Bodas de Papel (1 ano de casamento)


Mariana Lapeloso
Mariana Lapeloso
Caçadora de memes

As Bodas de Papel comemora o primeiro ano de casamento. Ela faz parte de uma extensa e interessante lista que dá nome as bodas de casamento.

Assim como outras comemorações, as Bodas de Papel se tornaram bastante importantes na vida dos casados.

Qual significado das Bodas de Papel?

O papel é um material que tem bastante utilidade, podendo ser reutilizado em outras finalidades. Entretanto, sua escolha para representar o aniversário de um ano de casamento se dá a fragilidade, já que ele pode ser queimado, rasgado com facilidade, ou se desfazer ao entrar em contato com a água.

Ele também é a representação por ser recente o matrimônio do casal e por ainda ser um período bastante frágil, que requer cuidados redobrados. Isso é bastante normal nos relacionamentos e não significa uma coisa ruim.

Já na tradição popular, o papel nas bodas de casamento se dá também pela flexibilidade. Significando que os recém-casados precisarão enfrentar no dia-a-dia do casal situações que coloquem à prova o relacionamento de ambos.

O papel também pode significar o início de um novo capítulo na vida do casal, que começou a escrever a sua história juntos. É a nova etapa da vida de casados sendo escrita, com planos e objetivos pensadas a dois.

Dicas para comemorar as Bodas de Papel

Confira algumas dicas de decorações e ideias para preparar aquele momento especial com quem você ama na comemoração de Bodas de Papel.

Coração de papel

A ideia aqui é criar um grande coração com vários post-its menores. Dentro deles você pode escrever motivos para amar o seu par ou boas lembranças que vocês têm em comum neste primeiro ano de casamento. Além de ser uma graça, ficaria muito fofo como decoração.

Quadro de papel

A ideia é presentear ou fazer uma decoração bem bonita para não passar em branco as bodas de papel do casal. Então porque não se inspirar nesta ideia e fazer um quadro com papel cartão, uma foto e uma cartinha bem bonita? Capriche na letra, na mensagem que você quer passar e use a criatividade!

Café da manhã decorativo

Aqui a inspiração é para fazer um café da manhã daqueles e surpreender quem você ama. Coloque em uma bandeja as coisas favoritas do seu amor e prepare um quadrinho ou uma cartinha para marcar o primeiro ano casados. Capriche bem na mensagem e aproveite suas bodas de papel ao lado de quem você ama!

Jantar romântico

Por que não se inspirar e usar sua criatividade para fazer uma coisa bem especial no seu primeiro ano de casamento? Usando a foto como referência, você pode buscar por dicas e tutoriais na internet de como fazer decorações com corações de papel, juntando as velas e um clima bem romântico para um jantar.

Cartas românticas

Essa ideia é bem interessante, onde você pode criar cartinhas para entregar ao seu amor na comemoração das Bodas de Papel. A ideia aqui usada é a de criar com papel de carta e barbante, uma dobradura para encaixar um coraçãozinho dentro do pacotinho. Você pode decorá-lo com a sua própria letra ou escrever algo bonito dentro da cartinha.

Qual é o significado das Bodas de Casamento?

A palavra "bodas" vem do latim, como referência a palavra "vota". Na tradução, essa palavra significa "promessa" ou "voto", selando o comprometimento do casal em se amar, se respeitar e outros juramentos importantes para um casamento feliz e harmonioso.

A ideia de bodas de casamento surgiu na Alemanha Medieval, em que era costume nos pequenos povoados presentear os casais com uma coroa de prata aqueles que fizessem 25 anos de casados. Já os que alcançassem os 50 anos de casamento, eram presenteados com uma coroa de ouro.

As bodas são representadas por objetos e materiais cada vez mais resistentes, sólidos e duradouros no decorrer dos anos. A ideia é que um casamento seja representado por tais artefatos para provar e celebrar a duração da união dos casais e mostrar que o matrimônio se assemelha a tal item representativo na data.

Uma curiosidade sobre as bodas de casamento é que o modelo mais usado é o estadunidense. Neste caso, os casais comemoram ano após ano até o 25° aniversário e depois segue-se comemorando de 5 em 5 anos.

Confira mais significado:

Mariana Lapeloso
Mariana Lapeloso
Estudante de jornalismo e caçadora de memes nas horas vagas.