As Bodas de Algodão é a nomenclatura dada para a comemoração de dois anos de casados. Assim como as Bodas de Prata e Ouro, ela se tornou bastante importante no decorrer dos anos e diversos casais optam por comemorar essa data tão especial.
Por que "Bodas de Algodão"?
Muita coisa já aconteceu em dois anos de casamento e é justamente por isso que as Bodas de Algodão são celebradas. O material escolhido para representar essa data tão importante mostra a fragilidade de um casamento ainda recente, mas que já encontra avanços significativos na vida do casal.
O algodão pode ser bastante frágil, mas é um material suave e de toque macio, trazendo leveza e conforto para quem utiliza peças feitas com o material, por exemplo. Em um casamento, isso simboliza o quão o casal está confortável em um lugar com bastante amor e felicidade.
Ele também lembra a transformação, já que para chegar em seu material final, o algodão precisa ser tratado para se transformar no fio. Isso se torna uma bela metáfora para o casamento quando o casal sabe que precisarão enfrentar anos pela frente e o matrimônio será moldado no decorrer dos anos.
Na cultura popular, acredita-se que o algodão também possa ser uma metáfora para a cura, isso porque sua planta é utilizada para medicamentos e na ajuda para estancar sangue de ferimentos. Representando o casamento, o marido e a mulher devem ser como o algodão, que protege e cura o bem mais precioso deles, que é o matrimônio.
Como comemorar as Bodas de Algodão?
É incomum ver grandes celebrações das Bodas de Algodão. O casamento ainda é recente e é mais habitual ver os casais dispostos a gastar com grandes festas em ocasiões como Bodas de Estanho ou Zinco (10 anos), Cristal (15 anos), Prata (25 anos) ou de Ouro (50 anos), por exemplo.
Dito isto, esta é sim uma data a ser celebrada entre o casal. Para além de ideias de diferentes tipos de encontros (jantar especial, viagem, etc), a celebração pode ficar divertida com presentes ou decorações que façam referência a algodão.
Renovar os votos com as alianças em uma "flor" de algodão
Um jantar romântico com decoração que remete ao algodão
Combinar de trocar presentes feitos pelo casal que tenha o algodão como elemento
Sair para comer algodão doce depois de um encontro especial ou dar um buquê de algodão doce
Decorar o jantar com a sobremesa: taças com algodão doce
Qual o significado das Bodas de Casamento?
As bodas são representadas por materiais que representem a resistência e a durabilidade conforme os anos se passam. A ideia é que um casamento seja representado por tais artefatos para provar e celebrar a duração da união matrimonial.
A palavra "bodas" vem do latim, referente a palavra "vota". Traduzindo para a nossa língua, isso significa "promessa" ou "voto", selando o comprometimento do casal em se amar, se respeitar e outros juramentos no casamento.
O modelo de comemoração das bodas mais usado é o estadunidense. Neste caso, os casais comemoram ano após ano até o 25° aniversário e depois segue-se comemorando de 5 em 5 anos.
As ideias das bodas surgiu na Alemanha, durante a idade média. Naquela época, era bastante comum nos povoados dar objetos de prata para casais que chegassem até o seu vigésimo quinto aniversário e objetos de ouro para aqueles que chegassem ao quinquagésimo aniversário.
Graças a esse costume, as Bodas de Prata e de Ouro se tornaram as mais conhecidas e comemoradas ao redor do mundo. Entretanto, o surgimento de mais significados as outras bodas deram abertura para que outros materiais ganhassem sua representação.
CONFIRA OS SIGNIFICADOS DE OUTRAS BODAS DE CASAMENTO!
- Bodas de Papel
- Bodas de Cristal (15 anos de casamento)
- Bodas de Pérola (30 anos de casamento)
- Bodas de Ouro: significado e ideias para celebrar 50 anos de casados
- Todas as Bodas de Casamento e seus significados
MAIS CONTEÚDO PARA CASAIS: