9 jogos para jogar online com os amigos em videochamada


Stella Sousa
Stella Sousa
Bacharel em Comunicação Social

Essa lista de jogos chegou para provar que a distância não consegue acabar com a diversão e os bons momentos com os amigos!

Todos os jogos listados podem ser feitos através de chamada de vídeo. E para ter a brincadeira perfeita, siga este passo a passo:

  1. Verifique se há uma boa rede de internet no local em que está;
  2. Escolha um bom aplicativo, que consiga realizar uma chamada de vídeo de 4 ou mais pessoas, como o Zoom, Google Hangouts, entre outros;
  3. Marque o dia e o horário, convide os amigos e divirta-se!

1. Encontre o objeto

Número de participantes: 4 ou mais

Faixa etária: 10+

Como jogar?

Primeiro, é preciso escolher uma pessoa do grupo para ser a líder da etapa. A pessoa nomeada, será responsável por escolher um objeto qualquer, que possa ter na casa das pessoas do grupo.

Ao falar o nome do objeto (por exemplo, escova de cabelo), a líder da etapa estipulará um tempo para que as pessoas o encontrem e apresente em frente a câmera.

Se a pessoa apresentar o objeto correto no tempo estipulado, ganha 1 ponto. Se uma pessoa fizer três pontos, ela será automaticamente a nova líder e estipulará o objeto a ser encontrado.

Importante: os 3 pontos não precisam ser consecutivos. Se ao longo do jogo de um mesmo líder você conseguir 3 pontos em rodadas intercaladas, e ninguém fizer os 3 pontos antes de você, você será o vencedor da rodada e o novo líder.

Caso haja um empate, é preciso que o líder da rodada escolha um novo objeto para desempatar.

2. De quem é a história?

Número de participantes: 5 ou mais

Faixa etária: 15+

Como jogar?

A primeira regra deste jogo é escolher uma pessoa que representará todo o grupo. Essa pessoa não jogará efetivamente, mas conduzirá toda a brincadeira.

Antes de iniciar o jogo, cada participante precisa escrever uma história que aconteceu com ele mesmo. Essa história pode ser engraçada, surpreendente ou até mesmo surreal.

A pessoa escolhida para conduzir esta brincadeira, precisa receber as histórias de todos os participantes. Essa história pode ser enviada por mensagem ou e-mail, por exemplo. Só não esqueça de dizer o seu nome no final!

O líder contará a história e, ao longo da brincadeira, os participantes precisam tentar adivinhar de quem é.

É importante blefar quando perceber que a história contada é a sua. O que faz a brincadeira ficar difícil e divertida, é quando o próprio dono da história indica possíveis candidatos, sem ser ele, para afastar a desconfiança.

Ganha o jogo quem conseguir acertar o maior número de ligação da história com o seu autor.

3. Duas verdades e uma mentira

Número de participantes: 3 ou mais

Faixa etária: 13+

Como jogar?

Antes de iniciar a chamada de vídeo, é importante que todos os participantes anotem 3 acontecimentos ou fatos sobre sua própria vida, sendo duas verdades e uma mentira.

Para começar a brincadeira, qualquer integrante do grupo pode falar as suas 3 frases e esperar que os outros integrantes digam qual que acreditam ser a mentira.

O objetivo é que você consiga falar as suas frases o mais convincente possível, para que as pessoas do grupo tenham dificuldade de saber qual é a falsa.

Neste jogo, tem duas formas de eleger um vencedor: pode-se escolher aquele que conseguiu desvendar o maior número de mentiras dos amigos do grupo, ou aquele que conseguiu enganar mais pessoas com a sua frase mentirosa.

Para conduzir este jogo, é importante que cada jogador tenha em mãos uma folha de papel com os nomes de todos os participantes em uma lista.

Ao lado de cada nome, pode-se colocar “1”, caso tenha acertado a mentira, ou “0”, caso tenha errado.

Veja também Brincadeiras para Whatsapp.

4. Qual é o objeto?

Número de participantes: 6 ou mais

Faixa etária: 10+

Como jogar?

Para jogar esta brincadeira, é preciso escolher uma categoria de objetos. Por exemplo, objetos de cozinha, do quarto, da sala, entre outros cômodos da casa.

Uma pessoa participa por vez. A pessoa escolhida para participar, escolhe um objeto que tem em sua casa, em um dos cômodos, e avisa para o grupo “eu escolhi um objeto do cômodo… ”. É preciso falar o cômodo, para que seja uma dica inicial.

As outras pessoas do grupo precisam fazer perguntas, uma de cada vez, para tentar descobrir qual é o objeto. Porém, a pessoa que escolheu só pode responder com “sim”, “não” ou “talvez”.

A pessoa que acertou, se torna a pessoa a escolher o objeto e conduzir outra rodada da brincadeira.

Se uma pessoa acertou duas vezes seguidas, pode passar para que outras pessoas do grupo também participem. O vencedor é aquele que conseguir acertar o maior número de objetos.

Algumas observações importantes para que a brincadeira funcione bem:

  • Tente não escolher objetos muito pessoais, já que as pessoas que estão no grupo podem não conhecer a sua casa;
  • Caso as pessoas estejam com dificuldade de acertar, dê dicas que não sejam muito óbvias para ajudar os outros participantes;
  • Só pode falar um participante por vez, em ordem. Se uma pessoa souber o objeto, mas não for a vez dela, ela precisa esperar para chegar a sua vez e torcer para que ninguém descubra antes.

5. Mímica

Número de participantes: 6 ou mais

Faixa etária: 10+

Como jogar?

Escolha um cômodo amplo da sua casa ou local em você se encontra, e decida um tema antes de começar. Pode ser filme, séries, celebridades, livros, ou qualquer outro que os participantes gostem.

Após escolher um tema, divida o grupo em 2 ou mais grupos menores, dependendo do número de pessoas. Exemplos: se estão em um grupo de 6, ficariam 2 grupos com 3 pessoas em cada.

Cada grupo decidirá a ordem dos representantes da mímica da rodada. O interessante é que todos participem!

Ao escolher o representante de cada grupo, é importante que a pessoa esteja em pé, com a câmera bem posicionada num modo amplo, que dê para enxergar os movimentos da pessoa.

A pessoa da rodada pode escolher a mímica que vai fazer diante do tema decidido. Por exemplo, se for filme, a pessoa pode decidir fazer imitações dos personagens e cenas, para que as pessoas do seu grupo adivinhem.

Ganha o grupo que acertar o maior número de mímicas, em menos tempo.

É importante estipular um tempo, como também ter uma pessoa, do grupo oposto, controlando o tempo.

6. Eu nunca...

Número de participantes: 4 ou mais

Faixa etária: 10+

Como jogar?

Este jogo bem famoso, que virou desafio em várias redes sociais como TikTok e Instagram, tem uma versão adaptada para jogar online com os seus amigos!

Cada jogador precisa colocar as duas mãos para cima, onde todos da chamada de vídeo possam ver.

Qualquer participante pode começar. A regra é dizer uma frase que seja um fato qualquer que a pessoa nunca tenha feito.

Exemplo: o jogador que começa diz “eu nunca nadei em alto mar” ou “eu nunca menti para os meus pais”.

Se os outros jogadores fizeram o que a pessoa do grupo disse que nunca fez, eles precisam abaixar um dedo de uma das mãos levantadas e permanecer com eles abaixado.

Nesta brincadeira, tem duas maneiras de se ganhar: a primeira pessoa com todos os dedos para baixo vence. Ou, a última pessoa sobrevivente com um dedo para cima, vence.

Veja também Melhores perguntas para Verdade ou Desafio.

7. O que estou dizendo?

Número de participantes: 3 ou mais

Faixa etária: 10+

Como jogar?

Coloque o seu microfone da vídeo chamada no mudo, escolha uma frase ou uma palavra e diga para que as pessoas do outro lado da câmera tentem adivinhar o que você está dizendo, lendo os seus lábios.

Ganha quem adivinhar o maior número de palavras ou frases!

8. O que está diferente em mim?

Número de participantes: 4 ou mais

Faixa etária: 10+

Como jogar?

Cada rodada terá um jogador principal. O jogador da rodada ficará em frente a câmera por um determinado tempo (esse tempo será decidido por todos os integrantes), mostrando o corpo ou o rosto.

Esta mesma pessoa sai da frente da câmera, muda algo em si (o ideal é que seja um detalhe, algo pequeno) e volte para a frente da tela. O objetivo é que os outros jogadores adivinhem o que foi mudado.

Lembrando que duas ou mais pessoas podem acertar o que foi mudado. O interessante é dar um tempo máximo para o acerto, para os participantes tentarem adivinhar. Ganha quem tiver o maior número de acertos.

9. Jogo das palavras

Número de participantes: 4 ou mais

Faixa etária: 10+

Como jogar?

Escolha um tema, como países, filmes, profissão ou qualquer outro, e diga uma palavra relacionada a ele.

Os outros integrantes do jogo terão que dizer outra palavra qualquer, que comece com dizer a última letra da palavra que você disse.

A repetição de palavras não é permitida e os participantes têm apenas 20 segundos cada, para pensar numa palavra. Quem não conseguir encontrar palavra dentro do tempo, sai da rodada.

Exemplo: imagine que você escolheu o tema animal e disse a palavra cachorro. As pessoas terão que falar palavras que inciem com a letra O, no tempo estipulado, até algum integrante não conseguir mais.

Veja também:

Stella Sousa
Stella Sousa
Formada em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e produtora de conteúdo digital desde 2014.