Bodas de Madeira (5 anos de casamento)


Mariana Lapeloso
Mariana Lapeloso
Caçadora de memes

As Bodas de Madeira (também chamada de Bodas de Ferro) comemora os cinco anos de união matrimonial do casal. Ela se tornou bastante popular no decorrer dos anos e tão importante quanto as bodas de prata e de ouro.

Qual o significado das Bodas de Madeira?

A escolha do material se dá por ser forte e bastante resistente, sendo usado para diversos fins, como esculturas, criação de móveis e, até mesmo, construções.

Além disso, a madeira vem das árvores. Para se tornarem grandes e imponentes, elas precisam crescer fincando suas grossas e fortes raízes na terra para se fortalecerem cada vez mais. Essa metáfora usada no casamento pode significar que a raiz são os filhos e os frutos conquistados na relação.

Entretanto, a madeira ainda está sujeita a outros fatores que podem levar a sua destruição, como incêndios, cupins e o apodrecimento se mal utilizada. Trazendo para o significado do matrimônio é que o casamento já pode estar forte, mas ainda não está imune as fases ruins do mundo exterior.

Já na cultura do Feng Shui, a madeira tem como características a expansão, determinação e equilíbrio. São três elementos que o matrimônio necessita, já que o casal precisa expandir seus horizontes para alcançar novas metas, a determinação para vencer qualquer obstáculo e o equilíbrio para manter a paz.

Em outros lugares, devido à mudança de algumas culturas e nomes, as Bodas de Madeira podem ser conhecidas também como Bodas de Ferro. Assim como a madeira, ela representa a resistência e a força de um casamento feliz.

O que significam as Bodas de Casamento?

A palavra "bodas" vem do latim, referente a palavra "vota". Em tradução livre, essa palavra significa "promessa" ou "voto", selando todas o comprometimento do casal em se amar, se respeitar e outros juramentos importantes para o casal.

As bodas são representadas por materiais que sejam cada vez mais resistentes, sólidos e duradouros no decorrer dos anos. A ideia é que um casamento seja representado por tais artefatos para provar e celebrar a duração da união dos casais.

A ideia de bodas de casamento surgiu na Alemanha, onde era um costume nos pequenos povoados presentear os casais com uma coroa de prata aqueles que fizessem 25 anos de casados. Os casais que chegassem aos 50 anos de casamento, eram presenteados com uma coroa de ouro.

Por isso, as bodas de prata e ouro são as mais famosas e mais comemoradas.

Confira mais significados:

Mariana Lapeloso
Mariana Lapeloso
Estudante de jornalismo e caçadora de memes nas horas vagas.