Bodas de Algodão (2 anos de casamento)


Mariana Lapeloso
Mariana Lapeloso
Caçadora de memes

As Bodas de Algodão é a nomenclatura dada para a comemoração matrimonial de dois anos. Fazendo parte de uma enorme lista, o casamento ganha significados e representações com as bodas.

Assim como as Bodas de Prata e Ouro, ela se tornou bastante importante no decorrer dos anos e diversos casais optam por comemorar essa data tão especial.

O que são as Bodas de Algodão?

Muita coisa já aconteceu em dois anos de casamento e é justamente por isso que as Bodas de Algodão são celebradas. O material escolhido para representar essa data tão importante mostra a fragilidade de um casamento ainda recente, mas que já encontra avanços significativos na vida do casal.

O algodão pode ser bastante frágil, mas é um material suave e de toque macio, trazendo leveza e conforto para quem utiliza peças feitas com o material, por exemplo. Em um casamento, isso simboliza o quão o casal está confortável em um lugar com bastante amor e felicidade.

Ele também lembra a transformação, já que para chegar em seu material final, o algodão precisa ser tratado para se transformar no fio. Isso se torna uma bela metáfora para o casamento quando o casal sabe que precisarão enfrentar anos pela frente e o matrimônio será moldado no decorrer dos anos.

Na cultura popular, acredita que o algodão também possa ser uma metáfora para a cura, isso porque sua planta é utilizada para medicamentos e na ajuda de estancar sangue de ferimentos. Representando o casamento, o marido e a mulher devem ser como o algodão que protege e cura o bem mais precioso deles, que é o matrimônio.

Qual o significado das Bodas de Casamento?

As bodas são representadas por materiais que representem a resistência e a durabilidade conforme os anos se passam. A ideia é que um casamento seja representado por tais artefatos para provar e celebrar a duração da união matrimonial.

A palavra "bodas" vem do latim, referente a palavra "vota". Traduzindo para a nossa língua, isso significa "promessa" ou "voto", selando o comprometimento do casal em se amar, se respeitar e outros juramentos no casamento.

O modelo de comemoração das bodas mais usado é o estadunidense. Neste caso, os casais comemoram ano após ano até o 25° aniversário e depois segue-se comemorando de 5 em 5 anos.

As ideias das bodas surgiu na Alemanha, durante a idade média. Naquela época, era bastante comum nos povoados dar objetos de prata para casais que chegassem até o seu vigésimo quinto aniversário e objetos de ouro para aqueles que chegassem ao quinquagésimo aniversário.

Graças a esse costume, as Bodas de Prata e de Ouro se tornaram as mais conhecidas e comemoradas ao redor do mundo. Entretanto, o surgimento de mais significados as outras bodas deram abertura para que outros materiais ganhassem sua representação.

Confira mais significados das bodas:

Mariana Lapeloso
Mariana Lapeloso
Estudante de jornalismo e caçadora de memes nas horas vagas.