17 Brincadeiras de Natal


Mariana Lapeloso
Mariana Lapeloso
Caçadora de memes

O Natal é uma das datas comemorativas em que nos reunimos com diversas pessoas, sejam amigos, familiares ou colegas de trabalho. Para divertir um pouco mais a festa, confira algumas brincadeiras para fazer na confraternização de Natal, seja com a família ou com os amigos.

1. Amigo Secreto

O Amigo Secreto é uma das brincadeiras mais tradicionais do natal. Junte o nome dos participantes que irão fazer a troca dos presentes e faça o sorteio dos nomes.

No dia da festa, o grupo se reunirá e cada um irá citar características da pessoa escolhida para ganhar o presente. Os outros participantes devem tentar adivinhar quem é o escolhido para deixar a brincadeira mais legal. É uma forma divertida e legal para se presentear alguém do seu convívio.

2. Inimigo Oculto

Ele tem a mesma finalidade do Amigo Secreto, só que ao invés de presentes ‘legais’, a ideia é você brincar ou fazer uma piada e depois presentear o escolhido, dando alguma coisa engraçada e sem utilidade nenhuma (pelo menos para a pessoa).

Junte o grupo que irá participar e faça o sorteio dos nomes. No dia da festa, reúna os participantes e cite características do presenteado. Entretanto, ao invés de falar coisas boas sobre a pessoa, diga coisas que não sejam verdades, como forma de brincar com quem receberá o presente.

3. Bexiga Premiada

A ideia desta brincadeira é reunir todos os participantes e deixar que seus presentes sejam ‘escolhidos’ através de bexigas. Corte pedaços de papel, escreva o nome dos participantes da brincadeira e coloque dentro da bexiga, enchendo-as em seguida.

Todo o grupo deve comprar presentes unissex e embrulhá-los de forma que não dê para ver o que há dentro das embalagens. Os participantes, um por um, devem escolher uma bexiga, estourar e ler o nome no papel. Quem for citado, escolhe uma das embalagens de presente para ver o que ganhou.

4. Caça ao Tesouro

Essa pode chamar mais a atenção das crianças, mas todos podem participar. Escolha um lugar da casa para esconder os presentes e depois crie algumas pistas para espalhar pela casa.

Os participantes devem seguir as pistas e dicas dadas nos papéis para chegar até o lugar mais difícil, que é onde os presentes estarão escondidos. Vale incluir algumas pistas falsas para despistar a galera.

5. Bingo de Natal

Os participantes devem estipular um valor para as prendas, para que sejam levados e sorteados durante a brincadeira. A ideia é que seja como um bingo normal, mas na temática natalina, então pode substituir a palavra “bingo” por algo como “natal” ou “papai noel” para quem completar a cartela primeiro.

Outra ideia bem divertida é decorar as cartelas com temas natalinos, como árvores-de-natal, bonecos de neve e estrelas.

6. Batata Quente Natalina

Os participantes devem comprar presentes unissex e embrulhá-los, escolhendo para cada rodada uma prenda que será entregue para o vencedor. O grupo deverá ficar em círculo, enquanto uma pessoa ficará de fora, vendada.

Escolha um objeto para fazer de bola (pode ser até uma bola da árvore-de-natal) e todos devem começar a cantar o tradicional “batata quente”. Quando o participante vendado gritar “queimou”, a pessoa que segurou por último a bola sai da roda. Quem ficar por último na roda, ganha o presente.

7. Qual é a Música?

Para animar a todos durante o natal, essa brincadeira pode ser bastante divertida. Escolha uma ordem dos participantes para que a brincadeira seja feita e alguém deve escolher uma palavra. Todos na roda devem cantar uma música que tenha a palavra citada.

Quem não souber ou demorar mais de 5 segundos para responder, é eliminado do jogo. Para ficar mais divertido, pode fazer uma brincadeira apenas com músicas tema de natal ou quem ganhar a cada rodada, recebe uma prenda.

8. Show de Talentos

Promova um show de talentos, faça todos acompanharem e, até mesmo, mostrar as suas habilidades.

Vale cantar, dançar, se alongar, imitar alguém. Tudo. Façam prêmios e prendas de participação para que ninguém fique de fora do pódio!

9. Fotografias Divertidas

Neste caso vale todas as fotos que os convidados tiverem, desde as mais constrangedoras, divertidas e aquelas que foram tiradas durante momentos de distração. Reúna todos e façam um mural com as melhores fotos que todos conseguirem trazer.

Para ficar mais divertido, dê alguma prenda para quem trouxer a foto mais engraçada para fazer parte da brincadeira. Além de divertir a festa, dá para ter aquela pontinha de nostalgia revivendo grandes momentos.

10. Desafio do M&M’s

Separe dois pratos, em um deles coloque uma boa quantidade de M&M’s e distribua canudos para os participantes da brincadeira. O desafio é os participantes prenderem os confeitos no canudinho, usando a sucção, e passar de um prato para outro.

Quem conseguir passar a maior quantidade do doce de um prato para o outro, é o ganhador da rodada. No final, pode fazer uma disputa entre os participantes que conseguiram fazer mais pontos.

11. Acerte o Alvo

Separe alguns copos coloridos para festa e os posicione de modo que forme uma pirâmide. Declare uma distância aceitável para os participantes tentarem acertar algum dos copos. Para entrar no clima de natal, as bolinhas comuns podem ser substituídas por bolas ou guizos de natal.

Uma ideia é colocar valores embaixo dos copos, quanto mais “perto”, eles terão um valor mais baixo e os mais “longe” terão valores mais altos. No final, faça a contabilidade para saber quem foi o vencedor.

Exemplo de copos para Acerte o Alvo Natalino
Exemplo de como os copos devem ficar para a brincadeira.

12. Barba no Papai Noel

Faça um desenho ou imprima o rosto do Papai Noel, faça uma barba para ornar no rosto e coloque no meio da sala para que todos os participantes vejam. Escolha uma pessoa e coloque uma venda nela.

O participante vendado precisa colocar a barba no rosto do Papai Noel com as dicas do restante do grupo, que irá direcioná-lo dizendo “mais para a direita” ou “mais para a esquerda”. Quem colocar a barba no local certo ou o mais próximo possível, ganha a rodada.

13. Desenho Maluco

Separe canetas e pratos descartáveis para todos os participantes da brincadeira. Cada um, em um determinado tempo (escolhido por todos), deverá colocar um prato na cabeça e desenhar algo temático do natal. Vale qualquer coisa: bonecos de neve, Papai Noel, renas, anjinhos de neve. O que a criatividade mandar.

No final, todos devem mostrar seus resultados e, se for do consentimento de todos, escolha alguém para ser o juiz e decidir qual desenho está mais engraçado, mais bonito ou, até mesmo, mais bizarro.

14. Duas Verdades e Uma Mentira

O grupo deve ficar em círculo ou de modo que todos consigam se ver perfeitamente. Escolha um sentido para iniciar a brincadeira e o primeiro participante deve contar três histórias que aconteceram com ele.

Cabe ao restante do grupo descobrir o que é a mentira nas histórias contadas. Por ser no Natal, vale contar algo relacionado a data ou inventar um acontecimento que poderia ter ocorrido neste período.

15. Encontre os amigos do Papai Noel

Semelhante a um Caça Tesouros, a ideia aqui é você esconder alguns bonecos de neve, renas e anjinhos pela casa inteira. O grupo que participar deverá encontrar todos os amigos do Papai Noel.

16. O que tem no chapéu do Papai Noel?

Separe alguns gorros (entre 3 e 6) de Papai Noel e coloque algumas prendas dentro dos chapéus. Pode ser doces, barras de chocolate ou pequenas lembrancinhas para os participantes.

Todos os participantes devem escolher algum dos gorrinhos para sortear uma prenda. Para ficar mais divertido, coloque uma venda em todas as pessoas quando elas forem pegar as prendas para que elas adivinhem com o tato o que é o objeto sorteado.

17. Trívia de Natal

É um jogo de perguntas e respostas, porém apenas com o tema de natal. Faça algumas cartas ou pedaços de papéis com perguntas em relação com a data comemorativa.

Reúna todos os participantes em uma roda e escolha um sentido para a brincadeira começar. Faça as perguntas e quem responder primeiro, acertando a questão, ganha um ponto. Quem tiver mais acertos no final da brincadeira, ganha.

Veja mais brincadeiras:

Mariana Lapeloso
Mariana Lapeloso
Estudante de jornalismo e caçadora de memes nas horas vagas.