Matar cachorro a grito


Matar cachorro a grito é uma expressão popular idiomática usada para descrever uma situação muito difícil que determinada pessoa está enfrentando. Quando se diz que alguém está matando cachorro a grito, significa que está passando um momento de grande aflição.

Essa frase transmite a ideia de desespero. Costuma ser usada, principalmente, quando alguém deseja mostrar a sua carência financeira ou emocional.

Exemplo: 

Fui demitido e ainda não consegui outro emprego. Este mês estou matando cachorro a grito!

Qual a origem da expressão?

De acordo com algumas narrativas, a origem dessa expressão idiomática teria surgido a partir de uma piada popular no século XVI. Segundo a anedota, um homem entra em uma cidade nova e é atacado por um cão. Tentando desesperadamente se defender do animal, o indivíduo tenta pegar uma pedrão do chão, mas esta está presa. 

Ao se deparar com essa situação de grande aflição, o homem grita: "maldita cidade onde os cães estão soltos e as pedras estão presas!"

Outra interpretação dada para a origem da expressão está na observação feita a partir da sensibilidade da audição canina.

Por exemplo, se alguém está sendo atacado por um cão, mas não tem condições ou meios de se proteger, a única arma que teria disponível para se proteger seria a sua voz. Em outras palavras, esse seria o cúmulo do desespero, pois o indivíduo teria que depender da potência do seu grito para tentar afastar o cão ameaçador.

É possível matar um cachorro a grito?

Os cães são conhecidos por terem uma audição muito poderosa. Esses animais são capazes de captar sons inaudíveis para os seres humanos e escutar ruídos há vários metros de distância.

Por terem ouvidos tão sensíveis, os cachorros podem ficar extremamente incomodados com barulhos altos. Levando isso em consideração, é possível afirmar que os cães podem ser mortos se expostos aos sons estridentes, pois ficariam muito desorientados e acabariam por se jogar contra as paredes, por exemplo.

Veja também: Em maus lençóis.