Dar biscoito/Biscoiteiro


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

É chamado de biscoiteiro ou biscoiteira quem faz de tudo para chamar a atenção, geralmente na internet. Por isso, quando se diz que alguém quer biscoito, significa que a pessoa está se empenhando para receber elogios, seja postando selfies ou textões.

Seguindo o raciocínio, dar biscoito seria o mesmo que elogiar alguém. Normalmente, a expressão é usada em um tom irônico e brincalhão, como resposta a um biscoiteiro.

Por isso, é tão comum ver o emoji de biscoito (🍪) em posts ou comentários do Instagram, TikTok e outras redes sociais.

Exemplo:

Olha a Mariana, que biscoiteira! Está postando 5 selfies por dia.

Marcos, toma seu biscoito e vê se para de ficar postando textão.

Como surgiu a gíria?

Apesar de, atualmente, a gíria ser usada como uma brincadeira, o termo já foi usado de uma forma mais negativa no passado. Chamar alguém de biscoiteiro era uma espécie de crítica a quem queria atenção por coisas óbvias.

Principalmente, no caso de homens que falavam ou faziam algo banal esperando por elogios. Era o caso de alguém que publicava textão sobre ajudar a parceira a lavar a louça ou tirava a foto passeando com o filho, com o intuito de ser reconhecido.

Por que biscoito?

A palavra biscoito remete ao comportamento dos cachorros, quando querem receber sua recompensa (um biscoito canino) devido a um bom comportamento. Para conseguirem o petisco, fazem de tudo para chamar a atenção de seus donos.

Apesar de a gíria ainda ser usada no sentido pejorativo, nos últimos tempos, tem tido uma interpretação mais leve. Portanto, está liberado o uso para brincar com biscoiteiros e biscoiteiras, seja na internet ou na vida real!

Memes sobre biscoiteiros/dar biscoito

biscoiteiro

Biscoito

Biscoito

Carta biscoito

Meme usa a logo do programa Topa tudo por dinheiro e troca por Topa Tudo por Biscoito

Veja também:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.