14 brincadeiras para jogar em família


Stella Sousa
Stella Sousa
Bacharel em Comunicação Social

Chegou a hora da brincadeira em família! Esse é o momento para reunir todo mundo, em casa ou ao ar livre, e começar a brincadeira. Boa diversão!

1. Uma música com a palavra…

Essa brincadeira é bem fácil e divertida! Pode ser feita em dupla, trio ou em equipes maiores. Uma pessoa, que ficará fora da rodada, escolhe uma palavra para que os jogadores cantem uma música que tenha a palavra.

Exemplo: a líder da rodada escolhe a palavra “amor” e os jogadores devem cantar uma música que tenha esta palavra.

Ganha a pessoa ou equipe que conseguir cantar mais músicas com as palavras escolhidas pelo líder. Tem que ser rápido e preciso!

Mas, atenção: para a brincadeira funcionar bem, o líder precisa escolher palavras que realmente existam em músicas.

2. Tem gosto de quê?

Essa brincadeira é ideal para saber quem da família está com o paladar aguçado! Para iniciar, o grupo deve ser divido em duas ou mais equipes.

Cada equipe escolherá sabores diferentes. Podem ser alimentos encontrados na geladeira mesmo! O objetivo é proporcionar a maior diversidade de sabores, como doce, salgado, amargo, azedo, entre outros.

Para que os sabores não sejam tão óbvios, é interessante misturar ingredientes. Nesse caso, as pessoas que vão experimentar, precisam estar vendadas e não podem ver os ingredientes que estão sendo misturados.

Determine um tempo, dê para a equipe experimentar e tentar adivinhar qual é o alimento ou quais são os ingredientes da mistura feita.

O interessante é criar um sabor específico para cada pessoa da equipe experimentar e só ela poderá tentar adivinhar o que provou, para ajudar sua equipe a ganhar. Cada integrante que acerta, ganha um ponto para a equipe.

No final, ganha a equipe que acertou mais sabores!

3. A múmia!

Para essa brincadeira, você só precisa de papel higiênico, um mínimo de 4 pessoas e muita rapidez.

Separe a família em dois grupos. Se houver crianças pequenas, é interessante que elas sejam assistidas por adultos.

Uma pessoa será responsável por enrolar a outra pessoa da sua equipe com o papel higiênico, enquanto a outra equipe cronometra o tempo.

Quando a pessoa estiver completamente enrolada, a outra equipe para o cronômetro e anota o tempo. Ganha a equipe que enrolou sua múmia em menor tempo!

Porém, é importante que todas as pessoas de cada equipe sejam enroladas e enrolem também. As crianças pequenas podem contar com a ajuda dos adultos da equipe.

4. Ovo na colher

ovo na colher

Essa brincadeira é ótima para fortalecer o espírito de equipe e testar o equilíbrio dos participantes. Você precisará de colheres e ovos.

Divida o grupo em duas equipes e a brincadeira pode começar! Coloque o ovo na colher, e decida entre todos os participantes qual dos dois níveis será a brincadeira:

  • Nível fácil: colocar o ovo na colher e carregar na mão até o ponto de chegada.
  • Nível difícil: colocar o ovo na colher e carregar na boca até o ponto de chegada.

Nessa brincadeira, é interessante ter duas equipes, com no mínimo duas pessoas. Numa equipe de 3 pessoas, por exemplo, a primeira pessoa levará o ovo até a segunda pessoa, sem tocar na colher e sem deixar o ovo cair.

Enquanto isso, a segunda pessoa da equipe, que estará distante da primeira, receberá o ovo na colher que já estará na sua mão ou na sua boca.

A primeira pessoa precisa passar o ovo para a colher do amigo de equipe, sem tocar na colher ou no ovo. O segundo participante também não pode tocar!

Essa segunda pessoa vai até à terceira e assim sucessivamente, até chegar a última pessoa.

Se o ovo cair, a equipe volta a brincadeira desde o início. Ganha a equipe que conseguir levar o ovo até o último participante, no menor tempo!

4. Caça ao tesouro

Essa é a brincadeira ideal para se jogar ao ar livre com a família! Escolha um tesouro, pode ser algum tipo de comida, um brinquedo, ou algum objeto interessante. Esconda este objeto em algum lugar estratégico, que seja difícil de achar.

Se a família for muito grande, é legal que seja dividida em equipes, para que seja mais fácil e divertido encontrar o tesouro.

Uma pessoa será designada para esconder o objeto e estará fora da brincadeira, entrando numa próxima rodada. Ganha a pessoa ou a equipe que encontrar o objeto primeiro!

Para a brincadeira se tornar mais interessante, o líder da rodada pode elaborar pistas em bilhetes enigmáticos, dando dicas de onde o tesouro pode estar.

5. O que estou desenhando?

Você precisará de papel, lápis ou caneta e muita imaginação! Pode ser feita individualmente ou em equipes.

Primeiro, uma pessoa é escolhida para fazer o desenho. Se seu grupo foi divido em equipes, decida o desenho e escolha uma pessoa para representar a todos.

O participante da vez deve começar com traços pequenos e desconexos, para que seja mais difícil de adivinhar o que está desenhando. Enquanto isso, as outras pessoas precisam tentar adivinhar qual é o desenho.

Ganha a pessoa ou equipe que acertou o maior número de desenhos, em menor tempo.

7. Boliche de copos

boliche de copos

Para essa brincadeira, você precisará de copos plásticos, bolinha de pingue-pongue e boa mira! Divida a sua família em duas equipes ou mais.

Primeiro, empilhe os copos plásticos em formato de uma pirâmide, como na imagem acima. Depois, posicione os participantes a uma distância de 2 a 3 metros, ou de sua preferência.

Um participante por vez, jogará a bola de para derrubar o maior número de copos. A equipe que conseguir derrubar a pirâmide inteira, com menor número de tentativas, será o vencedor!

8. Telefone sem fio

Essa é uma brincadeira bem divertida, principalmente para a criançada! Os participantes são colocados um ao lado do outro. A pessoa que está na ponta (direita ou esquerda), fala uma frase, de preferência grande, como, por exemplo:

“Fui à feira e comprei mamão, pera, açúcar, farinha e ovos, mas esqueci o leite condensado para fazer a calda do bolo.”

Essa primeira pessoa,que escolheu a frase, terá que falar para a segunda, a segunda repetirá para a terceira e assim por diante.

Essa brincadeira é bem divertida! A intenção não é escolher um vencedor ou um perdedor, mas reparar como uma informação pode chegar de maneira completamente diferente ao passar por diversas pessoas. O resultado pode ser hilário!

9. Mímica

Com a família reunida, escolha um tema para começar. Pode ser animais, filmes, desenho animado ou qualquer outro da preferência do grupo.

Escolhido o tema, o grupo pode ser dividido em equipes, mas essa brincadeira também pode ser individual.

Imagine que vocês escolheram o tema de animais, por exemplo. A primeira pessoa precisa decidir qual animal imitar e os outros participantes têm que adivinhar. Ganha a pessoa ou a equipe que acertar o maior número de mímicas!

10. Dança da cadeira

dança da cadeira

Separe um número de cadeiras menor do que o número de pessoas. Exemplo: se seu grupo possui 5 pessoas, pegue 4 cadeiras.

Coloque as cadeiras em círculos, com o assento virado para fora, como mostra na imagem. Escolha uma música divertida, e comece a brincadeira.

Os participantes devem dançar em volta das cadeiras, enquanto outra pessoa, que não está brincando, para a música em algum momento.

Quando a música parar, todos devem tentar sentar nas cadeiras disponíveis. A pessoa que não conseguir sentar, sai da brincadeira.

Ganha a pessoa que na última rodada, conseguir sentar na única cadeira disponível!

11. Acerte o alvo

Uma ótima brincadeira para jogar ao ar livre com a família! Separe baldes e encha bexigas com água. Divida a família em duas ou mais equipes, dependendo do número de pessoas.

Coloque os baldes a uma distância de 2 a 3 metros, ou menos, caso tenham crianças pequenas.

A equipe da vez precisa jogar as bexigas cheias de água nos baldes, respeitando a distância. Ganha a equipe que acertar o maior número de bexigas dentro dos baldes.

12. Qual é o objeto?

A família pode jogar essa brincadeira individualmente ou dividindo o grupo em equipes. A equipe ou a pessoa que iniciará a brincadeira, precisa ser vendada.

Enquanto isso, os outros participantes escolhem objetos, ou comidas, para que a equipe da vez adivinhe o que é.

A pessoa que está vendada terá que adivinhar qual objeto está segurando, tendo 3 ou menos tentativas, dependendo se o objeto é fácil ou difícil. Essa é uma ótima opção para ver como está o sentido do tato dos participantes!

Ganha a equipe ou a pessoa que adivinhar o maior número de objetos.

13. Cabo de guerra

cabo de guerra

Essa é uma brincadeira bem conhecida e muito divertida! É perfeita para ser feita ao ar livre com a família. Você vai precisar de uma corda, muita força e espírito de equipe!

Divida a família em dois grupos. Se houver crianças e adultos, é interessante agrupar os pequenos com os adultos nas duas equipes, para a força ficar equilibrada.

Estique a corda e na metade dela faça uma marcação no chão, para que o tamanho seja distribuído igualmente em ambos os lados.

As equipes precisam se enfileirar, um atrás do outro, como na imagem. Cada grupo precisa fazer força puxando a corda para o seu lado, com o objetivo de que a primeira pessoa da outra equipe ultrapasse a marcação no chão!

Ganha a equipe que conseguir puxar a outra equipe para que ultrapasse a marca!

14. Fale uma palavra e passe a bola

Coloque a família em um círculo e tenha em mãos uma bola de plástico, ou qualquer outra que não seja muito pesada.

A equipe terá que decidir qual pessoa iniciará a rodada. O participante escolhido, pegará a bola, escolherá um tema e uma letra.

Esse mesmo participante falará uma palavra que seja dentro do tema que escolheu e que inicie com a letra que definiu também. Depois, passará a bola para que outra pessoa fale.

Exemplo:

Imagine que você foi a pessoa escolhida e decidiu por tema “frutas que iniciam com a letra B”. Você terá que falar uma fruta com a letra b (banana, por exemplo) e passará a bola.

Cada participante que estiver com a bola na mão, terá 10 segundos para falar a palavra com a letra e tema escolhidos. Quem não souber a palavra, sairá da rodada e outra pessoa é escolhida para inciar.

Ganha que conseguir falar as palavras dos temas e letras escolhidos e for o último a sair do círculo.

Veja também:

Stella Sousa
Stella Sousa
Formada em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e produtora de conteúdo digital desde 2014.