É uma cilada Bino


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

"É uma cilada, Bino" é uma frase que foi utilizada na minissérie brasileira "Carga Pesada", que acabou se tornando um meme.

A expressão é usada para alertar (de forma bem humorada) que determinada situação é uma armadilha, que oferece algum risco para a pessoa ou que algo não é confiável.

A origem do "É uma cilada, Bino"

Carga Pesada foi uma série de TV brasileira dos anos 80, mas que teve uma continuação exibida entre abril de 2003 e setembro de 2008 na Rede Globo. O enredo conta a história de dois caminhoneiros, Pedro (Antônio Fagundes) e Bino (Stenio Garcia) e suas aventuras nas estradas do Brasil.

Foi nessa versão dos anos 2000 que surgiu o meme do "É uma cilada, Bino".

É uma cilada, Bino!

No 10º episódio da série, chamado "Companheiros", Pedro e Bino são perseguidos na estrada por um grupo de bandidos.

Durante o episódio, os bandidos montam uma emboscada fingindo um acidente de carro. Quando Pedro e Bino se aproximam do local, Pedro avisa Bino sobre essa armadilha, dizendo o famoso "É uma cilada, Bino".

O olhar surpreso e desajeitado na cara de Bino, a estranha música que tentava criar um suspense e o modo como a cena do acidente estava disposta colaboraram para que esse trecho ganhasse um grande destaque.

O episódio foi exibido no dia 6 de setembro de 2003, e rapidamente o bordão "É uma cilada, Bino!" acabou se espalhando em fóruns, redes sociais e até mesmo fora da Internet.

Veja alguns exemplos do meme É uma cilada, Bino!

Cilada, bino meme

Cilada, bino meme

Cilada, bino meme

Veja também:

Atualizado em
Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).