Disponha


Revisão por Taysa Coelho
Escrito por Thaís Stein

Disponha é uma forma de se responder a alguém que nos agradece. Quer dizer que se está à disposição para quando a pessoa precisar. Seria o mesmo que falar que você está "às ordens", mesmo que seja apenas por educação.

- Obrigado por me ajudar com a mudança.
- Disponha!

Outras formas de se responder a um agradecimento

Há muitas formas diferentes para se responder a um agradecimento na Língua Portuguesa. Elas podem variar conforme a formalidade da ocasião ou do que a pessoa quer expressar.

Às ordens

É um sinônimo de disponha, uma forma de reagir a um reconhecimento dando a entender que está à disposição para quando a pessoa precisar.

Por nada/Não há de quê/Não seja por isso!

São usadas para dizer que não tem por que a outra pessoa agradecer. Indica que o favor não deu trabalho ou que não foi nada de tão importante.

Obrigado a você!

É o mesmo que dizer "eu que sou grato a você por ter me permitido ajudar".

De nada!/Imagina!

Também quer dizer que a pessoa não precisaria agradecer, mas é usado em contextos mais informais.

Foi um prazer ajudá-lo!

Essa é uma maneira mais formal de responder, quando a pessoa quer deixar claro que além de não haver problema, foi uma satisfação ter ajudado.

Veja também:

Taysa Coelho
Revisão por Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.
Thaís Stein
Escrito por Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).