Disaster Girl (Garota Desastre)


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Disaster Girl (ou Garota Desastre, em português) é um meme que utiliza a imagem de uma garotinha com um sorriso malicioso, na frente de uma casa pegando fogo.

No meme, o fundo da imagem original é substituído por fotos de desastres naturais ou acidentes, sugerindo que a menina foi a causadora da calamidade que está ocorrendo ao fundo. Alguns memes também usam a imagem original com uma legenda que explique o porquê da menina ter ateado fogo na casa.

A origem do meme Disaster Girl

Apesar de muitas pessoas acharem que essa imagem pode ser falsa, ela é mesmo real! Porém, a pequena garota, chamada Zoe Roth, não tem nada a ver com aquele fogo.

A fotografia da garota em frente a casa em chamas foi feita por Dave Roth em janeiro de 2004, durante um treinamento do corpo de bombeiros perto de sua casa, em Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Enquanto observava o fogo, Dave registrou sua filha sorrindo maliciosamente na frente da casa em chamas.

Disaster Girl

Roth submeteu a fotografia de sua filha para um concurso sobre "captura de emoções", realizada por uma revista chamada JPG Magazine. A foto foi selecionada e publicada em uma edição impressa da revista em 2008.

Zoey Disaster Girl
Zoey com sua fotografia publicada na revista JPG Magazine.

A JPG Magazine também compartilhou a imagem, intitulada de "Firestarter” (iniciadora de fogo, em português) em seu site, e logo a fotografia como a se popularizar na Internet, ganhando diversas adaptações.

Logo, o rosto de Zoe estava sendo inserido em diversas fotos de catástrofes históricas, como o naufrágio do Titanic e o bombardeio atômico de Hiroshima.

Compilações como o meme começaram a aparecer em sites e blogues, como o Buzzfee, e o meme foi batizado de "Disaster Girl", que seria "garota desastre", em português.

Além das montagens utilizando o rosto da menina em frente a alguma foto de desastre ou catastrofe, outra versão do meme passou a a aparecer na Internet, usando a imagem original e legendas que explicariam o motivo do incêndio.

Quando a fotografia foi tirada, Zoe tinha apenas 4 anos de idade. Atualmente ela possui 19 anos, mas ainda brinca com o meme em algumas fotos na Internet, como essa abaixo, em que ela imita o mesmo olhar da famosa fotografia.

Disaster Girl hoje

Exemplos de memes da Disaster Girl

Disaster Girl meme

Disaster Girl meme

Disaster Girl meme

Disaster Girl meme

Disaster Girl meme

Disaster Girl meme

Disaster Girl meme

Disaster Girl meme

Disaster Girl meme

Veja também:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).