Emoji de joinha 👍: seu significado e quando usar


Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Mestre em Comunicação, Arte e Cultura

Muito usado em diferentes redes sociais e até em plataformas de comunicação corporativa, o emoji de joinha é uma mão com o "sinal de legal", um tipo de aprovação. Dependendo da situação e do contexto em que for usado, porém, ele pode ser compreendido de algumas diferentes formas, podendo indicar intenções variadas em seu uso. Vem entender isso!

Emoji para copiar: 👍

O emoji de joinha no trabalho (foi cancelado?)

emoji joinha

Em um contexto de trabalho, o emoji de joinha pode ser usado para concordar com alguma mensagem que foi enviada. É uma forma de sinalizar reações como:

- Ok, concordo com o que você apontou!
- Ok, este material está correto.
- Sua mensagem foi visualizada e está tudo ok.

A ideia é dar um retorno ao profissional que mandou a mensagem inicial, ainda que você não tenha nenhum comentário a fazer. A escolha do emoji de joinha seria ainda por manter um tom mais formal, algo de que podemos nos distanciar um pouco com outros emojis.

Contudo, há quem esteja cancelando o emoji de joinha no trabalho! Em mais um pequeno conflito de gerações, um jovem de 24 anos contou na rede social Reddit que fica desconfortável com o uso que funcionários "mais velhos" fazem do emoji, por achá-lo formal e frio ao ponto de ser ofensivo.

Ainda assim, o significado original do emoji e seu uso em um contexto de trabalho é, de fato, de aprovação, um "okay".

O emoji de joinha no relacionamento romântico

emoji de joinha

Aqui talvez caberia melhor a forma negativa como alguns jovens estão vendo o emoji de joinha. Isso porque um contexto de relacionamento romântico já abre espaço para o uso de emojis, digamos, mais pessoais, como os de coração ❤.

Um exemplo disso seria mandar uma mensagem bem bonita para o "mozão" e, como resposta, receber apenas o emoji de joinha. Consegue entender o possível tom passivo-agressivo por trás da resposta? Você, com certeza, iria querer uma resposta melhor para sua mensagem carinhosa.

Ainda assim, há outras situações em que o emoji pode significar apenas um "okay" ou "vi a mensagem". Se sua namorada ou seu namorado estão no mercado, por exemplo, e você envia uma mensagem pedindo para não esquecer o chocolate, responder com o emoji de joinha será algo bem compreensível.

O joinha nas redes sociais

emoji de joinha

O símbolo pode até ser o mesmo, mas há diferenças entre o "curti" e o emoji de joinha. Em redes sociais como o Facebook, a "mãozinha de legal" é um sinal de que o usuário gostou daquele post (ele inclusive vem com um "gosto" do lado do símbolo).

Já o emoji de joinha que usamos em mensagens é, de fato, um sinal de aprovação curto, um simples "okay" ou "concordo".

Troféu Joinha

emoji de joinha

Há ainda uma forma irônica e meio cômica de usar o emoji de joinha: o troféu joinha! Essa expressão, geralmente acompanhada do gesto com a mão fazendo o "legal", é usada para ironizar algum erro bobo, uma piada ruim ou qualquer atitude vista como errada.

Nos aplicativos ou sites de mensagens, o emoji de joinha pode ser usado para simbolizar o troféu joinha.

VOCÊ PODE CURTIR TAMBÉM:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
De entrevistas sobre assuntos banais a documentários densos e dramáticos, é curiosa por natureza. Entre maratonas de séries, discussões sobre filmes, viagens e aulas de idiomas, vai matando um pouco dessa curiosidade pelo mundo. Cearense graduada em Jornalismo e mestre em Comunicação, Arte e Cultura.