Hype


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Hype é uma gíria usada para definir algo que está sendo muito repercutido, chamando a atenção das pessoas. Hype também pode ser usado para definir o sentimento quando as pessoas estão muito entusiasmadas sobre algo.

Por exemplo:

- Aquele novo jogo ta na hype!

- Fiquei na hype com aquele trailer!

Um outro termo relacionado é o “hypado”, que pode ser usado para definir algo que está na hype, em seu auge.

Porém, o termo também pode significar o sentimento de euforia de alguém. Quando dizemos que uma pessoa está "hypada", quer dizer que ela está animada com algo.

- Fiquei hypada com o filme de ontem.

Como no geral o termo hype é usado para falar de algo que está na moda, ele costuma ser muito visto no campo da cosmética e vestuário, para apontar produtos e marcas que estão crescendo muito, sendo divulgados e chamando a atenção das pessoas.

Quando um produto está sendo muito divulgado, que está ganhando espaço na mídia, é dito que ele está na hype.

De onde veio o termo hype?

O termo hype é uma abreviação da palavra em inglês “hyperbole”, que significa "exagero".

Ele começou a ser usado para definir as estratégias e campanhas publicitárias exageradas, utilizadas pelo marketing para divulgar algum produto ou ideia e deixá-lo em evidência.

Porém, com o tempo o termo passou a ser usado por jovens para falar de tendências e novidades, transformando a palavra numa gíria que define ideias, produtos, filmes ou qualquer outra coisa que esteja sendo muito falado.

Hypebeast: os caçadores de tendências

Hype também passou a ser visto como um estilo de vida, seguido por pessoas que estão sempre de olho no que está na moda, que estão ligadas em tendências. Essas pessoas são chamadas de hypebeast.

Hypebeasts normalmente costumam investir muito dinheiro em roupas e acessórios, usando esses itens como uma forma de status. Os hypebeasts geralmente conhecem muito sobre as marcas que estão em evidência, e produtos que estão hypados no momento.

Nos últimos anos, esse estilo de vida vem ganhando destaque, com vídeos no Youtube que descrevem o valor dos "outfits" usados por essas pessoas, mostrando quanto elas gastam nas roupas que estão vestindo. No Brasil, um desses vídeos viralizou na metade de 2018, dividindo a opinião das pessoas.

Enquanto umas ficaram inconformadas com os preços apontados no vídeos, outras viram aquilo tudo como um grande meme.

Veja também:

Atualizado em
Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).