Friendzone


Friendzone é um termo em inglês que pode ser traduzido como “zona de amizade”. A expressão é usada quando uma pessoa tem interesses românticos por outra, mas esta só deseja ser seu amigo.

Podemos dizer que a friendzone é uma espécie de amor platônico, onde apenas um dos lados está interessado. E nesse caso, a pessoa pela qual o individuo é apaixonado o considera apenas como amigo. Por causa disso, estar na friendzone é sempre visto como algo doloroso.

Por exemplo:

Pode perder as esperanças, ela já te colocou na friendzone.

Usos do termo “friendzone”

Quando uma pessoa se aproxima de alguém com intenções de se relacionar com ela, porém entre eles acaba se desenvolvendo apenas uma amizade, é dito que a pessoa interessada “caiu na friendzone”.

Por outro lado, quando alguém consegue transformar uma relação de amizade em um relacionamento amoroso, dizemos que a pessoa “saiu da friendzone”.

Origem da expressão "friendzone"

O termo “friendzone” se popularizou por causa da sitcon norte-americana Friends, aparecendo no episódio 7 da primeira temporada, chamado "Aquele do Blecaute".

No episódio, Ross Geller está tentando declarar seus sentimentos para Rachel, porém, Joey diz que ele demorou muito tempo para agir e estava ficando sem tempo para transformar a amizade em algo romântico. Por fim, Joey descreve Ross como sendo o “prefeito da friendzone”.

Memes sobre a friendzone

Veja alguns dos melhores memes sobre pessoas que foram colocadas na friendzone.

Friendzone meme

Friendzone meme

Friendzone meme

Friendzone meme

Friendzone meme

tattoo friendzone

A friendzone realmente existe?

Apesar do termo poder ser aplicado para ambos os sexos, ele geralmente é mais associado aos homens, que se sentem jogados nessa “zona de amizade”.

Por isso, algumas pessoas defendem que o conceito por trás do “friendzone” seria misógino, levando em conta uma expectativa de que mulheres deveriam ter relações com homens que elas não têm interesse, apenas pelo fato deles serem gentis e as tratarem bem.

Veja também