Bodas de Prata (25 anos de casamento)


Mariana Lapeloso
Mariana Lapeloso
Caçadora de memes

Uma das mais famosas comemorações de casamento é chamada de Bodas de Prata. Conhecida ao redor do mundo, ela marca o aniversário de vinte e cinco anos de um casal e é uma das bodas mais comemoradas e conhecidas por todos, principalmente por ser a celebração que ressignificou a história do casamento.

O que são as Bodas de Prata?

A ideia que iniciou as comemorações de aniversários de casamento começou ainda na Idade Média, na Alemanha. As Bodas de Prata representam um casamento duradouro e bastante resistente ao tempo, o que traz o casal aos seus vinte e cinco anos casados.

Comumente na época da Idade Média era um costume popular dos povoados dar para os casais que estavam comemorando o aniversário de 25 anos presentes ornados com prata. A escolha do material se dá por ele ser bastante maleável e valorizado na época.

A prata representa durabilidade e um metal que quanto mais polido for, mais brilhante ele fica. No casamento ele pode ser a metáfora para um casamento duradouro, brilhante e muito feliz, com amor e felicidade. Além disso, ele representa a forma com que os casais levam o matrimônio e a relação, lidando com problemas e colocando os sentimentos acima de tudo.

Na cultura popular, é bastante comum os casais renovarem seus votos em igrejas com festas para as famílias. É sempre com o intuito de relembrar os motivos que o marido e a mulher estão juntos até hoje, relembrando o amor e todos os bons motivos que levaram os pombinhos a ficarem juntos.

O significado das Bodas

As bodas são representadas por materiais que sejam cada vez mais resistentes e duráveis a cada ano que passe. A ideia é que um casamento seja representado por tais artefatos para celebrar a duração da união dos casais, com metáforas que ligue o matrimônio com os objetos.

A palavra "bodas" vem do latim, referente a palavra "vota". Sua tradução significa "promessa" ou "voto", que marca o comprometimento do casal com o amor, respeito e outros juramentos importantes para seguir um casamento feliz.

Confira mais significados das bodas:

Mariana Lapeloso
Mariana Lapeloso
Estudante de jornalismo e caçadora de memes nas horas vagas.