Regras do UNO: como jogar do jeito certo e se divertir


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O UNO é um jogo de cartas bastante popular, mas muita gente joga sem saber as regras oficiais. É comum que as pessoas expliquem umas às outras como aprenderam a jogar e, por isso, nem sequer leem o manual.

Você sabe como funciona a regra do +4 ou a da carta Reverse (ou Inverter)? Ou se é possível sobrepor as cartas de +2? Para tirar todas as suas dúvidas, explicamos as regras para jogar UNO do jeito certo!

Como jogar UNO

Ao jogar UNO, o seu objetivo principal é ficar sem cartas na mão antes dos outros jogadores. No entanto, muitas pessoas não sabem que, segundo as regras oficiais, há uma meta secundária: ser o primeiro a somar 500 pontos.

O jogo é recomendado para pessoas com mais de 7 anos e pode ter entre 2 e 10 jogadores. Para começar, cada um deve sortear uma carta e, aquele que pegar a de maior valor, irá embaralhar e distribuir as cartas aos demais. Se as cartas Curingas Brancas ainda não estiverem desenhadas, deverão ficar de fora da partida.

  • Cada jogador deverá receber 7 cartas;
  • As cartas que sobrarem devem ser empilhadas, com a face para baixo, sobre a mesa. Elas farão parte da pilha ou do monte de compras;
  • Tire a carta do topo da pilha e vire-a para cima na mesa. Se for uma carta Curinga (Comprar Quatro Cartas, Trocas as Mãos ou Branca), deverá ser devolvida na parte de baixo do monte.

O jogador que estiver à esquerda de quem distribuiu as cartas é quem deve começar a jogar. Ele terá que colocar sobre a carta virada para cima na mesa outra que tenha o mesmo número ou a mesma cor.

Por exemplo: se estiver virada uma carta 7 vermelha, terá que jogar uma carta 7 de qualquer cor ou uma carta vermelha de qualquer número.

O jogador seguinte, no sentido horário, deverá fazer o mesmo. Ou seja, colocar na mesa uma carta com o mesmo número ou cor daquela que está no momento virada na mesa. Se for 9 vermelho, deverá jogar uma carta 9 de qualquer cor ou uma carta vermelha de qualquer número.

Isso deve se repetir com todos os jogadores seguintes, ao longo de todas as rodadas, até que alguém fique sem cartas na mão.

O que fazer se não tiver a carta correspondente

Se, por acaso, alguém não tiver uma carta do número ou cor igual àquela que está sobre a mesa, pode recorrer a algumas alternativas:

  • Se tiver na mão, usar uma carta Curinga e definir a cor da próxima rodada;
  • Comprar uma carta da pilha de compras. Se não for compatível com aquela que está sobre a mesa, deverá passar a jogada.

Grite "Uno!"

Cartas de Uno seguradas por uma mão e fundo desfocado com mais cartas

A partida continua até que alguém tenha apenas uma carta na mão. No momento em que posicionar a penúltima carta na mesa, a pessoa deverá gritar "UNO!". Se, na próxima rodada, a carta que tiver em mãos for correspondente ao número ou cor daquela que está sobre a mesa (ou uma Curinga), deverá jogá-la, encerrando a partida.

Se não for, terá que pegar uma carta do monte normalmente. Há ainda o risco de o jogador anterior fazê-la comprar mais cartas, usando a Curinga +4 ou de Comprar +2.

Sempre que alguém colocar a penúltima carta na mesa, terá que falar "UNO!". Se não o fizer e um participante perceber antes de o seguinte jogar, precisará comprar 2 cartas da pilha. Se for “pego” depois disso, não deverá ser punido.

Pontuação das cartas

Como o jogo só termina quando alguém fizer 500 pontos primeiro, ao final de cada partida, é preciso somar os pontos referentes às cartas que sobraram nas mãos dos participantes. Quem ganhou a partida é quem recebe esses pontos.

Outra forma de contabilizar é, ao final de cada partida, cada jogador receber os pontos equivalentes às cartas que restaram em suas mãos. Quando alguém somar 500 pontos, aquele que tiver o menor número de pontos será o campeão do jogo.

Para fazer essas somas, é preciso saber quanto vale cada carta do UNO!

  • Cartas numeradas de 0 a 9: valem o número o número da carta. Por exemplo, a carta 0 vale 0 pontos; a 1, 1 ponto; a 2, 2 pontos; e assim por diante;
  • Carta Comprar 2 (ou +2): 20 pontos;
  • Carta Inverter (ou Reverse): 20 pontos.
  • Carta Pular: 20 pontos;
  • Carta Curinga: 50 Pontos;
  • Carta Curinga Comprar Quatro Cartas: 50 Pontos;
  • Carta Curinga Trocar as Mãos: 50 Pontos;
  • Carta Curinga Branca: 50 Pontos.

Quantas cartas tem o UNO?

Todas as cartas do jogo Uno sobre um fundo preto

Antes de saber como jogar UNO, é importante entender como funcionam as cartas do jogo, principalmente aquelas de ação. A nova edição do Uno tem, ao todo, 112 cartas, divididas da seguinte forma:

  • 76 cartas numeradas de 0 a 9, sendo 19 de cada cor (vermelho, azul, verde e amarela);
  • 8 cartas Comprar Duas Cartas (ou +2), sendo 2 de cada cor;
  • 8 cartas Inverter (ou Reverse), sendo 2 de cada cor;
  • 8 cartas Pular, 2 de cada cor;
  • 4 cartas Curinga;
  • 4 cartas Curinga Comprar Quatro Cartas (ou +4);
  • 1 carta Curinga Trocar as Mãos;
  • 3 cartas Curinga Brancas.

As cartas Curinga Trocar as Mão e Branca não estão disponíveis nas versões mais antigas do jogo.

Regras das cartas de ação

As cartas de ação, como o próprio nome indica, servem para dar uma movimentada no jogo. Seja para fazer os adversários comprarem cartas, mudar a cor vigente da rodada ou simplesmente criar uma nova regra.

Comprar Duas Cartas (ou +2)

Cartas para Comprar Duas Cartas (+2) do Uno, nas cores amarela, azul, vermelha e verde, em um fundo preto

Faz com que o jogador seguinte perca a vez e tenha que comprar duas cartas do monte de compras.

  • Só pode ser jogada sobre uma carta de mesma cor ou sobre outra carta de +2.

Carta Inverter (ou Reverse)

Cartas inverter do Uno nas cores azul, amarelo, vermelha e verde, em fundo preto

Muda o sentido da rodada. Se estava no sentido horário, passa a ser no sentido anti-horário. Se for a primeira a ser sorteada, quem começará a jogar será a pessoa à direita do sorteador.

  • Só pode ser jogada sobre uma carta de mesma cor ou sobre outra carta Inverter.

Carta Pular

Cartas Pular do Uno, nas cores azul, vermelho, verde e amarelo, em fundo preto

Faz com que o jogador seguinte perca a vez naquela rodada.

  • Só pode ser jogada sobre uma carta de mesma cor ou sobre outra carta Pular.

Carta Curinga

Carta Curinga do Uno sob fundo preto

Permite escolher a próxima cor, inclusive aquela que já está sendo usada. Se for a primeira carta do jogo, a pessoa à esquerda do sorteador deverá escolher a cor.

  • Pode ser jogada sobre qualquer carta.

Carta Curinga Comprar Quatro Cartas (ou +4)

Carta Curinga Comprar Quatro Cartas do Uno

Faz com que o jogador seguinte perca a vez e tenha que comprar quatro cartas do monte de compras. Se for a primeira carta virada no jogo, deve ser recolocada no final do monte.

  • Só pode ser usada se o jogador não tiver o número ou a cor equivalente à carta que está sobre a mesa.
  • Se a pessoa obrigada a comprar as quatro cartas desconfiar que o jogador possuía uma carta jogável na mão e trapaceou usando a carta +4, pode desafiá-lo.
  • O jogador deve mostrar as suas cartas apenas a quem propôs o desafio. Caso tenha trapaceado, ele é quem terá que comprar as quatro cartas. Se o desafiante estiver enganado, além das quatro cartas, precisará comprar mais duas como “multa”.

Carta Curinga Trocar as Mãos

Permite escolher a próxima cor, além de trocar todas as suas cartas com a de outro jogador. Se for a primeira carta virada no jogo, deve ser recolocada no final do monte.

  • Pode ser jogada sobre qualquer carta.

Carta Curinga Branca

Pode ser usada tanto para substituir alguma carta perdida quanto para acrescentar novas regras. Por exemplo: uma rodada em silêncio ou o direito a dizer “não” a uma ação (como comprar cartas, por exemplo).

  • Pode ser jogada sobre qualquer carta.

Vale isso, Arnaldo? Principais dúvidas sobre as regras do Uno

Como, muitas vezes, as regras são passadas no boca a boca, surgem muitas dúvidas. Algumas das principais dúvidas são sobre a sobreposição das cartas +4, +4 e +2, o que acontece se não gritar "UNO!", entre outras. E, claro, responderemos a todas elas!

Combinação das cartas +4 e +2 ❌

Uma pessoa que “recebeu” uma carta Curinga Comprar Quatro Cartas (+4) não pode jogar uma carta Comprar Duas Cartas por cima, fazendo a pessoa seguinte comprar seis cartas.

Segundo a regra oficial, ao receber o Curinga Comprar Quatro Cartas, o jogador perde a sua vez e compra as quatro cartas.

Combinação das cartas +4 e +4 ❌

O movimento de jogar uma carta Curinga de Comprar Quatro Cartas (+4) sobre outra igual (outra+4) não é permitido, conforme as regras oficiais do jogo.

Vale ressaltar ainda que a carta Curinga Comprar Quatro Cartas só pode ser usada quando o jogador não tiver na mão nenhuma carta correspondente àquela na mesa. Se trapacear e for descoberto, ele terá que comprar as cartas.

Combinação +2 e +2 ✅

Diferentemente das regras acima, é permitido jogar uma carta Compras Duas (+2) sobre outra igual, mesmo que sejam de cores diferentes.

Carta Inverter (ou Reverse) em dupla ✅

Quando se está jogando em dupla, a carta Inverter tem efeito equivalente à carta Pular. Ou seja, o outro jogador perde a vez.

Não gritar "UNO!" ⚠️

Se não gritar" UNO!" ao colocar a penúltima carta da mão sobre a mesa e alguém perceber, você terá que comprar duas cartas. Mas atenção: só terá que fazer isso se notarem antes do próximo jogador jogar a carta. Se for depois disso, não terá que comprar nada.

Jogar a carta errada ⚠️

Quem joga a carta errada, paga. Ou melhor: compra! Quem fizer isso, terá que comprar duas cartas do monte.

Comprar várias cartas ❌

Se a pessoa não tem uma carta para jogar na mesa, precisa tirar uma do monte. O que muita gente não sabe que é o que jogador não tem que comprar cartas até conseguir uma que possa ser jogada.

Segundo as regras oficiais, deve comprar somente uma e, mesmo que seja uma carta boa para o jogo, a pessoa não é obrigada a jogá-la.

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Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ com especialização em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. No tempo livre, gosta de descobrir memes, ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca, atualmente vive em Portugal, país que adotou.