Coração azul 💙: veja o significado do emoji


Taysa Coelho
Escrito por Taysa Coelho
Jornalista
Publicado em

Recebeu um emoji de coração azul no WhatsApp ou no privado e quer saber o que significa? O 💙 é o quarto emoji de coração mais usado e, segundo o site emojis.wiki, foi criado para apoiar a causa da conscientização do autismo. Mas, atualmente, o símbolo ganhou diferentes significados.

Pode ser compartilhado para demonstrar um amor estável e profundo por alguém, principalmente no sentido não romântico. Por isso, passou a ser chamado pelos jovens como o coração da amizade.

Também associado às sensações de harmonia e paz, é relacionado aos sentimentos de admiração, felicidade ou animação. De preferência para falar sobre itens que remetem à cor. Como, por exemplo, times esportivos, um dia na praia, Smurfs, tom de roupa ou qualquer outra coisa azul.

Tweet que usa emoji de coração azul
Reprodução/Twitter
Emoji de coraçao azul usado em um tweet sobre praia
Reprodução/ Twitter

Ligado à neutralidade, o coração azul se tornou o queridinho de diversas empresas para divulgar seus produtos nas redes sociais. Isso fez com que passasse a ser conhecido também como brand heart (coração de marca, em livre tradução).

Coração da amizade 💙

O coração azul é considerado por muitos jovens como o símbolo não oficial da friendzone, termo em inglês que significa zona da amizade. Quando alguém "entra" na friendzone de uma pessoa, quer dizer que é visto(a) só como amigo(a), sem chances de terem algo a mais.

Entenda melhor em O que é friendzone?

Alguns sites, como o Urban Dictionary, afirmam que o emoji é usado para demonstrar amor, mas não de maneira tão intensa a ponto de enviar um coração vermelho. Não se empolgue ao receber uma mensagem de um crush dizendo "Você é incrível! 💙". Pode ser apenas um sinal de carinho e não o que você espera.

De todo modo, é necessário considerar o contexto em que o emoji é enviado. Afinal, como mostrado acima, são vários os significados associados a ele.

Queridinho das empresas 💙

De acordo com a Emojipedia, o emoji é considerado o coração corporativo. O símbolo é o escolhido por várias empresas em suas comunicações em redes sociais. É provável que o ícone seja visto como o mais neutro e inofensivo possível, principalmente no que diz respeito à venda de produtos online.

Bio da Microsoft tem o emoji de coração azul
Reprodução/ Twitter

Não é à toa que dentre as 200 palavras mais associadas ao emoji no Twitter, estão termos como cupom, código, desconto, loja, compras, etc.

Nuvem de palavras associadas ao emoji de coração azul
Reprodução/Emojipedia

Versões do coração azul

A forma como emoji de coração azul é exibido pode variar em sistemas e, até mesmo, programas diferentes. Confira abaixo como ele aparece em alguns deles.

Apple

Versão do emoji de coração azul da Apple

Facebook

Versão do emoji de coração azul do Facebook

Google

Versão do emoji de coração azul do Google

Microsoft

Versão do emoji de coração azul da Microsoft

Twitter

Versão do emoji de coração azul do Twitter

WhatsApp

Versão do emoji de coração azul do  WhatsApp

Veja também:

Taysa Coelho
Escrito por Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.