As 14 melhores brincadeiras divertidas para fazer família


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

As brincadeiras em família são ideais para reunir todo mundo e gerar boas gargalhadas. Seja em casa, na praia, um parque ou em qualquer lugar, o importante é brincar e se divertir com os jogos que listamos a seguir. Confira!

1. Uma música com a palavra…

Mulher canta com homem ao lado observando

Essa brincadeira é fácil, divertida e requer pensamento rápido e boa memória. Nela, alguém deve assumir o papel de líder e pensar em palavras, de preferência não muito óbvias, para que os demais participantes se lembrem de músicas com elas.

Por exemplo, se escolher a palavra “amor”, os jogadores deverão se lembrar de canções que contenham o termo. Depois que a primeira pessoa cantar, o time seguinte terá até 5 segundos para pensar em algum título.

Cada rodada termina quando ninguém mais conseguir se lembrar de músicas dentro do tempo estipulado. Ganha a equipe ou jogador que se recordar de mais músicas.

2. Tem gosto de quê?

Mulher lambe colher com os olhos fechados em um fundo branco

Essa brincadeira é ideal para saber quem da família tem o paladar aguçado! Para iniciar, o grupo deve ser dividido em duas ou mais equipes.

Usando alimentos disponíveis em casa, os times deverão escolher sabores que proporcionem sensações diferentes, como doce, salgado, amargo ou azedo. Para ficar menos óbvio, podem misturar ingredientes, criando gostos inusitados.

Sempre de olhos vendados ou bem fechados, uma pessoa da equipe deverá experimentar a mistura feita. Cada integrante que acertar, ganha um ponto para seu grupo. Vence aquele adivinhar mais!

3. A múmia!

Menino maior enrola menino menor com papel higiênico

Para essa brincadeira, você só precisará de rolos de papel higiênico, um mínimo de 4 pessoas e muita agilidade. Separe a família em dois grupos. Se houver crianças pequenas, é interessante que elas sejam assistidas por adultos.

Uma pessoa deverá ser enrolada com papel higiênico pelas outras da equipe, enquanto o tempo é cronometrado. Ganha o time que terminar a sua múmia mais rápido.

4. Ovo na colher

ovo na colher

Ótima testar a coordenação dos participantes, para essa brincadeira, vocês precisarão apenas de colheres e ovos. O jogo pode ser feito de duas formas:

  • Nível fácil: colocar o ovo na colher e carregar na mão até o ponto de chegada.
  • Nível difícil: colocar o ovo na colher e carregar na boca até o ponto de chegada.

Divida o grupo em duas equipes e dê uma colher com um ovo para cada um. Quando o primeiro da equipe alcançar a linha de chegada, o segundo deverá seguir o mesmo percurso. Quando o segundo chegar, será a vez do terceiro e, assim, sucessivamente.

Se o ovo cair, a pessoa precisará voltar ao início, colocar um novo ovo e começar novamente. Ganha o time que terminar primeiro.

Dica: se quiser brincar dentro de casa e minimizar a sujeira, use ovos cozidos com casca.

4. Caça ao tesouro

Crianças dentro de casa brincando de caça ao tesouro. Menina lê bilhete enquanto menino busca por objeto.

Uma pessoa da família será a responsável por esconder um ou mais objetos pela casa e os demais devem procurá-lo. Para tornar a brincadeira ainda mais divertida, poderão ser elaboradas e espalhadas pistas pelo percurso.

As dicas servem para ajudar, mas colocar algumas que confundam os participantes também pode ser engraçado. Ganha quem encontrar o "tesouro" primeiro ou quem achar mais itens, dependendo de como o jogo for organizado.

5. Adivinhe o desenho

Menina desenha sobre a mesa enquanto menino ao lado olha com curiosidade

Você precisará de papel, lápis ou caneta e muita imaginação! Divida os membros da família em duas equipes. A cada rodada, os participantes de um time escolherão uma pessoa do outro grupo para desenhar.

O objeto a ser desenhado também deverá ser determinado pela equipe adversária. O escolhido terá 30 segundos para rabiscar o que lhe foi dito, enquanto a sua turma tentará adivinhar. Se acertarem, o ponto vai para eles. Se errarem, quem marca é a equipe adversária.

A cada rodada, um grupo diferente deverá desenhar. Ao final do jogo, ganha o time que tiver somado o maior número de pontos.

7. Boliche de copos

boliche de copos

Para essa brincadeira, você precisará de copos plásticos, bolinha de pingue-pongue e boa mira. Primeiro, empilhe os copos em formato de uma pirâmide, como na imagem acima. Depois, posicione os participantes a uma distância de 2 a 3 metros.

Um participante por vez, jogará a bola para tentar derrubar o maior número de copos. A equipe que conseguir desmoronar a pirâmide inteira, em menos tentativas, será a vencedora!

8. Telefone sem fio

Menina com unhas pintadas de vermelho fala no ouvido de menino, que ri

O telefone sem fio é um clássico que nunca sai de moda. Os participantes devem sentar em círculo ou um ao lado do outro. Uma pessoa será escolhida para começar e deverá pensar em uma frase que não seja simples demais.

Então, precisará dizê-la no ouvido de quem está à sua direita, sem que os outros escutem. Em seguida, essa pessoa terá que repetir o que ouviu para quem está à sua direita. O processo deve ser feito novamente até que todos tenham ouvido a frase.

A última pessoa dirá em voz alta o que escutou. Dificilmente será a frase dita pelo primeiro participante, que deverá revelá-la em seguida. Aqui, o objetivo não é ter um vencedor, apenas dar boas gargalhadas!

9. Mímica

Com a família reunida, escolham um tema. Pode ser animais, filmes, desenho animado ou qualquer outro da preferência do grupo.

Depois, dividam as pessoas em equipes. Se escolherem o tema "animais", por exemplo, um dos times dirá um animal para que uma pessoa da equipe contrária imite. Os colegas de grupo terão 1 minuto para acertar.

Terminado o tempo, será a vez do outro time. Ganha a equipe que adivinhar o maior número de mímicas!

10. Dança da cadeira

dança da cadeira

Separe cadeiras em um número menor do que a quantidade de participantes (exemplo: 5 pessoas e 4 cadeiras) e algo que possa tocar música. Coloque-as em círculos, com o assento virado para fora, como mostra a imagem.

Uma pessoa será responsável por comandar a brincadeira, iniciando e pausando a música. Quando o som começar, todos devem dançar andando em volta das cadeiras. Quando a música parar, deverão ser rápidos para sentar.

Aquele não conseguir um lugar, fica de fora. A cada rodada, uma cadeira deverá ser retirada, para haver sempre uma quantidade inferior ao número de participantes.

Ganha quem, na última rodada, sentar na única cadeira disponível!

11. Acerte o alvo

Balões cheio de água dentro de balde branco cercado de pés descalços de crianças

Uma ótima brincadeira para jogar ao ar livre com a família! Divida as pessoas em duas ou mais equipes e coloque baldes a uma distância de 2 a 3 metros (ou menos, caso tenham crianças pequenas).

Cada equipe receberá a mesma quantidade de balões cheios de água e, respeitando a distância, deverão tentar acertá-los nos baldes. Ganha o time que atingir o maior número de bexigas.

12. Qual é o objeto?

Pessoa cobre os olhos de outra com as mãos. Estão à frente de parede marrom que contrasta com casaco e cor de pele da pessoa da frente.

Fácil de jogar, para essa brincadeira é preciso apenas um pano para vendar os olhos e objetos que tem em casa. Divida os participantes em equipes. Cada uma deverá escolher os itens que a outra terá que adivinhar.

Uma pessoa vendada terá 30 segundos para acertar o que está segurando. Se quiser aumentar o nível de dificuldade, podem optar por usar luvas de cozinha ou simplesmente sentir os objetos com os pés.

Dê preferência a itens com formatos menos óbvios, com texturas gosmentas ou molhadas, para tornar a brincadeira ainda mais divertida. A cada rodada, o jogador deverá ser trocado. Ganha a equipe que descobrir o maior número.

13. Cabo de guerra

cabo de guerra

Mais um clássico da infância, o cabo de guerra é ideal para brincar ao ar livre e testar o espírito de equipe. Para jogar, precisarão apenas de uma corda.

Divida os membros da família em dois grupos. Estique a corda e, na metade, faça uma marcação no chão. As equipes precisam se enfileirar, um atrás do outro, como na imagem.

Cada equipe deverá puxar a corda para fazer com que as pessoas da outra equipe ultrapassem a marcação no chão. Ganha quem conseguir atravessar o grupo adversário inteiro primeiro.

14. Fale uma palavra e passe a bola

Coloque a família em um círculo e tenha em mãos uma bola que não seja muito pesada. Um participante escolhido pelo grupo pegará a bola, escolherá um tema e uma letra.

Em seguida, ele falará uma palavra que comece com a letra e no tema definidos. Depois, passará a bola para que outra pessoa fale.

Se for escolhido "frutas que iniciam com a letra M", terá que falar uma fruta que se enquadre (maçã, por exemplo) e passar a bola. O jogador seguinte terá 10 segundos para pensar em outra, como morango.

O processo deverá ser repetido até que alguém não saiba o que responder. Quem errar, sairá do jogo e outra pessoa será escolhida para iniciar a rodada seguinte. Ganha o último a deixar a roda.

Veja também:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.