Bodas de Cristal: significado da celebração dos 15 anos de casados


Alice Ferreira
Alice Ferreira
Redatora Criativa

As Bodas de Cristal celebram os 15 anos de casamento, uma data muito especial para o casal.

Por tradição, todas as bodas são nomeadas com um material que represente melhor o seu significado. Para a celebração dos 15 anos de casamento, o cristal foi o escolhido. A seguir, explicamos um pouco mais sobre o seu significado.

Por que se chamam Bodas de Cristal?

A escolha do cristal para representar a data se dá, principalmente, em virtude das suas características de solidez, resistência e transparência.

Um matrimônio que chega aos seus 15 anos, já resistiu a muitos desafios e conseguiu construir uma base sólida. Assim como o cristal, que demora um tempo para atingir seu estado mais sólido.

A confiança durante esses anos também é essencial, qualidade que apenas é alcançada quando existe muita transparência entre o casal. Além disso, o brilho de uma relação de 15 anos de casados é algo belo de se admirar, da mesma forma que uma joia brilhante de cristal.

Por ser uma data marcante e tradicional, os casais costumam celebrar com uma festa ou um jantar a dois, mas a criatividade e desejo do casal é que ditam a comemoração. No caso de uma decoração ou presente especial, todas essas características do cristal podem ser reforçadas, como o uso de peças transparentes, joias, brilhos, detalhes em branco, como flores e tecidos.

Bodas de Cristal

Frases para celebrar as Bodas de Cristal

Inspire-se nessas frases para enviar para o seu amor ou recitar na renovação dos votos.

Nosso amor é como um cristal que brilha e ilumina nossos passos todos os dias.

Celebrar esta data com você é a certeza de ter um amor sincero e transparente para a vida inteira.

Sou eternamente grato(a) por estar ao seu lado, construindo um amor cada vez mais sólido e iluminado.

Nesses 15 anos de casados, meu maior presente é saber que o nosso amor tem a força e maturidade necessária para mais 100 anos.

É um privilégio viver esses 15 anos ao seu lado. Que nosso amor, companheirismo, respeito e confiança durem para todo sempre.

Desde nosso primeiro ano de casados até aqui, você sempre foi minha mais linda joia rara.

O que significam as Bodas de Casamento?

A palavra "bodas" vem do latim, referente a palavra "vota". Em tradução livre, essa palavra significa "promessa" ou "voto", selando o comprometimento do casal em se amar, se respeitar e outros juramentos importantes para o casal.

As bodas são representadas por materiais que sejam cada vez mais resistentes, sólidos e duradouros no decorrer dos anos. A ideia é que um casamento seja representado por tais artefatos para provar e celebrar a duração da união dos casais.

A ideia de bodas de casamento surgiu na Alemanha, onde era um costume nos pequenos povoados presentear os casais que fizessem 25 anos de casados com uma coroa de prata. Os casais que chegassem aos 50 anos de casamento, eram presenteados com uma coroa de ouro.

Por isso, as bodas de prata e ouro são as mais famosas e mais comemoradas.

Confira mais artigos como esse:

Alice Ferreira
Alice Ferreira
Sou redatora há mais de 10 anos e adoro uma folha em branco para encher de ideias. Acredito muito no poder da criatividade para transformar o mundo.