Ideias de Hobbies: lista com 68 tipos criativos para fazer


Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Mestre em Comunicação, Arte e Cultura

Pronto para escolher seu próximo hobby? Um hobby é uma atividade de lazer para preencher o tempo livre com momentos de descontração, autocuidado e até aprendizados. O importante é optar por uma atividade que lhe proporcione um bom momento, para esquecer as preocupações, um passatempo, algo que não precisa ser produtivo (embora possa ser). Confira 68 ideias incríveis de diferentes hobbies.

Ler um livro

Todos nós sabemos que ler um livro pode ser relaxante, mas a proposta aqui é realmente fazer disto um hobby, uma prática constante. Você pode aproveitar manter um registro dos livros que já leu.

Montar quebra-cabeças

Uma atividade te ajuda a focar e a passar o tempo, trabalha a sua mente e é divertida.

Ir ao cinema

Esta atividade pode ser feita sozinho, em casal, em família e entre amigos. Garanta o lanche e se deixe levar pelo filme, esquecendo um pouco do mundo lá fora.

Escrever um blog

Dividir seus pensamentos em um blog pode ser uma atividade descontraída. Você pode falar do seu dia a dia, de uma experiência pessoal ou abordar temas como música, séries, cinema, viagens.

Desenhar

Desenho não precisa ser apenas um dom. Há várias pessoas que aprendem a desenhar ou desenvolvem ideias com desenhos simples já adultas. Escolha um tema, um material e deixe a criatividade tomar conta de sua cabeça. Com certeza, é uma atividade que pode ajudar você a se desconectar um pouco.

Cuidar de plantas

Comece com uma plantinha e logo você vai entender porque o hobby de ter plantas é tão amado por tantos.

Praticar karatê

Excelente para trabalhar seu preparo físico e para ajudar a desestressar, a prática de uma arte marcial pode se tornar um ótimo hobby.

Pintar com aquarela

Outro hobby para soltar a criatividade. Tão divertido quanto era na infância, pintar com aquarela proporciona momentos de relaxamento e estimula a mente.

Participar de um clube do livro

Participar de um clube do livro será um grande estímulo para ler novas obras e pode trazer aprendizados e convivência com novas pessoas.

Fazer trilhas

Outra forma bem divertida e saudável de passar o tempo e ainda conhecer mais do local onde você mora. Certifique-se de todas as medidas de segurança e busque companhia de pessoas acostumadas com trilhas, além de confirmar as informações das trilhas.

Fazer aulas de teatro

Outro hobby que pode mudar sua vida. Além de conhecer novas pessoas, ter aulas de teatro ajuda na expressão corporal e pode ser um hobby extremamente divertido.

Tocar violão

A música é poderosa, e tocar um instrumento não só trabalha suas habilidades manuais e mentais, como também pode ajudar a relaxar.

Andar de patins

Assim como a bicicleta, muitos de nós ganhamos patins quando crianças como brinquedos. Mas nada nos impede de retomar a prática em qualquer idade.

Customizar roupas antigas

Aquelas roupas que já não te agradam tanto podem ganhar outra cara se você usar sua criatividade. Pesquise ideias de customização e mãos à obra.

Fazer uma coleção

Discos de vinil, livros, quadrinhos, copinhos de viagens, lápis, selos, carrinhos em miniatura. Há várias possibilidades para iniciar uma coleção e é sempre gratificante encontrar um novo item ou ganhar de presente ao ser lembrado por pessoas queridas.

Aprender a costurar

A costura pode trabalhar nossa criatividade, nossas habilidades manuais e nos ajudar a relaxar e esquecer um pouco os problemas. E pode começar com coisas simples, algumas para ajudar no dia a dia. Depois pode tentar se aventurar em novas peças de roupas.

Meditar

Esta prática também poderia entrar nas sugestões de hobbies saudáveis, afinal os benefícios da meditação para a saúde já foram comprovados em pesquisas diversas. Para quem está começando agora, há diferentes vídeos, artigo e apps que ajudam a aprender técnicas de meditação.

Cozinhar

Para muitas pessoas, cozinhar pode ser um hobby extremamente relaxante, principalmente se não for por obrigação. Habituar-se a fazer um novo e delicioso doce aos sábados, por exemplo, pode se tornar um hobby bem interessante.

hobby
A prática de fazer amigurumis vem se popularizando cada vez mais

Aprender a fazer amigurumi

Esses bonecos ou bichinhos super fofos são feitos por meio desta técnica japonesa de crochê ou tricô. Além de divertido e terapêutico, sua prática pode acabar rendendo bons presentes para pessoas queridas.

Jogar jogos de tabuleiro

Há tantas opções de jogos de tabuleiro hoje que, com certeza, você e seus amigos vão encontrar alguma opção que garanta a diversão de todos.

Gravar um podcast

Se você já é um dos fãs do universo de podcasts, consegue imaginar o quão divertida pode ser gravar um com seus amigos? Escolha um tema e os convide para uma discussão descontraída.

Acompanhar um esporte

Futebol, vôlei, natação, corrida. Aqueles que já torcem por seu time ou atleta favorito sabem bem a emoção de acompanhar cada competição. Fazer isso entre amigos, presencialmente ou online, e comentar cada momento é sempre uma atividade interessante.

Andar de skate

Para quem já curte algo um pouco mais radical, o skate pode proporcionar alguns momentos de pura endorfina.

Acampar

Outra experiência que pode render momentos divertidos e inesquecíveis entre amigos.

Jogar online

Outro mundo a ser explorado é o dos jogos onlines. Com diferentes gêneros, jogá-los com amigos pode ser uma forma de manter a conexão mesmo à distância.

Journaling

O hábito de escrever também pode ser em relaxante e ajuda a externarmos nossas emoções. Há quem comece o dia com este hábito, incluindo na escrita sentimentos, sensações, planos para o dia, entre outras coisas.

Assistir a séries de outros países

Fuja um pouco da produção de séries estadunidense e confira o que outros países estão fazendo. Há séries incríveis de países como Itália, França, Noruega, Índia e Coreia do Sul disponível nos streamings mais famosos. E as diferenças nos estilos de filmagens e na cultura dos personagens e dos contextos é bem interessante.

Ir a degustações

Participar de uma degustação de comida ou bebida entre amigos pode ser uma atividade divertida e diferente.

Aprender fotografia

Se você tem a fotografia como um hobby (sem os estresses que podem vir quando ela se torna uma profissão), a prática de fotografar e até de estudar fotografia pode ser bem relaxante.

Pescar

Para aqueles que gostam de pescar, o hábito é um verdadeiro momento de paz e introspecção.

Fazer aulas de teatro

Outro hobby que pode mudar sua vida. Além de conhecer novas pessoas, ter aulas de teatro ajuda na expressão corporal e pode ser um hobby extremamente divertido.

Gravar vídeos para Internet

YouTube, TikTok, já são muitas as plataformas nas quais é possível publicar vídeos. Pode ser um vídeo dando dicas sobre algo, falando sobre parte da sua vida, o que você preferir.

Fazer scrapbooks e álbuns

De vez em quando, tire as fotos do telefone e mande imprimir. Você pode usá-las com outras imagens para fazer um scrapbook cheio de lembranças incríveis.

Conhecer restaurantes diferentes uma vez por mês

Que tal conhecer um restaurante novo pelo menos uma vez por mês? Além de ser uma experiência divertida, vocês podem acabar encontrando um novo preferido.

Hobbies saudáveis

hobby

Fazer caminhadas na praia ou na natureza

Se você tiver como caminhar próximo à natureza, escolher a atividade como um hobby quase diário pode ser extremamente benéfico para sua saúde física e mental.

Jogar futebol semanalmente

Seja o futebol semanal com os amigos ou o esporte que você pratica na academia, o hábito de ter um esporte como um hobby é excelente para sua saúde.

Praticar Yoga

Com inúmeros benefícios para saúde física e mental, escolher Yoga como um hobby pode ser um primeiro passo para uma vida mais saudável.

Andar de bicicleta

Para muitas pessoas, o hobby de andar de bicicleta ficou lá na infância. Mas ele pode ser recuperado e ainda pode te levar a passeios por lugares diferentes. Apenas se certifique de usar material de segurança e de andar em locais seguros.

Surfar

Outra atividade em contato com a natureza que pode fazer muito bem a nossa saúde. Ainda que você não a pratique como esporte, surfar pode ser um excelente hobby.

Dançar

Fazer aulas de dança, sair para dançar ou simplesmente dançar em casa. A dança é uma das melhores formas de expressão corporal e faz muito bem à saúde.

Hobbies criativos

Fazer passeios culturais

Toda cidade conta com passeios que guardam parte da cultura local. Museus, praças, prédios históricos. Além de divertido, é uma forma criativa de conhecer sua cidade.

Assistir a documentários

Pesquise sugestões de documentários e logo não vão faltar opções do que ver. Além de educativo, o novo hobby pode ser bem divertido.

Comprar e vender livros em sebos

Quando comprados ou vendidos em sebos, os livros podem contar ainda mais histórias do que as que o autor escreveu. Anotações no canto da página, dedicatórias e outras mensagens podem ser encontradas. Mas, para além disso, é uma forma de estimular a leitura de um jeito barato.

Fazer uma coisa nova pelo menos uma vez por mês

Pode ser uma aula de dança, um restaurante novo, visitar um lugar da sua cidade que ainda não conhece. A ideia é se propor a sempre fazer algo novo todo mês.

Hobbies produtivos e para aprender

Aprender um novo idioma

Seja com uma aulas periódicas ou com cursos gratuitos e aplicativos, estudar um novo idioma pode se tornar um hobby interessante e bem útil.

Aprender a editar vídeos

E se parte do tempo que passa no computador ou no smartphone fosse usado para aprender a editar vídeos?

Aprender design

Já existem várias plataformas gratuitas que ajudam a começar no mundo do design. Faça convites, mensagens, montagens. O importante é que seja algo divertido para você. Com o tempo, pode se tornar algo produtivo para necessidades do dia a dia.

Ouvir um podcast educativo

No incrível universo dos podcast, já há produções de todos os gêneros. Algumas delas podem ser em úteis, como podcasts de finanças, entre outros.

Hobbies para fazer sozinho

hobby

Spa Day em casa

Nem todo mundo tem paciência para as etapas de cuidados com pele, cabelo, etc. Mas e se você transformar isso num momento bom para você? Coloque uma música boa, uma comida gostosa e relaxe enquanto se cuida, sabendo que aquele momento é só seu.

DIY (Do It Yourself - Faça você mesmo)

A reforma de um móvel, a mudança em uma roupa. Há vários pequenos projetos DIY que podem ser colocados em prática e a internet está cheia de ideias e tutoriais.

Fazer um trabalho voluntário

Pesquise possíveis trabalhos voluntários por sua cidade. Esta é com certeza uma atividade que proporciona aprendizados e bons momentos. Inclusive, ela pode começar como um hobby, mas em geral se torna algo bem maior e mais importante.

Aprender sobre autoconhecimento

Livros, podcasts, vídeos, artigos. Há várias fontes de informações que podem te ajudar no caminho do autoconhecimento.

Viajar sozinho

Fazer uma viagem sozinho pode ser um excelente momento de autoconhecimento. Caso se sinta inseguro, comece por pequenas viagens, cidades próximas a sua e sempre se prepare e pesquise todas as medidas de segurança.

Hobbies para fazer em casal

Ir a concertos musicais

Cantar juntos ao som do seu músico ou banda favorita, dançar como se não houvesse ninguém ao seu redor. Com certeza um momento para ficar na memória do casal.

Trocar livros

Cada pessoa do casal sugere seu livro preferido para a outra pessoa ler e os dois conversarem sobre as obras depois. Isso pode se tornar algo periódico, mensal ou como o casal preferir, o que já fará da prática em si um hobby.

Fazer viagens de final de semana

Fazer uma pequena viagem a dois pode ser uma excelente forma de fugir um pouco da rotina, mesmo sem ser em época de férias.

Fazer aulas de dança em casal

Além de divertida, a atividade pode ser um excelente momento de intimidade e segurança entre o casal.

Planejar viagens

Sonhar e planejar não custa nada, né! E é o primeiro passo para realizar. Além disso, pesquisar lugares e o que é preciso para viajar até lá pode ser algo interessante de fazer em casal.

Fazer sessões de "troca" de filmes

Assim como na atividade com os livros, aqui cada um do casal escolhe um filme para apresentar ao outro. A ideia é os dois assistirem juntos e comentarem depois. Um hobby que pode ser mensal também.

Cantar e tocar

Se o casal tem talento musical, curtir isso juntos pode ser muito interessante. De repente um os dois toca um instrumento, enquanto o outro canta.

Hobbies para fazer em família

hobby

Fazer sessões de filmes em casa

Sessões de filme em família sempre são bons momentos. Se você quiser incrementar a brincadeira, coloca as crianças para desenhar os ingressos, prepara a pipoca, fecha a cortina da sala e curtam um clima de cinema.

Ir a parques de diversão

Seja o parque temático famoso ou o parque que chegou a sua cidade, curtir uma tarde de diversão com a família é sempre uma boa pedida.

Fazer piqueniques

Na pracinha do bairro, no parque da cidade, no quintal de casa ou até na sala. Estenda uma toalha, organize umas comidinhas e curta um momento em família.

Viajar em família

Um tipo diferente de viagens. Se você tem crianças pequenas, sabe bem que nem sempre vai poder fazer programação de viagem de adultos, sempre vai ter que incluir opções para a criançada. Mas este e um tipo de viagem super gostosa de fazer e com memórias incríveis garantidas.

Ir a peças de teatro

Há sempre boas opções de peças para crianças, adolescentes e adultos. Além de divertido, é um programa cultural e bem interessante de fazer com a família.

Ir a livrarias pelo menos uma vez no mês

Excelente hábito para estimular nas crianças desde cedo, ir à livraria, ver os livros, escolher um, sentar para ler um pouco, tomar um café, enfim, tudo na experiência de um momento na livraria pode ser super gostoso.

Praticar esportes na pracinha

Na pracinha ou no parque mais próximo, é possível praticar alguns esportes em família. Futebol, andar de bicicleta, andar de patins, jogar vôlei. Excelente hobby saudável inclusive.

Fazer brincadeiras artísticas

Vocês podem procurar ideias pra fazer brinquedos com sucata; ou brincar de Complete o desenho, onde cada pessoa desenha uma parte de algo e outra pessoa deve usar a criatividade para completar.

CONFIRA MAIS!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Jornalista há mais de dez anos e mestre em Comunicação, Arte e Cultura pela Universidade do Minho (Portugal). Tem grande interesse pelas diferentes culturas e expressões que marcam a variedade linguística do Brasil. Da época da Internet discada ao crescimento do fantástico mundo do TikTok, adora acompanhar e escrever sobre as constantes mudanças deste universo virtual.