Dar PT


Dar PT é o mesmo que "dar perda total", gíria usada quando alguém bebe muito e fica extremamente bêbado, chegando a perder os seus sentidos.

Quando alguém diz que "deu PT" significa que ficou muito alcoolizado e inconsciente de suas ações. Essa é uma gíria muito comum em algumas regiões do Brasil, principalmente entre pessoas que gostam de ir para festas rotineiramente. 

Exemplo: 

João não é acostumado a beber e acabou dando PT na festa da Carlinha.

A gíria "dar PT" também pode ser utilizada para representar a perda total de um veículo, quando este se envolve em algum acidente, por exemplo.

Outras expressões foram criadas a partir da gíria "deu pt", como por exemplo "meu coração deu pt", usado como sinônimo de estar desiludido emocionalmente.

vai dar pt

vai dar pt

Origem da gíria

Não se sabe a origem da gíria, mas acredita-se que seja a partir da associação feita com a expressão usada pelas seguradoras de automóveis quando os carros sofrem um acidente, sendo classificados como "perda total" (PT). 

A popularidade da gíria cresceu quando alguns músicos brasileiros lançaram hits sobre a expressão, como Vai Dar PT do cantor Léo Santana. 

Confira a música:

Não confundir com Dar um Piti.