As cores são capazes de provocar sensações e reações distintas nos seres humanos, e a psicologia das cores estuda justamente esse fenômeno. De acordo com essa área de estudo, nosso cérebro associa cada tom de maneiras únicas e até mesmo influenciar nossas emoções e comportamentos.
No campo das crenças e da espiritualidade, as cores ganham outros significados, no entanto, não são comprovados pela Ciência. Acredita-se que elas possam atrair energias positivas para obter resultados desejados, tornando, por exemplo, a escolha da roupa usada na noite de ano novo importante para muitos.
Para compreender melhor o significado das cores e como elas podem interferir no seu dia a dia, confira a seguir.
Azul
Presente em abundância na natureza, o azul é normalmente associado ao céu e ao mar. Por isso mesmo, segundo a psicologia das cores, o azul-claro é conhecido por transmitir calma, paz e relaxamento. Já o azul-escuro, comunica estabilidade, ordem e confiança.
É a cor escolhida por empresas e instituições que desejam passar sensação de segurança, como a polícia e redes sociais, como o Facebook e o LinkedIn.
Espiritualidade
Na espiritualidade, o azul é associado à paz interior, intuição e inspiração. É também a cor da comunicação e da conexão, ideal para momentos de meditação e oração.
Ano novo
O azul representa tranquilidade, por isso, pode ser indicado para quem vai fazer provas e concursos e deseja segurança e poder de comunicação. Passar a virada do ano usando azul também pode atrair lealdade e fidelidade, além de inspirar a concretização dos seus sonhos e objetivos.
Roxo
Uma combinação das cores azul e vermelho, o roxo é associado à nobreza, luxo e poder, segundo a psicologia das cores. Também consegue transmitir sabedoria e sucesso. Costuma ser relacionada ao equilíbrio entre a matéria e o espírito, remetendo à espiritualidade.
Espiritualidade
O roxo representaria o equilíbrio e, mais uma vez, a espiritualidade. Ajudaria, ainda, a trabalhar a transformação e o autoconhecimento.
Ano novo
Segundo a crença, usar roxo na virada do ano ajuda com mudanças e transformações para o ano que começa. Conseguiria transforma a energia negativa em positiva, atraindo bons caminhos. Ideal para quem deseja mudar de emprego, relacionamento ou quer se se encontrar na vida.
Amarelo
Associado ao sol, o amarelo é uma cor que ativa o cérebro de várias maneiras, segundo a psicologia das cores. O órgão libera mais serotonina quando alguém está cercado pela cor, o que faz com que seja associada à felicidade, positividade e otimismo.
Por isso mesmo, marcas que desejam ser associadas a coisas boas a utilizam, como o McDonald's e a Ferrari. Além disso, o tom é capaz de auxiliar no pensamento lógico e analítico e ajudar na tomada de decisões.
Por ser a cor mais visível à distância, é usada ainda para sinais de alerta, como placas de trânsito.
Espiritualidade
Para a espiritualidade, o amarelo está ligado ao intelecto, felicidade e criatividade. Acredita-se que ao mentalizá-la ou se cercar dela, a cor ajuda a criar coragem e melhorar a autoconfiança.
Ano novo
Uma das cores mais usadas para o ano novo, o amarelo influenciaria no desenvolvimento intelectual, seja focado na materialidade ou espiritualidade. Por isso, é associado à riqueza e dinheiro e usado por quem deseja mais prosperidade financeira. Há ainda quem acredite que possa trazer mais vontade de viver e alegria.
Vermelho
O vermelho é uma cor bastante relevante, segundo a psicologia das cores. Ela transmite poder, confiança e estimula sentimentos como paixão, amor e sensualidade.
Além disso, é cientificamente provado que aumenta a descarga de adrenalina e ajuda o cérebro a agir mais rapidamente. Por isso, é usado em placas de "Pare" e nas luzes dos semáforos.
Espiritualidade
De acordo as crenças em espiritualidade, o vermelho é muito relacionado aos prazeres carnais e ao materialismo. Mas também é uma cor que estimula a ação, ajudando a colocar em movimento ideias que estão paradas.
Ano novo
Muito popular no ano novo, principalmente para quem deseja atrair uma paixão. No entanto, acredita-se que a cor também possa estimular a coragem e determinação para atingir seus objetivos.
Cinza
Segundo a psicologia das cores, o cinza transmite neutralidade e equilíbrio, mas também pode passar uma impressão de monotonia. Remete ainda à formalidade e responsabilidade, mas precisa ser usado com moderação para não se tornar cansativo.
Espiritualidade
Conforme as crenças da espiritualidade, pensar na cinza ou ter itens dessa cor por perto atrai o equilíbrio mental. A cor estaria relacionada à maturidade e sabedoria adquirida com ela. É uma boa opção para quem deseja esclarecer os melhores caminhos a tomar na vida.
Ano novo
O cinza está entre o preto e o branco e, mais uma vez, aparece a questão do equilíbrio. Por isso, segundo a tradição, passar a virada de cinza é uma boa opção para quem deseja foco para alcançar seus objetivos.
Preto
O preto passa uma ideia de mistério, poder e sofisticação, de acordo com a psicologia das cores. Apesar de transmitir formalidade e autoridade, pode ser intimidadora. Tanto que é a cor mais comum nos ternos em eventos de gala, e o vestido "pretinho básico" por muito tempo foi considerado o visual infalível para as mulheres.
Espiritualidade
O preto é a ausência de cor e, por isso, é bastante associado ao fim, à morte e ao oculto e desconhecido. É usada para demonstrar o luto na cultura ocidental.
Também está relacionada à proteção. Há crenças em que carregar uma pedra negra consigo afasta energias negativas.
Ano novo
Para quem está buscando um ano de autoconhecimento e equilíbrio, o preto é a escolha certa, segundo as superstições. Devido ao significado espiritual, há ainda quem use a cor na virada para afastar energias negativas.
Laranja
Para a psicologia, o laranja remete à criatividade, aventura, jovialidade e entusiasmo. Ajuda na assimilação de novas ideias e no otimismo. É ainda uma boa opção para ambientes de socialização, como festas e jantares, por ser aconchegante como um dia de outono. No entanto, em excesso, pode causar inquietação.
Espiritualidade
Na espiritualidade, o laranja também está relacionado à juventude e ao otimismo. Visualizá-la ou ter itens com a cor ajudaria no rejuvenescimento da alma, além de atuar como fonte de força e esperança em momentos difíceis. Pode, ainda, ajudar a dar mais segurança na comunicação.
Ano novo
Para quem está se sentindo esgotado, sem energia e cansado, passar a virada do ano de laranja pode atrair a renovação dessas energias e deixar o ano bem alto astral. Ela também convocaria afeição e intimidade.
Verde
O verde é uma cor predominante na natureza e, por isso, é associada à saúde e prosperidade. Estudos indicam que essa cor estimula as glândulas pituitárias, promovendo uma sensação de relaxamento e funcionando como um agente antiestresse.
É uma boa escolha para ambientes de recuperação de doenças e cirurgias. Além disso, é associado à riqueza e estabilidade.
Espiritualidade
Segundo a espiritualidade, muito associada à natureza, a cor verde ajuda a estimular a fertilidade, a renovação e a cura. Também ajudaria a atrair boa sorte e riqueza.
Ano novo
Para a virada do ano, usar verde pode trazer sorte, além de equilíbrio e saúde. É uma ótima cor para quem espera um ano cheio de fertilidade, crescimento e vigor.
Rosa
De acordo com a psicologia das cores, o rosa é associado ao feminino e delicadeza, mas também à diversão e imaturidade. Tanto que é uma cor usada em muitas embalagens de brinquedos voltados tradicionalmente às meninas.
Espiritualidade
Para a espiritualidade, representa o romantismo, acolhimento e conforto. Também seria uma boa escolha para quem deseja fortalecer amizades e atrair mais doçura para a vida.
Ano novo
Para os supersticiosos, o rosa é a cor certa para atrair relacionamentos afetivos prósperos, em que prevalece a boa comunicação. Por trazer harmonia, também é sugerida para resolver brigas e desentendimentos do passado.
Branco
O branco é uma cor que transmite inocência, bondade e limpeza, segundo a psicologia das cores. Também tem como característica trazer conforto e esperança. Por emanar a pureza e a paz, geralmente é a cor escolhida para os vestidos de noiva e de crianças que serão batizadas.
Espiritualidade
Por ser a junção de todas as cores, na espiritualidade, o branco representa a perfeição, esterilidade, inocência e rendição. Também é creditada por trazer clareza, conhecimento, cura e conexão com o divino.
Ano novo
É a cor preferida pelos brasileiros para o momento da virada, exatamente por estar associado à paz e pureza. Ideal para quem deseja deixar para trás energias ruins e começar o ano novo renovado.
Resumo do significado das cores
Psicologia das cores
Espiritualidade