HUE BR (huehuehue)


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Huehuehue é um tipo de risada usada virtualmente entre brasileiros, assim como o “haha” e o “kkkk”. Essa forma de risada acabou originando o HUE BR, um termo que passou a ser usado para identificar brasileiros zoeiros, conhecidos por atrapalhar jogos online, como Dota, Counter Strike, LoL, entre outros.

Ao trollarem alguém nas partidas, esses brasileiros dizem HUE, para remeter a nossa risada característica, seguido do BR para identificar o país.

*atiro na cabeça de alguém do meu próprio time* HUEHUEHUE BR

Esses jogadores são conhecidos por não levarem o jogo a sério, atrapalhando outros competidores e o andamento da partida em geral. Por causa disso, as ações desses trolls fizeram com que os brasileiros fossem mal vistos em diversos jogos online, assim como a expressão HUE BR é vista de modo pejorativo.

huehue br

Fora do mundo dos games, o “hue br” ou “huehue” também passaram a ser sinônimos de “zoeira”, sendo usados diversos memes brasileiros para identificar que você está trollando alguém.

Esses memes geralmente são associados a um desenho de um menino com olhos esbugalhados e rindo de forma descontrolada, que apareceu pela primeira vez em fevereiro de 2010, em um vídeo postado no Youtube pelo MrLegiaoo. Nele, há uma pequena narrativa sobre o comportamento dos jogadores “hue br”.

Mas como surgiu a expressão HUE BR?

De acordo com um fórum do jogo League of Legends, o “huehue” e variações como “huehuehue” e “hue br” se disseminaram a partir de 2003 por meio do jogo online Ragnarok.

Nessa época, muitos brasileiros migraram para servidores ingleses. Não se importando com as regras dos administradores, que pediam para que os jogadores falassem apenas em inglês, alguns brasileiros continuavam falando seu idioma próprio.

Logo, jogadores nativos começaram a migrar para outros servidores, para que pudessem se comunicar normalmente em inglês, já que o deles estava invadido por brasileiros.

No início de 2004, por desrespeito às regras de idioma, muitos brasileiros começaram a ser banidos desses servidores ingleses. E por isso, eles começaram a organizar ataques e formar clãs contra falantes da língua inglesa.

A pergunta “br?” chegou a ficar muito conhecida nos chats do jogo, para identificar quem ali era brasileiro. Caso a pessoa não respondesse em português, esses jogadores brasileiros "hue br" começavam a perseguir, pedir dinheiro ou xingar o jogador até que ele saísse do jogo.

- br?

- oh, sorry I don’t speak portuguese (me desculpe eu não falo português)

- Gimme money or I’ll report you! (me dê dinheiro ou eu vou te reportar).

Isso começou uma grande briga entre brasileiros e jogadores de servidores estrangeiros, que acabou se estendendo para diversos outros jogos online.

Veja também:

Publicado em
Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).