Hobby é uma atividade praticada por prazer e divertimento, normalmente realizada durante o tempo livre da pessoa. Um hobby pode ser realizado tanto individualmente, quanto em grupo.
Alguns exemplos de hobbies seriam: pescar, fazer tricô, dançar, fazer fotos, pintar, colecionar objetos, etc.
O objetivo do hobby é relaxar e distrair a pessoa, e por isso geralmente essas atividades não implicam em uma vantagem financeira. Apesar disso, algumas pessoas podem transformar seu hobby em algo lucrativo. Por exemplo, você pode gostar de fazer artesanato em seu tempo livre, e acabar vendendo as peças que faz.
Como o plural de hobby é hobbies, algumas pessoas costumam confundir a sua escrita. Porém o correto é hobby e não hobbie.
Exemplos de hobbies
Existem diversos tipos de hobbies, e seu objetivo pode ser aliviar o stress, melhorar a aptidão física ou intelectual. Entre eles, podemos citar:
- Coleção de objetos;
- Atividades físicas, como futebol, vôlei, corrida, yoga, andar de bicicleta;
- Tocar instrumentos musicais;
- Tricô;
- Culinária;
- Dança;
- Fotografia;
- Andar a cavalo;
- Pintura;
- Culinária;
- Jogar videogames.
Os hobbies preferidos das pessoas costumam variar de acordo com a época. Por exemplo, antigamente, alguns dos principais hobbies eram colecionar selos e moedas. Por outro lado, atualmente vários hobbies são relacionados aos avanços tecnológicos, como games online, programação e fotografia.
Apesar de atividades como assistir séries, ouvir músicas e ler poderem ser vistas como passatempo, realizadas no tempo livre, normalmente elas não são consideradas como hobbies. Isso porque o termo hobby é mais ligado às atividades estruturadas, onde você realiza alguma ação concreta.
Veja também: