Significado das Cores


Mariana Lapeloso
Mariana Lapeloso
Estudante de Jornalismo

A cor depende de como será refletida e absorvida em uma superfície. As ondas eletromagnéticas são captadas pelos olhos e cada comprimento de ondas mostra uma cor diferente.

Dizem que cada cor é capaz de despertar diversas sensações e superstições tendem a gerar significados para cada uma delas. Conheça aqui alguns significados das cores que o Dicionário Popular separou para você!

Azul

Cor azul

A cor azul é conhecida por ser uma cor que transmite serenidade, tranquilidade e harmonia. O azul também pode ser o sinônimo de ingenuidade na cultura oriental.

A cor azul na espiritualidade

Assim como outras superstições, a cor azul tem uma grande influência e faz parte de um simbolismo enorme na espiritualidade. A cor azul é a cor da comunicação e da conexão, abrindo grandes caminhos comunicativos e conexões inabaláveis pra que optar pela tonalidade.

A cor azul na psicologia

Para a psicologia a cor azul é ligada a confiança, verdade, intelectualidade e serenidade. São cores frias que trazem relaxamento e calma.

A cor azul para o ano novo

O azul representa tranquilidade, principalmente para quem vai passar por vestibulares, segurança e facilita o poder da comunicação. Passar a virada do ano usando azul também traz lealdade e fidelidade, além de inspirar a concretização dos seus sonhos e objetivos.

Verde

Cor verde

A cor verde geralmente é ligada a esperança, mas também significa dinheiro. Ela também pode representar o ciúme e a juventude.

A cor verde na espiritualidade

A cor verde representa a expressão e o equilíbrio para a espiritualidade. Quem tem a cor como preferida, tem muito desses dois adjetivos e deixa bem explícito a sua forma expressiva e busca sempre manter tudo equilibrado.

A cor verde na psicologia

Na psicologia, o verde está associado a renovação e ao renascimento. A cor também é uma ótima escolha para quem está passando por problemas de depressão, ajudando a lidar melhor com a situação.

A cor verde para o ano novo

Para a virada do ano, usar verde pode trazer sorte, equilíbrio e saúde. é uma ótima cor para quem espera um ano cheio de fertilidade, crescimento e vigor.

Amarelo

Cor amarela

A cor amarela representa o brilho, ouro, vida e esclarecimento. O amarelo também pode refletir alegria e descontração, porem é vista como uma associação a covardia.

A cor amarela na espiritualidade

Para a espiritualidade, o amarelo está ligado as emoções e a identidade. Geralmente, quem tem essa cor como favorita ou opta por ela, deixa tudo à flor da pele e tem um jeito bem único, marcante, de ser.

A cor amarela na psicologia

O amarelo pode representar o dinamismo, otimismo e alegria. Ela também traz a sensação de estímulo, colaborando com o trabalho do intelecto nessas questões.

A cor amarela para o ano novo

Representando o ouro, o amarelo é uma das cores mais usadas para a virada do ano na intenção de atrair dinheiro e riqueza para a pessoa. Além disso ela pode trazer mais vontade de viver e alegria.

Rosa

Cor-de-rosa

A cor rosa simboliza a delicadeza e a feminilidade da mulher, por isso é uma cor sempre ligada ao sexo feminino. Ela pode significar as lembranças da infância, graças a presença nos contos de fadas e princesas, além de remeter ao amor de forma romântica.

A cor rosa na espiritualidade

Para a espiritualidade, a cor rosa representa o romantismo, acolhimento e suavidade. A cor pode trazer esses três adjetivos e fortalecer esses pontos para quem optar pela tonalidade.

A cor rosa na psicologia

Para a psicologia, o rosa representa a cortesia, a amabilidade e o charme. Ela representa também a suavidade, a maciez e infância, porém se combinada com cores mais quentes, pode instigar o erotismo e a sedução.

A cor rosa para o ano novo

Para quem quiser encontrar o amor ou ter uma dose a mais de amor próprio, o rosa é a pedida perfeita para o ano novo! A cor pode abrir caminhos para um novo relacionamento ou para a pessoa se amar cada vez mais no ano que estará entrando.

Roxo/Lilás

Cor roxa/lilás

O roxo ou lilás simboliza o equilíbrio entre a matéria e o espírito. Ela é considerada o símbolo da alquimia, pois todas suas cores são significa o equilibrio perfeito da junção de cores.

A cor roxa/lilás na espiritualidade

O roxo/lilás representa o otimismo, a alegria, influencia os humores, traz idealismo e felicidade. A cor também faz parte do adjetivo da nobreza, mexe com as emoções, mas também pode significar fraqueza.

A cor roxa/lilás na psicologia

O roxo/lilás pode ser um grande aliado ao processo criativo, isso porque ela traz uma sensação de criatividade que pode suspender os bloqueios criativos. Calmaria e tranquilidade são ligadas a cor também, assim como sucesso, riqueza e nobreza.

A cor roxa/lilás para o ano novo

O roxo/lilás pode trazer transformações e mudanças para o ano que está chegando. Ela também transforma a energia negativa em positiva, atraíndo bons caminhos para a sua vida.

Branco

Cor branca

O branco é uma cor neutra, que significa paz e tranquilidade. Ela também traz a sensação de frescor e pureza. Por emanar a pureza e a paz, geralmente é a cor escolhida para os vestidos de noiva e de crianças que serão batizadas.

A cor branca para a espiritualidade

Por ser a junção de todas as cores, na espiritualidade o branco representa a perfeição, esterilidade, inocência e rendição. Por ter tantos significados bons é que o branco é uma das cores mais usadas no ano novo.

A cor branca na psicologia

O branco representa a perfeição, o bem, a verdade e honestidade. Ela também representa a clareza e exatidão, por isso é uma cor que abre novos horizontes na psicologia.

A cor branca para o ano novo

É bastante comum as pessoas optarem pelo branco na virada do ano, porque representa a paz e a chance de purificar as energias negativas. Ela repele energias negativas e traz, com força, novas vibrações para o ano que se inicia.

Preto

Cor preta

O preto, por ser uma cor escura, pode representar o medo, o luto, a solidão e o isolamento. A cor é geralmente utilizada em enterros principalmente.

A cor preta na espiritualidade

A cor preta, apesar de representar o luto, ela também pode representar a elegância, poder, modernidade, formalidade e sofisticação na espiritualidade. Mas seu uso bastante associado e comum é em casos de morte, quando estamos de luto por alguém, por representar isso.

A cor preta na psicologia

O preto é considerado uma cor autoritária para a psicologia. Antigamente, ela era vista como uma cor que remetia ao perigo e a maldade.

A cor preta no ano novo

Para quem está buscando um ano cheio de decisões, o preto é a escolha certa. Dizem que a cor traz azar e más energias, mas na verdade, o preto traz também independência.

Laranja

Cor laranja

A cor laranja representa a prosperidade, vitalidade e sucesso. Ela está associada a criatividade e ajuda na assimilação de novas ideias.

A cor laranja na espiritualidade

Na espiritualidade, o laranja significa generosidade, entusiasmo, o aconchegante e o entusiasmo. Para quem opta por essas cores, os adjetivos aos quais são ligados a cor tendem a ser bem fortes.

A cor laranja na psicologia

Para a psicologia, o laranja instiga o movimento, a excitação e o desejo de ação. Ela também atribui a sensação de alegria, sociabilidade e animação.

A cor laranja para o ano novo

Para quem está se sentindo esgotado, sem energia e cansado, passar a virada do ano de laranja pode atrair a renovação dessas energias e deixar o ano bem alto astral. Ela também atrai bastante afeição e intimidade!

Confira outras crenças populares aqui:

Mariana Lapeloso
Mariana Lapeloso
Mariana é estudante de jornalismo, geek, redatora e se arrisca a escrever algumas histórias em seu tempo livre.