As 8 melhores brincadeiras para jovens


Stella Sousa
Stella Sousa
Bacharel em Comunicação Social

Fazer com que os jovens se entrosem, pode não ser uma tarefa muito fácil. Porém, nada melhor que uma brincadeira para quebrar o gelo e fazer um grupo se divertir!

Veja essas 8 brincadeiras para jovens que com certeza vão fazer você e todo o grupo se divertir.

1. Quem é a pessoa que eu admiro?

Para essa brincadeira não precisa de muitos materiais. Apenas uma roda de amigos, uma folha em branco e uma caneta para cada.

Peça para cada participante escrever seu nome na folha de papel. Depois que todos fizerem isso, os papéis devem ser trocados várias vezes, entre pessoas aleatórias presentes na roda.

O importante é que a pessoa não pegue ela mesma. Se isso acontecer, a pessoa deve avisar e os papéis devem passar novamente entre o grupo.

Depois disso, eleja uma pessoa para iniciar. Essa pessoa terá de dizer para o grupo 3 características que ela admira nesta pessoa que ela tirou, enquanto o resto do grupo terá de adivinhar quem é.

A moral desta brincadeira, é fazer com que os integrantes elogiem e reconheçam as qualidades e boas atitudes das outras pessoas.

2. Qual imagem é esta?

Simples e divertida! Essa brincadeira é ótima para melhorar a comunicação e criatividade dos jovens.

Separe o grupo em duplas. Coloque duas cadeiras de costas uma para a outra, para que a dupla não se veja. Dê na mão de um dos participantes uma imagem aleatória.

A função desta pessoa é descrever esta imagem sem falar o que é ou dar dicas muito óbvias. O objetivo é que a outra pessoa da dupla responda no menor tempo possível.

Por exemplo, se na imagem tem um campo de futebol, a pessoa não poderá usar as palavras: “campo” ou “futebol”.

O objetivo da pessoa que está com a imagem, é se comunicar de maneira criativa para que o outro que não está vendo a imagem, consiga entender o que ele está vendo.

Esta brincadeira é ótima para ajudar na comunicação criativa entre os participantes e ainda pode gerar boas risadas!

3. Quem é o dono deste par de sapato?

Esta é uma ótima brincadeira para um grande grupo de jovens que não se conhecem muito bem.

Divida o grupo em duas partes iguais. Escolha uma pessoa de cada grupo para ser o líder e para pegar apenas um sapato de cada pessoa do seu grupo. Em seguida, essa pessoa empilhará todos esses sapatos do seu grupo num único lugar.

Faça com que os jovens se misturem e os grupos se desformem. Depois, peça para as pessoas de um grupo A escolher um par de sapato na pilha do grupo B, e vice-versa.

Cada um terá de encontrar o dono do sapato que está nas mãos, e perguntar a ele: “Qual é o seu nome, sua idade e onde você mora?”

Depois essa pessoa terá de dizer na frente dos dois grupos essas informações, e o dono do sapato terá de confirmar.

Caso os grupos sejam muito grandes, pode fazer um de cada vez. O primeiro empilha e o outro, procura o dono dos sapatos.

4. Quem é o autor?

Para este jogo, você precisará de folhas em branco, canetinhas, lápis de cor e caneta.

Dê uma folha em branco para cada participante e peça para que ele escreva uma frase ou faça um desenho que represente a sua personalidade ou a sua vida.

Dê em torno de 15 minutos para que todos terminem. Após isso, coloque uma caixa ou uma cesta no meio do círculo, e peça para que cada um dobre bem o papel e coloque na caixa.

Embaralhe as folhas e peça para que cada participante pegue uma. Após isso, cada um terá de dizer o que sentiu com o aquele desenho ou aquela frase e adivinhar de quem é.

Quando o autor for descoberto, precisará explicar o porquê de ter escolhido tal frase ou tal desenho para o representar.

Essa brincadeira é ótima para ver a expressão artística e criativa dos jovens e perceber o que sentem ou acham sobre si mesmos.

5. Proteja o tesouro!

Essa brincadeira é super divertida! Em grupo, escolha uma pessoa para ser o guarda do tesouro. Esse tesouro pode ser qualquer objeto representativo, como um molho de chaves, por exemplo.

Escolha uma pessoa para ser o guarda do tesouro. Coloque uma cadeira no meio do local e o tesouro em cima dela.

Dê três ou quatro folhas de jornal enroladas no formato de cano para o guarda segurar em suas mãos. O guarda também precisa estar com os olhos vendados.

Depois que o guarda não estiver vendo, escolha uma pessoa para ser o bandido que tentará pegar o tesouro. O guarda de olhos vendados, terá a missão de encostar o jornal no bandido, para eliminá-lo.

Se o guarda conseguir encostar o jornal no bandido, continuará sendo o guarda e outra pessoa é designada para ser o bandido.

Se o bandido escolhido conseguir roubar o tesouro sem ser notado, será o novo guarda e outra pessoa será escolhida para ser o bandido, até que todos joguem.

6. Quem sou eu?

Essa é uma brincadeira simples e super divertida! É ótima para testar como estão os conhecimentos gerais de quem está brincando.

Pegue papel adesivo (post-it, por exemplo), caneta e distribua para cada pessoa. Os integrantes terão de escolher alguém famoso, pode ser celebridades, pessoas do mundo do esporte, escritores, pintores… Cada um deve escrever esse nome no papel.

Ao terminar a escolha, cada integrante terá de colar esse nome na testa da pessoa que está a sua esquerda, sem que ela veja.

O objetivo é que cada participante terá de adivinhar a personalidade que está em sua testa, fazendo perguntas como:

“Eu sou famoso?”, “Eu sou do mundo dos esportes?”, “Eu estou na televisão?”, entre outras. Os integrantes só podem responder sim ou não, e se a resposta for não, passa para a pessoa ao lado perguntar.

Se as pessoas do grupo responderem sim, o jogador continua fazendo perguntas até adivinhar ou até passar para a pessoa ao lado.

O objetivo é fazer as perguntas certas para tentar adivinhar a sua personalidade o quanto antes.

7. Vamos contar um conto?

Quer aguçar a criatividade do grupo? Esta é a brincadeira perfeita! Prepare uma caixa e coloque objetos diferentes nela. Seja criativo na escolha! Pegue itens de cozinha, objetos pessoais, ou qualquer outro que possa tornar esta brincadeira ainda mais interessante.

Faça um círculo com o grupo, com todos sentados no chão. Deixe a caixa fechada e escolha uma pessoa para iniciar a brincadeira. Essa pessoa pegará um objeto de dentro da caixa, sem olhar.

Durante 20 segundos, essa pessoa contará uma história que envolva o seu objeto. Terminados os 20 segundos, a pessoa da esquerda continuará a história contada pela pessoa anterior, mas agora incluindo um novo objeto que ela pegará na caixa (sem olhar).

E assim vai, até a última pessoa pegar o último objeto e finalizar a história.

8. Texto quebra-cabeça

Essa brincadeira pode gerar boar risadas! Separe o grupo em duplas. Prepare textos de um parágrafo, com uma história pequena ou contando algo interessante.

Cole esses papéis na parede. O número de histórias tem de bater com o número de duplas formadas.

Ao seu sinal, a dupla tem que correr até um dos textos e, durante 1 minuto ou menos, memorizar a história.

O objetivo é voltar até o líder e contar a história para ele. O líder decidirá se está correto, ou se faltou algum detalhe importante. Ganha a dupla que conseguir falar corretamente a história que leu.

Veja também:

Atualizado em
Stella Sousa
Stella Sousa
Formada em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e produtora de conteúdo digital desde 2014.