Chernobyl


Chernobyl é uma gíria da internet usada para definir uma pessoa tóxica, que é tão ruim que poderia emitir radiação. O termo também podem ser usado para falar que coisas ou situações que são extremamente desagradáveis.

A gíria se refere ao maior catástrofe nuclear da história, que ocorreu em 1986 na Usina Nuclear de Chernobyl, na Ucrânia.

A gíria então descreve que determinadas pessoas ou situações são tão ruins que chegariam a emitir radiação, assim como em Chernobyl.

Aquele político só pode ter vindo de chernobyl.

Não vou beber esse drink de chernobyl

A origem da gíria Chernobyl

O uso de chernobyl como gíria se popularizou no Twitter e outras redes sociais apenas no início de 2019. Porém, o termo já é antigo entre o meio LGBT, sendo muito usado em fóruns como o Pandlr e o grupo LDRV.

Chernobyl Maia

No dia 25 de maio de 2019, um influencer chamado Carlinhos Maia entrou em uma discussão com o Youtuber Whindersson Nunes. A confusão começou com o fato de Whindersson não aceitar seu padrinho do seu casamento com Lucas Guimarães.

O assunto ganhou destaque no Twitter e chegou a aparecer nos Trending Topics, com um hashtag que começou apoiando o Carlinhos Maia, porém logo se converteu em piada na Internet.

Por causa da discussão e das atitudes do influencer, ele passou a ser chamado de Chernobyl Maia ou poc Chernobyl.

Melhor meme de Chernobyl Maia #somostodoscarlinhosmaia pic.twitter.com/7DXWaH6mUU

— Ana Karla Mirandola (@mirandola_ana) 25 de maio de 2019

Todo o Twitter junto e shallow now contra o Chernobyl, ops contra Carlinhos Maia #somostodoscarlinhosmaia Chernobyl pic.twitter.com/agn903qq09

— Memes da TV (@memes_tv_brasil) 24 de maio de 2019

Veja também o significado de poc.

Memes sobre Chernobyl

Além do uso do termo como gíria, surgiram também diversos memes sobre Chernobyl, que fazem alusão à radiação que tal coisa ou pessoa poderia estar emitindo.

Geralmente esses memes são utilizados em comentários de postagens em fóruns ou redes sociais.

Exemplos de memes de Chernobyl

meme chernobyl

meme chernobyl

meme chernobyl

meme chernobyl

meme chernobyl

A problematização da gíria

A gíria chernobyl acabou se popularizando no Twitter na mesma época em que uma série que retrata a catástrofe nuclear foi lançada pela Netflix.

O acidente que ocorreu em 26 de abril de 1986, levou diversas pessoas à morte e afetou outras milhares, além de ter destruído toda a cidade.

O sucesso da série e o modo como ela retratou a tragédia de Chernobyl, fez com que muitas pessoas começassem a problematizar o uso do termo chernobyl como gíria, alegando a falta de respeito com essa catástrofe histórica.

o ano é 2019 e a falta de senso de quem usa chernobyl como gíria/meme ainda prevalece???

— e l l y 🍒 au petergwen 📌 (@alweyspider) 24 de maio de 2019

Veja também: