo ou correr (não apostar). Se correr, o participante deverá aguardar uma nova partida para voltar a jogar.

Abaixo, explicamos o que acontece em cada uma delas:

  • Pré-flop: Cada jogador recebe 2 cartas próprias, que deve manter nas mãos sem que os outros vejam. Dependendo das cartas que tirar, pode apostar, pagar a aposta mínima ou correr. Se correr, o participante fica de fora da partida;
  • Flop: Três cartas são exibidas na mesa. Considerando as cartas que têm nas mãos, os participantes decidem se querem apostar, pagar o valor mínimo ou correr. Uma nova rodada só começa depois que todos apostem a mesma quantia ou tenham corrido.
  • Turn: Mais uma carta é virada na mesa, totalizando 4. Assim como no Flop, uma nova rodada só deve ser iniciada depois que todos apostem a mesma quantia ou tenham corrido.
  • River: A quinta e última carta é exposta na mesa. Os jogadores que restaram devem apostar a mesma quantia ou desistir. Em seguida, os participantes que ainda estiverem no jogo devem revelar as cartas em suas mãos. Ganha aquele que fizer a melhor mão.

Possibilidades de aposta

As famosas fichas são usadas nas apostas durante o jogo. Independente da versão que escolha jogar, as apostas seguem a seguinte ordem:

  • Fold: é o que chamamos de correr. O jogador coloca suas cartas de lado e automaticamente desiste da sua “mão atual”. Funciona como um sistema de sair do jogo sem pagar;
  • Bet: quando o jogador faz uma aposta;
  • Call: o jogador paga a aposta feita por outro jogador;
  • Raise: o jogador aumenta a aposta da mesa;
  • All In: é quando o jogador aposta todas as suas fichas.

Valores das mãos

Royal Straight Flush em uma mesa de poker cheia de fichas
Royal Straight Flush, a melhor mão no Poker

Estas são as sequências de cartas, da maior para a menor mão, que um jogador pode ter no Poker.

  • Royal Straight Flush: É a melhor mão que alguém pode fazer no Poker. É composta pelas cartas 10, J, Q, K e A do mesmo naipe e em sequência;
  • Straight flush: cinco cartas do mesmo naipe e em sequência numérica;
  • Quadra: quatro cartas do mesmo valor e uma quinta carta de valor diferente, independente do naipe. Essa diferente serve como critério de desempate, caso outro participante tenha uma quadra.
  • Full Hand ou Full House: a sequência é composta por uma trinca e um par. Ou seja, 3 cartas do mesmo valor mais duas cartas do mesmo valor, independente do naipe;
  • Flush: cinco cartas do mesmo naipe que não formam sequência;
  • Straight (ou sequência): cinco cartas em sequência numérica e de qualquer naipe;
  • Trinca: três cartas do mesmo valor e outras duas diferentes entre si, independente do naipe;
  • Dois pares: dois pares de carta do mesmo valor, independente do naipe. Por exemplo: um A de Copas e um A de Espadas + um 10 de Paus e um 10 de Copas;
    Um par: duas cartas de mesmo valor, independente do naipe, e outras três diferentes entre si.

4. Burro

  • 2 a 8 jogadores (acima de 4 pessoas, o ideal é ter dois baralhos);
  • Baralho tradicional;
  • Fácil, pode ser jogado por crianças.

O Burro é um jogo de carta fácil de jogar, em que o objetivo é formar uma quadra (quatro cartas iguais de naipes diferentes) primeiro. Com apenas uma regra, pode ser jogado até mesmo por crianças.

Como jogar Burro

Antes de começar, devem ser separadas do baralho 4 cartas iguais, mas de naipes diferentes, por jogador. Um curinga (Joker) também será usado. Depois, essas cartas devem ser bem embaralhadas e distribuídas uma a uma para os participantes.

Quadra de Ás

O jogador com mais cartas deve começar passando uma carta para o jogador ao lado, sem mostrar qual é para os demais. Quem recebeu, também deverá passar uma carta para quem está ao lado. Todos devem fazer isso sucessivamente, até que alguém, finalmente, consiga fazer uma quadra.

Atenção: a pessoa que estiver com o curinga deve mantê-lo nas mãos por uma rodada após recebê-lo de alguém.

Burro

A pessoa que fizer a quadra primeiro deverá baixar as cartas na mesa, de preferência discretamente. Assim que os demais jogadores virem, devem repetir o gesto. O último a baixar, recebe uma letra, começando pelo B, seguido de U-R-R-O.

Cada vez que for a última, a pessoa recebe mais uma letra. Quem terminar a palavra primeiro, ou seja, for o último mais vezes, será o Burro.

5. Paciência

  • 1 jogador
  • Baralho tradicional

Paciência é um jogo de baralho simples, que exige atenção e um pouco de sorte. O objetivo é completar 4 colunas com uma sequência de cartas do mesmo naipe que vai do Ás ao Rei. Para isso, só poderá mexer 8 cartas por vez, se for possível.

Como jogar

O jogo começa com 7 blocos de cartas sobre a mesa. O primeiro tem uma carta; o segundo, duas cartas; até chegar ao sétimo, com sete cartas. O restante do baralho deverá ser deixado em um monte ao lado, para que o jogador possa comprar.

Em cada bloco, apenas a carta de cima é revelada. Elas podem ser movidas para os outros blocos, mas apenas se respeitarem a regra de ser a menor carta imediatamente a seguir e de uma cor diferente.

Por exemplo: se a carta exposta é um 8 preto, a carta seguinte deverá ser um 7 vermelho. Se não houver movimentos possíveis, pode comprar uma carta do monte por vez. Caso não use a carta comprada, deve colocá-la na parte de baixo do monte novamente.

Dicas:

  • Se todas as cartas de um bloco forem movidas para as colunas, você pode aproveitar essa "vaga" para revelar novas cartas. Se tiver um K no topo de alguma coluna, poderá movê-lo para um espaço livre, revelando a carta que vem logo a seguir.

    Dica de arrastar o Rei para o espaço vazio no jogo de paciência

  • É possível mover blocos inteiros de carta. Vamos supor que um bloco tenha a sequência 9,8,7 e surge um 10, da cor oposta ao 9, em outro bloco. Nesse caso, é possível mover as três cartas para o bloco do 10.
    Como mover blocos com várias cartas no jogo de paciência

Foco no objetivo

Apesar de toda essa movimentação seu objetivo é tirar essas cartas dos blocos e organizar as sequências, por naipe, nas colunas acima ou ao lado.

Portanto, quanto tiver um A revelado, deve movê-lo para a coluna. O mesmo deve ser feito ao aparecerem o 2, 3, 4 (...) e as demais cartas do mesmo naipe até o Rei, sempre seguindo a ordem.

Por isso, fique sempre atendo às cartas de menor valor que aparecem no início do jogo. Ela pode ser a próxima de uma das colunas e passar despercebida.

Você ganha o jogo quando conseguir completar 4 colunas. Caso não haja mais jogadas possíveis, a partida termina com derrota.

6. Uno

  • 2 a 8 jogadores;
  • Baralho UNO.

O UNO é um dos jogos de baralho comerciais mais famosos do mundo. As regras são simples e seu objetivo é ser o primeiro a ficar com a mão livre de cartas.

Como jogar

No início da partida, cada participante recebe 7 cartas. As demais, devem ser deixadas em um monte no centro da mesa com a face para baixo e poderão ser compradas ao longo do jogo.

Para começar a rodada, um jogador deve virar a carta que está no topo do monte. Ela servirá como base para iniciar o jogo. A pessoa à esquerda de quem distribuiu as cartas deverá jogar na mesa uma carta que tenha a mesma cor ou mesmo número daquela tirada do monte. Por exemplo: se é um 2 azul, ele deve jogar uma carta 2 de qualquer cor ou azul de qualquer valor.

Quem está a seguir deverá fazer o mesmo: jogar uma carta que tenha a mesma cor ou número daquela que está exposta agora na mesa. Caso não tenha, deverá comprar uma carta. Se não for possível usá-la, deve mantê-la na mão e passar a rodada para o jogador seguinte.

Cartas

Mão segura cartas do UNO com o céu ao fundo

O baralho do Uno é formado por cartas numeradas de 0 a 9 em quatro cores diferentes: amarelo, azul, vermelho e verde. Além delas, há cartas curinga e de ação, que, quando utilizadas, demandam que a pessoa seguinte faça o que é solicitado.

Confira abaixo quais são elas:

  • Comprar 2 (+2): a pessoa a seguir precisará comprar duas cartas. Precisa seguir a cor da carta que está sobre a mesa. Ou seja, o +2 vermelho só pode ser usado se a carta sobre a mesa for vermelha;
  • Curinga comprar 4 (+4): pode ser usada quando não se tem a cor ou número da carta que está sobre a mesa. No entanto, é preferível guardá-la para um momento estratégico, porque faz a pessoa a seguir comprar 4 cartas do monte. Quem joga deve decidir qual será a cor da rodada;
  • Cartas curinga de 4 cores: devem ser usadas quando não se tem a cor ou número da carta que está sobre a mesa. Quem jogar, deverá escolher a cor da rodada;
  • Pular (círculo cortado): impede que o jogador seguinte jogue uma rodada;
  • Inverter (seta): muda o sentido o jogo (da esquerda para a direita ou vice-versa).

Uno!

Quando estiver com apenas uma carta na mão, o jogador deverá gritar Uno!. Se esquecer e alguém perceber antes, precisará comprar uma carta como punição. Ganha a partida quem colocar todas as cartas na mesa, ficando com as mãos vazias.

Vale destacar, pelas regras oficiais, devem ser contados os pontos a partir das cartas que sobraram nas mãos dos outros jogadores. Esses pontos vão para quem bater. O primeiro a somar 500 pontos após algumas partidas é o vencedor do jogo.

Pontuação das cartas:

  • Cartas numeradas (0 a 9): têm o valor indicado na carta;
  • Comprar 2 (2+): 20 Pontos;
  • Inverter: 20 Pontos;
  • Pular: 20 Pontos;
  • Curinga: 50 Pontos;
  • Curinga Comprar 4 (+4): 50 Pontos.

7. Tapa (Tapão)

  • 3 a 6 jogadores;
  • 2 baralhos tradicionais.

O Tapa ou Tapão é um jogo de baralho divertido com regras simples. Tudo o que o jogador precisa é de agilidade e muita atenção para ser o primeiro a dar um tapa na carta certa.

Como jogar

As cartas devem ser embaralhadas e distribuídas, uma a uma aos jogadores, sem os curingas (Jokers). Os participantes não podem ver suas próprias cartas, que devem ser deixadas em um monte à sua frente com a face virada para baixo.

Quem estiver à esquerda do distribuidor é quem começa a partida, que acontece no sentido horário. Enquanto pega a carta de cima do seu monte e joga virada para cima no centro da mesa, deverá dizer o "Às". A pessoa ao lado fará a mesma coisa, mas dirá "dois"; assim como o terceiro jogador, que deve falar "três" e, assim, sucessivamente até o Rei.

A sequência cantada deve ser A, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K. Quando a carta jogada for a mesma daquela falada, é hora de ser ágil e colocar a mão sobre ela. Por exemplo: se quando alguém disse 7, a carta revelada for 7, é hora de agir.

O último a colocar a mão perde e fica com todo o bolo que está sobre a mesa. Ele deve ser colocado debaixo do monte que já tinha, também com a face para baixo.

O jogo acaba quando um dos participantes terminar as suas cartas, se tornando o vencedor.

8. Rouba-monte

  • 2 a 4 jogadores;
  • 1 ou 2 baralhos tradicionais.

O Rouba-monte é um jogo de baralho simples, em que seu objetivo é conseguir o maior número de cartas para o seu monte.

Como jogar

No início da partida são distribuídas 4 cartas para cada jogador e outras 8 são deixadas no centro da mesa, de modo que fiquem todas visíveis. O restante ficará em um monte também sobre a mesa, mas com a face para baixo.

A pessoa à esquerda do distribuidor de cartas é quem começa o jogo. Ela deve checar se tem em sua mão alguma carta com numeração igual a alguma daquelas 8 que estão sobre a mesa. Se não tiver, colocará uma de suas cartas na mesa para ser roubada por outro jogador.

Caso tenha, pode roubar a carta da mesa. Depois, precisa juntá-la àquela igual, dando início ao seu monte, que deve ter a última carta com a face virada para cima.

De olho no monte do vizinho

Monte de cartas em um fundo brancp

Também é possível roubar todas as cartas do monte de qualquer adversário, caso você tenha uma igual àquela que esteja no topo do monte dele. O jogo vai se tornando mais disputado com todos os participantes tentando formar o maior número de cartas possível.

Quando ninguém mais tiver cartas nas mãos, os participantes deverão receber mais 4 cartas. A partida termina quando não houver mais cartas para distribuir, sendo o vencedor aquele que tiver o monte com maior número de cartas.

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Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.