Batata


Batata é uma gíria usada para dizer que alguma coisa é fácil. A expressão também é usada para dizer que uma coisa é certa de acontecer.

Exemplos:

Aquela prova lá foi batata.

Foi batata, ele me pediu em casamento, bem que você falou.

De onde surgiu a gíria?

batata

Existem duas hipóteses mais conhecidas para o surgimento dessa gíria, e ambas remetem aos agricultores que plantam batata.

A primeira conta que quando os plantadores puxavam a planta da terra e ela pesava, muitas vezes eles pensavam que era batata, mas era somente blocos de terra.

Quando realmente conseguiam apanhar batatas, eles ficavam felizes e exclamavam: “é batata!”. Com o tempo, o termo passou a ser usado para falar sobre qualquer coisa que estivesse confirmado, ou que fosse certeiro.

Outra história diz que a expressão se originou durante a era feudal, quando o sistema de trocas de mercadoria era muito usado. Nessa época, a batata era um dos alimentos mais valiosos, então quando alguém possuía batatas para trocar ele sempre tinha vantagens na negociação.

Por causa disso, o termo batata começou a ser usado para se referir à algo que seria certo de acontecer, do mesmo jeito que era certeiro que um produtor de batata conseguiria realizar boas trocas.

Outras gírias com batata

A palavra batata aparece em muitas gírias diferentes, como:

Sua batata está assando

Significa que a sua situação está ficando cada vez mais instável, que em pouco tempo você vai sofrer as consequências de alguma coisa.

É bom você começar a trabalhar melhor pois sua batata está assando.

Pirou na batatinha

É usada para dizer que a pessoa endoidou, que está falando besteira.

Aquele seu tio ali pirou na batatinha.

Vai plantar batata

Mandar alguém plantar batata é o mesmo que dizer pra ela ir procurar algo pra fazer. É usada para mandar alguém que está te importunando embora.

Vai plantar batata e me deixa em paz.

Gírias Semelhantes