Dar biscoito / Biscoiteiro


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Dar biscoito significa elogiar alguém. Porém, esse termo é sempre utilizado como uma forma de deboche, para responder àquela pessoa que está fazendo algo claramente na intenção de receber elogios.

Então, é chamado de biscoiteiro ou biscoiteira aquela pessoa que quer chamar atenção, seja postando selfies ou textos polêmicos. Dizer que uma pessoa quer biscoito significa que ela faz qualquer coisa na internet apenas para receber elogios.

Exemplo:

Olha a Mariana postando 5 selfies por dia, tá querendo biscoito.

Marcos, toma seu biscoito e vê se para de ficar postando textão.

Esses termos são utilizados principalmente pela comunidade LGBTQ, e uma outra gíria que possui um significado parecido é "jogar confete".

E como surgiu a gíria?

Apesar de hoje a gíria ser usada como uma brincadeira para definir pessoas que querem elogios, no início o termo era utilizado de uma forma mais negativa, como uma crítica à quem queria chamar à atenção por coisas que são padrão, ou óbvias.

No geral, a expressão era mais utilizada para ironizar homens que falavam ou faziam algo achando que seriam elogiados, mas que na verdade não estavam fazendo nada demais.

Por exemplo, um homem que fala sobre como “ajuda a sua mulher” lavando a louça em casa está claramente pedindo biscoito, pois dividir as tarefas com sua parceira não é nada que mereça um elogio em especial.

E por que biscoito?

A palavra biscoito é usada para remeter aos cachorros, que quando querem receber sua recompensa (seu biscoito canino), fazem de tudo para chamar a atenção de seus donos.

Apesar da gíria ainda ser usada nesse sentido em algumas situações, nos últimos tempos ela tem sido vista de um modo mais leve, para brincar com pessoas que querem atenção na internet.

Quer responder àquela pessoa que está pedindo biscoito? Veja alguns memes para isso!

biscoiteiro

biscoiteiro

biscoito

Biscoito

Biscoito

Carta biscoito

Veja também as gírias atuais mais usadas na internet

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).