16 melhores jogos para casal para se divertir e sair da rotina


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Os jogos para casal são uma forma leve de sair da rotina e se divertir com o mozão. Reunimos as 16 melhores brincadeiras para jogar pessoalmente com a namorada, namorado, marido, esposa ou crush. As risadas são garantidas!

Quem é mais provável

A brincadeira que virou mania na internet também pode ser jogada em casa. Nesse jogo, o casal precisa responder a questões em que dizem quem é mais provável de fazer algo em determinada situação. Os dois precisam chegar a um consenso para irem para passar para a pergunta seguinte.

Para jogar, basta ter uma lista de perguntas à mão. Se quiser, também pode usar folhas de papel para criar plaquinha com os nomes para levantar na hora de responder. Mas erguer o dedo ou apontar para o outro funciona e pode ser tão divertido quanto.

Exemplo de perguntas:

  • Quem é mais provável de chorar vendo filme?
  • Quem é mais provável de ser mais carinhoso em público?
  • Quem é mais provável de soltar um pum debaixo das cobertas?
  • Quem é mais provável de esquecer uma data importante?

Para ajudar a aguçar a criatividade, nosso artigo Perguntas para Quem é Mais Provável reúne mais de 300 opções.

Eu nunca

Uma forma de descobrir segredos do(a) parceiro(a) sem precisar perguntar diretamente para ele(a) é jogando Eu nunca. Os dois devem deixar os dedos das mãos à mostra, enquanto confessam sobre algo que nunca fizeram. A cada vez que já tiver feito aquilo que for dito, deve baixar um dedo. Perde quem baixar todos os dedos primeiro.

A brincadeira pode ficar ainda mais divertida ao incluir bebidas com gosto ruim (que tal café com sal?) ou drinks. Nesse caso, em vez de baixar o dedo, quem tiver feito a ação precisará tomar um gole.

Exemplos de Eu nunca:

  • Eu nunca fui expulso da sala de aula.
  • Eu nunca desmaiei na rua.
  • Eu nunca peguei carona com estranhos.

Nosso artigo Melhores perguntas para jogar Eu Nunca reúne mais de 100 possibilidades.

Verdade ou Desafio (ou Verdade ou Consequência)

Casal dentro de casa. Mulher segura pote e dá frutas na boca do homem, ambos riem

Quer ver o mozão pagando mico? Então jogue Verdade ou Desafio com ele ou ela. A cada rodada, um deve perguntar para o outro: verdade ou desafio? Se a resposta for verdade, deverá ser feita uma pergunta.

Mas, se for desafio, será preciso sugerir uma prenda. Na versão em casal do jogo, é possível pensar em desafios românticos ou provocantes, que podem apimentar a relação.

Exemplos de consequência:

  • Diga que me ama na língua do P.
  • Beba um copo d’água sem usar as mãos.
  • Faça uma apresentação de dança do ventre.
  • Dê comida na minha boca.

Mímica

A mímica é daqueles jogos clássicos que nunca saem de moda. Um dos participantes recebe uma ou algumas palavras e precisa fazer com que o outro descubra o que é apenas com gestos. Não é permitido falar, emitir sons, desenhar, mas só se expressar com movimentos.

Os jogadores podem incluir na lista ações, nomes de filmes, séries, músicas, artistas, etc. Se quiser tornar ainda mais dinâmico, é possível usar apps de mímica. Em geral, oferecem o sorteio dos termos usados na brincadeira e temporizador com contagem regressiva.

Jogo do sério

Tente não rir! Nesse jogo simples e divertido, os dois devem se encarar, olhando nos olhos um do outro. Vale fazer careta, contar piada, mas não pode sorrir. Quem rir primeiro, perde.

Stop/Adedanha

Duas mulheres deitadas sobre uma cama com um caderno e um notebook

Conhecido como Stop, Adedanha ou Adedonha, esse é daqueles jogos que se passa horas jogando sem perceber. E o melhor: só precisam de papel e uma caneta. É feito o sorteio de uma letra e os jogadores devem pensar em palavras que comecem com ela.

Quem preencher todas as categorias ou temas primeiro, grita Stop e outro para de escrever na hora. Depois, devem conferir o que foi respondido.

Cada resposta certa, vale 10 pontos. Se as respostas forem corretas, mas iguais, então recebem apenas 5 pontos cada. Aquelas erradas ou em branco valem 0. Ao final da rodada, têm que somar tudo e ver quem se deu melhor.

Exemplos de categorias/temas:

  • Nome
  • Animal
  • CEP (Cidade, estado ou país)
  • MSE (Minha sogra é)
  • Marca
  • Ator ou atriz
  • Partes do corpo
  • Cantor ou banda

Veja mais em Adedonha: temas e respostas para jogar Stop

Quanto você me conhece?

O Quanto você me conhece é um jogo para Android que permite criar um quiz pessoal. Basta responder às perguntas feita pelo app separadamente. Em seguida, é a vez de o mozão tentar acertar o que foi respondido. Há oito opções gratuitas de testes.

Se quiser, também é possível fazer a brincadeira à moda antiga. Basta escrever questões aleatórias, cortá-las e colocá-las em um pote. Depois, cada um deve sortear uma pergunta e o outro precisa adivinhar a resposta certa.

Em outra folha, marquem quem acerta mais respostas para, no final, descobrirem quem sabe mais sobre o outro.

O artigo Melhores perguntas para namorado e namorada pode ajudá-los.

  • Quanto você me conhece (grátis): Android

Duas verdades e uma mentira

Casal abraçado rindo

Mais uma brincadeira que saiu da internet para a vida real. O modo de jogar é explicado pelo nome. Cada um deve dizer duas verdades e uma mentira e cabe ao outro tentar adivinhar qual história é falsa.

Pode ser, por exemplo: “Eu nasci de madrugada. Tenho 3 graus de miopia. Meu pai não é meu pai biológico”. É uma maneira criativa de descobrir o quanto vocês conhecem um do outro.

Quem sou eu?

Para esse jogo, vocês vão precisar de papéis autocolante (ou papel e fita adesiva), uma caneta e um pouco de criatividade. Cada um deve escrever o nome de uma pessoa, animal ou objeto e colar na testa um do outro, sem verem o que está escrito.

Então, deverão adivinhar os nomes que estão em suas testas, fazendo perguntas que só podem ser respondidas com Sim ou Não. Quem acertar primeiro, ganha.

O game tem uma versão moderna, encontrada no app GuessUp. Basta escolher uma categoria e colocar o celular na testa. Você terá um minuto para tentar acertar o maior número possível, enquanto o outro dá dicas com mímicas. Se acertar, gire a tela do smartphone para cima. Para pular e tentar outro, gire para baixo.

Pirâmide de moedas

Esse jogo serve para testar quem é mais habilidoso. Encham dois copos com arroz cru e separe várias moedas. Programe o cronômetro para um minuto e, assim que o tempo começar a contar, cada um devem empilhar as moedas no copo de arroz.

Aquele que conseguir montar a maior pirâmide ao final dos 60 segundos, é o vencedor.

Encontre a bala

Esse jogo é indicado para quem não se importa com sujeira ou bagunça. Pegue dois potes grandes e fundos e coloque uma bala dentro de cada. Depois, encha os recipientes com farinha. Sem usar as mãos, vocês devem tentar encontrar a bala e pegá-la com a boca.

A estratégia pode variar desde enfiar o rosto inteiro na farinha até ir soprando o pó para abrir espaço. Independente de quem achar primeiro, as risadas são garantidas.

Jogo dos dados (sem dados)

Homens em pé, um cobre os olhos do outro com as mãos

Sabe aqueles dados criados especialmente para casais? Você e seu amor podem brincar da mesma forma mesmo sem ter os dados. Basta papel, caneta e dois sacos. Escrevam partes do corpo, recortem e coloquem em um saco. Depois, anotem ações aleatórias e ponham no outro saco, de preferência sem falarem para o outro o que apontaram.

Depois, sorteie uma ação e uma parte do corpo. As combinações podem ser as mais loucas, engraçadas e sensuais possíveis. Como, por exemplo: lamber axila, morde o pé, cheirar olho, apertar orelha, etc. Lembrando que a ação deve ser feita no(a) parceiro(a) e não em si próprio(a).

Qual é a música?

Para jogar o Qual é a Música é preciso ter boa memória e a disponibilidade de soltar a voz. Usando o site Gerador de Palavras Aleatórias, sorteie um termo. Vocês precisam se lembrar de uma música que contenha a palavra e cantá-la. Quem se recordar e cantarolar primeiro, leva o ponto.

Para isso, vá ao site e clique em Nova palavra. Se, por exemplo, sair Lua, é preciso cantar “Lua de cristal, que me faz sonhar” ou “Está vendo aquela lua que brilha lá no céu?”. Repita quantas vezes quiserem.

E se buscam por expressões em outros idiomas, como inglês, espanhol ou italiano, basta selecionar a opção desejada no topo da página.

Jogos de cartas

Jogos de cartas nunca envelhecem e são sempre uma opção interessante para passar o tempo de forma divertida. Um baralho na mão é sinônimo de muitas possibilidades. Afinal, são vários os jogos que podem ser jogados em dupla. Escolham os seus preferidos e divirtam-se:

  • Uno
  • Mau-Mau
  • Canastra
  • Poker
  • Guerra
  • Burro
  • Rouba-Monte
  • Paciência

Jogos de tabuleiro

Casal jogando Jenga

Os jogos de tabuleiro também são clássicos no quesito diversão sem sair de casa. O único problema é que é preciso ter os jogos para poder jogar, não sendo possível improvisar ou criá-los com o têm em casa.

De todo modo, há títulos no melhor estilo tem-que-ter que podem (e devem) ser jogados em dupla. Entre eles estão:

  • Banco Imobiliário
  • Jenga (também conhecido como Torremoto)
  • Catan
  • Cara a Cara
  • Master
  • Quest

Jogos de videogame

Basta dois controles e o jogo certo para fazer um casal feliz. Há diversos games que podem ser jogados a dois e garantem o entretenimento para a noite toda. Alguns deles são:

  • 1-2-Switch: Nintendo Switch
  • Super Mario Party 2: Nintendo Switch
  • Overcooked! 2: Nintendo Switch, PlayStation, Xbox e Windows
  • Mario Kart 8: Nintendo Switch
  • Just Dance 2021: Nintendo Switch, PlayStation e Xbox
  • Cuphead: PlayStation, Nintendo Switch, Xbox, Windows e macOS

Veja também:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.