Batata é uma gíria usada para dizer que alguma coisa é fácil. A expressão também é usada para dizer que uma coisa é certa de acontecer.
Exemplos:
Aquela prova lá foi batata.
Foi batata, ele me pediu em casamento, bem que você falou.
De onde surgiu a gíria?
Existem duas hipóteses mais conhecidas para o surgimento dessa gíria, e ambas remetem aos agricultores que plantam batata.
A primeira conta que quando os plantadores puxavam a planta da terra e ela pesava, muitas vezes eles pensavam que era batata, mas era somente blocos de terra.
Quando realmente conseguiam apanhar batatas, eles ficavam felizes e exclamavam: “é batata!”. Com o tempo, o termo passou a ser usado para falar sobre qualquer coisa que estivesse confirmado, ou que fosse certeiro.
Outra história diz que a expressão se originou durante a era feudal, quando o sistema de trocas de mercadoria era muito usado. Nessa época, a batata era um dos alimentos mais valiosos, então quando alguém possuía batatas para trocar ele sempre tinha vantagens na negociação.
Por causa disso, o termo batata começou a ser usado para se referir à algo que seria certo de acontecer, do mesmo jeito que era certeiro que um produtor de batata conseguiria realizar boas trocas.
Outras gírias com batata
A palavra batata aparece em muitas gírias diferentes, como:
Sua batata está assando
Significa que a sua situação está ficando cada vez mais instável, que em pouco tempo você vai sofrer as consequências de alguma coisa.
É bom você começar a trabalhar melhor pois sua batata está assando.
Pirou na batatinha
É usada para dizer que a pessoa endoidou, que está falando besteira.
Aquele seu tio ali pirou na batatinha.
Vai plantar batata
Mandar alguém plantar batata é o mesmo que dizer pra ela ir procurar algo pra fazer. É usada para mandar alguém que está te importunando embora.
Vai plantar batata e me deixa em paz.