Como jogar Rouba Monte: regras e passo a passo


Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Mestre em Comunicação, Arte e Cultura

Um passo a passo para você não ter mais nenhuma dúvida sobre como jogar o popular Rouba Monte. Confira regras e as etapas do jogo em imagens. E já reúna os amigos e a família para a diversão.

Composição da mesa e distribuição das cartas

O Rouba Monte pode ser jogado com vários participantes. Caso o número de jogadores seja superior a quatro pessoas, o responsável por embaralhar e distribuir as cartas deve dar 4 cartas a cada jogador e deixar 8 cartas em cima da mesma viradas para cima.

Caso a partida conte apenas com quatro jogadores, então apenas 4 cartas devem ficar no centro da mesa, viradas para cima. Os participantes também devem receber 4 cartas cada.

As demais cartas, que não foram distribuídas aos participantes ou colocadas no centro da mesa, ficam reservadas para distribuição no decorrer do jogo (viradas para baixo).

como jogar rouba monte - imagem das cartas distribuídas na mesa conforme descrição do texto

Objetivo do jogo

Conforme o jogo se desenrola, novas cartas vão sendo distribuídas e cada participante tenta construir seu monte. Ganha aquele que, quando as cartas acabarem, estiver com o maior monte de cartas. Mas vem entender como chegar a isso!

Passo a passo para jogar Rouba Monte

Dando início ao seu monte

Cartas distribuídas (cada jogador com 4 cartas) e cartas dispostas no centro da mesa, vamos à primeira jogada. Com suas cartas em mão, sem mostrá-las aos adversários, o primeiro jogador deve observar se alguma das cartas dispostas na mesa tem número ou letra igual ao de alguma das cartas que tem em mão.

como jogar rouba monte - imagem da mesa de cartas, mostrando jogador com quartas de número igual a uma das cartas dispostas na mesa

Caso nenhuma carta em sua mão seja igual em número ou letra das cartas dispostas na mesa, o jogador deve escolher uma de suas cartas para ser descartada.

Caso alguma tenha número ou letra igual, o primeiro jogador pode pegar a carta da mesa, juntá-la à carta da sua mão e baixá-las juntas, viradas para cima, próximas de si, dando início ao seu monte.

como jogar rouba monte - imagem da mesa de cartas, com jogador dando início ao monte, conforme descrito no artigo

As jogadas depois do primeiro monte

A partir daí, cada jogador que vier a seguir pode fazer o mesmo: verificar se alguma carta no centro da mesa tem número ou letra igual a alguma em sua mão e descartá-las juntas em seu monte.

Contudo, há um segundo movimento que ele também poderá fazer: caso ele tenha em mão alguma carta com número ou letra igual à da carta no topo do monte de algum adversário, este jogador poderá roubar o monte do seu oponente, deixando as novas cartas baixadas no topo.

como jogar rouba monte - imagem mostrando jogador roubando monte de adversário

como jogar rouba monte - imagem mostrandonovo monte formado

Quando distribuir novas cartas

Sempre que um jogador ficar sem cartas em mão, ele deve pegar 4 novas cartas entre aquelas separadas para distribuição no início do jogo.

Sempre que todas as cartas dispostas no centro da mesa acabarem, novas cartas devem ser retiradas das cartas para distribuição e dispostas viradas para cima para seguir com o jogo.

É possível impedir que o adversário roube meu monte?

Apenas de uma forma: com um Coringa. Caso o jogador tenha em mãos um Coringa, ele pode colocá-lo em cima de seu monte. Isto protegerá o monte de ser roubado até que uma nova dupla de cartas seja colocada no topo do monte.

Quando o jogo termina e como determina o vencedor

A partida de Rouba Monte chega ao fim quando:

  • As cartas do monte de distribuição acabam
  • E nenhum dos jogadores tem mais cartas iguais às dispostas na mesa ou às do topo dos montes de seus adversários

Ou seja, quando nenhuma jogada mais é possível, o jogo chega ao fim. Ganha aquele que estiver com o maior número de cartas em seu monte.

E aí? Prontos para jogar?

CONFIRA TAMBÉM!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e é mestre em Comunicação, Arte e Cultura pela Universidade do Minho (Portugal). Tem grande interesse pelas diferentes culturas e expressões que marcam a variedade linguística do Brasil. Da época da Internet discada ao crescimento do fantástico mundo do TikTok, adora acompanhar e escrever sobre as constantes mudanças deste universo virtual.