Vibe é uma gíria usada para falar da vibração, no sentido de sensação ou energia, sobre alguém ou algo. Por exemplo, uma pessoa que transmite energias positivas é considerada alguém com uma boa vibe, já quem tem energia negativa é vista como alguém com uma vibe ruim.
Por ser um termo derivado da diminuição da palavra inglesa vibration, que tem o mesmo significado, pronunciamos “vaibe”, respeitando a sonoridade da língua.
Vibe também pode ser utilizado para falar sobre um momento ou um lugar. Quando uma pessoa diz que quer curtir a vibe, quer dizer que ela quer aproveitar o momento, que quer curtir uma festa ou lugar.
Exemplos de uso:
“Eu tô aproveitando a festa, não estrague minha vibe”.
“Esse lugar é incrível, tem uma vibe surreal.”
“Adorei você, a gente tem a mesma vibe animada.”
Good vibes e vibe positiva
É considerada uma pessoa “good vibes” ou “vibe positiva” aquela que tem sempre uma energia boa, é divertida e contagia os outros com seu jeito leve. Esses termos também podem ser utilizados para falar de lugares, músicas ou festas.
Good vibes também pode ser utilizado para falar de forma bem humorada sobre pessoas que tem um estilo mais calmo, que curtem falar sobre paz, amor e natureza.
Por exemplo:
“Aquela menina é muito good vibes”.
“Depois da nossa conversa, sua vibe positiva me contagiou.”
Bad vibes e vibe negativa
Já “bad vibes” significa más vibrações. Uma pessoa “bad vibes” ou “vibe negativa” é aquela que tem uma energia ruim, é sempre pessimista e fala de coisas desagradáveis. Também usamos o termo para falar de lugares, festas ou situações.
Por exemplo:
“Vamos embora desse lugar, é super bad vibes.”
“Prefiro ficar distante daquele garoto, ele tem uma vibe negativa.”