20 Brincadeiras de Natal


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O Natal é uma das datas comemorativas em que nos reunimos com diversas pessoas, sejam amigos, familiares ou colegas de trabalho. Para divertir um pouco mais a festa, listamos as melhores brincadeiras para fazer na confraternização de Natal.

1. Amigo Secreto

O Amigo Secreto é uma das brincadeiras mais tradicionais do Natal. Nela, cada participante sorteia o nome de outra pessoa para presentear e não pode revelar a ninguém.

No dia da festa, o grupo se reunirá e, na hora de entregar o presente, deverá citar características do seu amigo oculto. Os outros devem tentar adivinhar quem é, para deixar a brincadeira mais legal. É uma forma divertida para dar um mimo a alguém do seu convívio.

2. Inimigo Oculto

O jogo tem a mesma dinâmica do Amigo Secreto. Mas, em vez de presentes bons, a ideia é brincar e presentear o escolhido com uma lembrança engraçada e sem utilidade (pelo menos, para a pessoa).

Junte o grupo que irá participar e faça o sorteio dos nomes. No dia da festa, reúna os participantes e cite características do presenteado. Entretanto, deve falar coisas que não sejam verdade, para zoar com quem receberá o presente.

3. Abrir o presente com luva

Mini luvas de cozinha em um fundo branco

Nessa brincadeira que rende muitas risadas, é preciso de um presente muito bem embrulhado, um par de luvas de cozinha e dois dados. Todos os participantes devem ficar em volta de uma mesa e lançar os dados. Quem tirar o número maior, começa o jogo.

Vestindo as luvas, precisa tentar desfazer o embrulho. Enquanto isso, a pessoa ao seu lado deve jogar os dados, com o objetivo de tirar números iguais. Quando isso acontecer, será a sua vez de tentar abrir o presente com as luvas.

Consequentemente, o jogador ao lado dessa pessoa tentará tirar números iguais para poder brincar. E, assim seguirá, até alguém conseguir revelar o que há no pacote. Esse participante será o vencedor e ganhará o presente como prêmio.

4. Quem sou eu?

Nessa brincadeira, todos os participantes devem sentar em roda, receber um pedaço de papel, uma caneta e escrever o nome de algo que tenha a ver com o Natal. Pode ser rena, Grinch, boneco de neve, árvore, Papai Noel, Mamãe Noel, duende, estrela, etc.

Com uma fita adesiva, cole o papel na testa da pessoa ao lado, sem que ela veja o que está escrito. Quando todos estiverem com um personagem na testa, a brincadeira começa.

Seguindo a ordem da roda, os jogadores precisam fazer perguntas que só podem ser respondidas com “Sim” ou “Não” para tentar descobrir quem são. Por exemplo: “sou humano?”, “uso vermelho?”, “sou mulher?”, etc. Quando pensar que sabe quem é, dê o seu chute.

5. Árvore de copos

Árvore de Natal feita com copos de plástico verde empilhados
Reprodução: Raising Dragons

Separe os convidados em duas equipes e dê, a cada uma delas, uma pilha grande de copos. No chão ou sobre uma mesa grande, os times deverão montar uma árvore empilhando os copos. O grupo que conseguir terminar primeiro, vence.

Antes de começar a brincadeira, deverá ser definida a quantidade que a ser usada na base da árvore.

6. Bexiga Premiada

Homem enche bola ou bexiga vermelha com dispositivo

A ideia desta brincadeira é deixar que os presentes dos convidados sejam ‘escolhidos’ por bexigas. Corte pedaços de papel e, em cada um deles, escreva um nome. Coloque dentro da bexiga e encha em seguida.

Todo o grupo deve comprar lembranças que possam ser aproveitadas por todos e embrulhá-los. Os participantes, um por um, devem escolher uma bexiga, estourar e ler o nome no papel. Quem for citado, escolhe uma das embalagens de presente. O último sorteado, fica com aquele que sobrar.

Antes do Natal, os convidados devem estipular um valor máximo para as lembranças que serão dadas na festa

7. Caça ao Tesouro

Essa deve chamar mais a atenção das crianças, mas todos podem participar. Escolha um lugar da casa para esconder os presentes e, depois, crie algumas pistas sobre a localização.

Os participantes devem seguir as dicas para chegar aonde os presentes estarão escondidos. Vale incluir algumas pistas falsas para despistar a galera e tornar a brincadeira ainda mais divertida.

8. Bingo de Natal

Cartela de bingo com temática natalina
Reprodução: Grace & Good Eats

A ideia é que seja como um bingo comum, mas com temática natalina. Então, pode substituir a palavra “Bingo” por algo como “Natal” ou “Papai Noel” para quem completar a cartela primeiro.

Outra proposta bem divertida é decorar as cartelas com temas natalinos, como árvores de Natal, bonecos de neve e estrelas.

9. Batata Quente Natalina

Os participantes devem comprar presentes que possam ser aproveitados por todos os convidados e embrulhá-los. A cada rodada, um deles será entregue para o vencedor. O grupo deverá ficar em um círculo, enquanto uma pessoa ficará de fora, vendada.

Escolha um objeto para ser a "batata quente" (pode ser até uma bola da árvore de Natal) e os jogadores devem passa-lo de mão em mão o mais rápido que conseguirem. Se quiserem, podem cantar uma música enquanto passam, para tornar a brincadeira mais divertida.

Quando o participante vendado gritar “queimou”, aquele que estiver com a "batata" na mão, sai da roda. Repita até só restar um na roda. Quem ficar por último, ganha o presente da rodada.

10. Qual é a Música?

Peça para que cada participante pense em uma palavra e escolha a ordem em que eles vão dizê-las. Todos na roda devem cantar uma música com a palavra citada.

Quem não souber ou demorar mais de 10 segundos para responder, é eliminado. Se quiserem aproveitar o clima natalino, podem optar por fazer uma brincadeira apenas com músicas com temas de Natal ou dar uma presente para a pessoa que ganhar o jogo.

11. Show de Talentos

Mulher toca air guitar com enfeites de Natal ao fundo

Promova um show de talentos, em que todos podem assistir e participar. Vale de tudo: cantar, dançar, se alongar, imitar alguém. Façam prêmios e brindes de participação para que ninguém fique de fora do pódio!

12. Fotografias Divertidas

Mulher joga laranjas e faz careta vestida com acessórios natalinos

Antes da noite de Natal, compre vários acessórios com temas natalinos. Pode ser chapéu e barba de Papai Noel, orelhas de duende, chifres e nariz de rena. Acrescente penduricalhos e enfeites de árvore, estrelas, flocos de neve, bengalinhas de doce e o que mais o tema permitir.

Se possível, transforme um cantinho da casa como o local para tirar fotos. Faça uma decoração especial e deixe os acessórios reunidos em uma caixa.

Caso tenha uma câmera instantânea ou impressoras portáteis de fotografia, melhor ainda! Afinal, conseguirão ir formando um mural com as imagens feitas durante a festa e todos poderão rir juntos.

13. Desafio do M&M’s

Separe dois pratos e, em um deles, coloque certa quantidade de M&M’s e mantenha o outro vazio. Distribua canudos para os participantes da brincadeira, que deverão usá-los para puxar os confeitos usando a sucção.

O objetivo é passá-los de um recipiente para o outro. Aquele que mover mais doces em um intervalo de tempo estipulado previamente, é o ganhador da rodada.

14. Acerte o Alvo

Exemplo de copos para Acerte o Alvo Natalino
Exemplo de como os copos devem ficar para a brincadeira.

Separe alguns copos coloridos para festa e os posicione em forma de pirâmide, como na foto acima. Estipule uma distância aceitável para os participantes tentarem acertar os copos. Para entrar no clima, as bolinhas comuns podem ser substituídas por bolas ou guizos de natal.

Uma ideia divertida é colocar pontuações embaixo, que aumentam conforme a distância. No final, faça as contas e descubra quem foi o vencedor.

15. Barba no Papai Noel

Desenhe ou imprima o rosto do Papai Noel e faça uma barba à parte (se preferir, compre uma). Escolha um voluntário e coloque uma venda sobre seus olhos. Sem enxergar, ele terá que pôr a barba no rosto do bom velhinho com as dicas do restante do grupo.

Quem colocar a barba no local certo ou o mais próximo possível, ganha a rodada. Se preferir, pode criar versões com outros personagens natalinos, como encaixar o nariz na rena ou enfeitar uma árvore de papel, por exemplo.

16. Desenho Maluco

Para esta brincadeira, vão precisar de canetinhas e pratos de papel ou de isopor para cada participante. Todos devem colocar o prato na própria cabeça e, em seguida, a pessoa escolhida como juíza, acionará o cronômetro.

Dentro do tempo estipulado, deverão desenhar algo relativo ao Natal, sem tirar o prato da cabeça. Vale qualquer coisa: bonecos de neve, Papai Noel, renas, anjinhos. O que a criatividade mandar.

No final, devem mostrar seus resultados. Cabe ao juiz decidir qual está mais engraçado, bonito ou, até mesmo, mais bizarro.

17. Duas Verdades e Uma Mentira

Os participantes devem ficar em círculo ou de modo que todos consigam se ver perfeitamente. Escolha um sentido para iniciar a brincadeira. Uma das pessoas deve contar três histórias, das quais duas aconteceram com ela e uma não.

Cabe ao restante do grupo descobrir qual delas é a mentira. Por ser no Natal, vale falar sobre algo relacionado a data ou inventar um acontecimento que poderia ter ocorrido nesse período.

18. Encontre os amigos do Papai Noel

Como uma caça ao tesouro, a ideia aqui é esconder alguns bonecos de neve, renas e anjinhos pela casa inteira. O grupo que participar deverá encontrar todos os amigos do Papai Noel. Ganha quem achar mais personagens.

19. O que tem no chapéu do Papai Noel?

Vários chapéus de Papai Noel em um fundo vermelho

Separe entre 3 e 6 gorros de Papai Noel e coloque alguns brindes dentro. Pode ser doces, barras de chocolate ou pequenas lembrancinhas para os participantes.

Todo devem escolher algum dos gorrinhos para sortear uma prenda. Para ficar mais divertido, coloque uma venda em todas as pessoas quando elas forem pegar as prendas para que elas adivinhem com o tato o que é o objeto sorteado.

20. Trívia de Natal

É um jogo de perguntas e respostas, porém apenas com o tema de Natal. Faça algumas cartas com questões sobre a data, reúna os participantes em uma roda e escolha um sentido para a brincadeira começar.

Faça as perguntas e, quem responder primeiro, acertando a questão, ganha um ponto. Aquele que tiver mais acertos no final, ganha.

Veja mais brincadeiras:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.