Thug life


Thug life é uma gíria oriunda do idioma inglês e significa "vida bandida" na tradução para o português. Considerado originalmente um movimento social, thug life se tornou uma expressão muito comum nas redes sociais, principalmente através de memes. 

Em termos de comparação, o Thug Life é considerado o Vida Loka dos Estados Unidos. Para quem não sabe, Vida Loka é uma gíria que também é interpretada como um estilo de vida dos bandidos brasileiros que vivem em guetos ou nas ruas da periferia.

Nesse sentido, thug life representa a ideia de tudo o que está relacionado com este estilo. Uma pessoa thug life é alguém com atitude, astúcia e tida como mestre naquilo que faz.

Óculos Thug Life (meme)

obama thug life

Um dos memes mais populares envolvendo o thug life são os óculos escuros que surgem no rosto da pessoa, representando que esta acaba de fazer um feito incrível e digno de louvação. 

O meme é caracterizado pelo surgimento de um óculos escuros que, lentamente, aparece no rosto da pessoa / personagem. Enquanto isso, uma música (estilo rap/hip-hop) começa a tocar. Normalmente a canção que ouvimos é  "Smoke Weed Everyday" do rapper Snoop Dogg ou " The Next Episode" do Dr. Dre, mas podem ser outras músicas do gênero. 

Na maioria dos casos, também é comum adicionar um cigarro aceso na boca da pessoa ou personagem de destaque do vídeo-meme.

Thug Life ou Deal With it?

Muita gente confunde o meme do óculos Thug Life com outro bastante parecido: Deal With It. No entanto, neste caso, o significado é diferente. Quando o óculos escuros aparece como Deal With It (lide com isso, em português) significa que a pessoa deve aceitar determinada situação, pois não há nada que seja feito para alterá-la.

Deal with it

Origem do Thug life

Como dito, originalmente a expressão foi criada na década de 1990 como um movimento social sem vínculos com organizações governamentais. 

O idealizador foi o rapper Tupac Shakur, com o objetivo de traçar uma série de "normas de condutas éticas" que guiassem o estilo de vida dos criminosos. Dessa forma, Tupac desejava diminuir a violência entre os bandidos (thugs) nas comunidades mais problemáticas da costa oeste dos Estados Unidos.

Entre alguns dos "mandamentos" da Thug Life estava: não vender crack ou sequestrar crianças e moradores da comunidade; e não provocar mortes banais.

De acordo com a definição criada por Tupac, um thug life não é sinônimo de gângster, mas sim um indivíduo que passou (ou passa) dificuldades na vida e que nunca desistiu de continuar lutando.

"Não escolhi a vida 'Thug Life, a 'Thug Life' me escolheu”.

Os "falsos thugs" também são motivos de gozação na internet. Nesse caso a fórmula perfeita para criar o meme é misturar imagens de pessoas tentando ter uma postura de "bandidão" (mas que não são) ou aqueles que representam o oposto desse estilo (como os nerds, por exemplo), e a frase: “Não escolhi a vida 'Thug Life, a 'Thug Life' me escolheu".

thug life fakes
"Não escolhi a vida 'Thug Life, a 'Thug Life' me escolheu”.

Essa frase foi dita pelo próprio Tupac durante uma entrevista à rádio californiana KMEL, em 1996. O objetivo é ironizar os casos em que a pessoa da foto (obviamente) não é um "vida loka".