Gírias

Pintar o sete Pintar o sete Fazer bagubça Exemplos As crianças aproveitaram que os pais não estavam em casa e pintaram o sete, quebraram até a televisão.
Pé frio Pé frio Indivíduo azarado, que traz mau agouro. Pessoa que atrai o azar. Exemplos Toda vez que o Reinaldo assistia ao jogo com a turma, o time acabava perdendo o jogo. O cara é o maior pé frio.
Pé de meia Pé de meia Expressão utilizada para definir uma reserva financeira que um indivíduo acumulou num determinado período. Exemplos Está cada vez mais difícil fazer um pé-de-meia.
Pedaço de mau caminho Pedaço de mau caminho Pessoa elegante, bonita. Nesse caso essa frase seria dita por alguém que se interessou por essa pessoa. Exemplos A morena é um pedaço de mau caminho.
Pau pra toda obra Pau pra toda obra Alguém que nunca nega ajuda ou nunca nega serviço. Exemplos Ele era pau pra toda obra e conhecia cada pedaço de chão lá do Sítio Santa Rita.
Pavio curto Pavio curto Pouca tolerância. Pessoa que se irrita facilmente; pessoa mal humorada. Exemplos Quanto ao pavio curto, tente se controlar, faça de suas "tragédias" uma piada. Ele é muito pavio curto, ne? Gírias...
Mandar um migué Mandar um migué Mentira, enrolar alguém, trapacear. Exemplos Não sei se conto a verdade pra ele, acho que vou mandar um migué.
Passar uma rasteira Passar uma rasteira Enganar, trapacear. Exemplos Temos enraizada uma cultura do levar vantagem em tudo, de passar a rasteira no outro, de enganar e seguir em frente contando vitórias...
Passar pra trás Passar pra trás Trapacear, tapear, enganar. Exemplos Não passei o Ricardo pra trás porque ele é seu irmão, senão... Gírias Semelhantes passar a perna
Parei com você Parei com você Forma de encerrar um assunto ou situação. Não há mais o que conversar. Exemplos Você me traiu, pra mim chega. Parei com você.
Parasita Parasita indivíduo que não quer nada com o trabalho. Recebe para não trabalhar, ficar enrolando. Exemplos Chefe, o relatório vai atrasar porque o cara é um parasita, não quer nada!
Papa na língua Papa na língua Quando se diz que uma pessoa não tem papas na língua, é porque essa pessoa não tem medo de dizer a verdade. Exemplos Realmente ele não tem papas na língua. Me surpreendeu.
Pato Pato Pessoa boba, mole, ingênua, otária; Aquele que é sempre enganado. Exemplos Quem será o próximo pato a perder pra mim no ping-pong?
Pamonha Pamonha Pessoa molenga, idiota, boba. Exemplos A fila não anda porque aquele pamonha lá na frente não anda.
Palavrão Palavrão Palavra de baixo calão. Exemplos Você pode discutir comigo a hora que quiser, mas se falar um palavrão, a conversa não continuará.
Pacas Pacas Muito, aos montes. Exemplos Essa ferida está doendo pacas.
Otário Otário 1- bobo, trouxa, mané. 2- Aquele que é enganado facilmente. 3- Traidor, traiçoeiro. Exemplos Muito otário, né? Não ganha uma. Peguei o dinheiro todo daquele otário. Ele é muito otário,...
O fim da picada O fim da picada É dito para situações fora do comum que são ruins, uma coisa que não deveria ocorrer; fim do caminho. Picada é uma trilha feita por quem ingressa na mata, geralmente a facão, para facilitar a...
Nem vem que não tem Nem vem que não tem Discordância. Exemplos Nem vem que não tem, todo mundo possui segredos, sem exceção.
Nem te ligo Nem te ligo Expressa desprezo, abandono. Exemplos Pessoa 1: Ele vai terminar o namoro com você. Pessoa 2: Nem te ligo. Eu estou bem.